Skip to content

Das coisas simples da vida: Passeio de trem em Morretes

morretes curitiba

O Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) do ano de 2018 aconteceu em Curitiba. Trocas de experiências, ensinamentos valiosos… Bem, mas como diria uma grande amiga “Não só de pesquisa vive o pesquisador”. Este grande encontro também foi marcado por passeios maravilhosos como o que irei descrever aqui: passeio de trem de Morretes a Curitiba.

Encontre hotéis em Curitiba!

Para saber mais sobre o encontro, confira o texto de Jair Prandi do blog Viagens e Caminhos sobre o maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil – ERBBV Curitiba 2018.

A empresa Serra Verde Express ofereceu ao grupo de blogueiros da RBBV um tour a Morretes e nós não poderíamos ficar de fora. Por volta de 9h da manhã, o ônibus partiu da Rodoferroviária em direção à cidade. A viagem até lá durou aproximadamente 2h (fizemos duas paradas). Para chegar lá, passamos pelo Caminho da Graciosa que foi uma das principais vias utilizadas para o comércio de erva-mate, por exemplo. Apesar da estrada ser conhecida pelo visual, naquela manhã de novembro havia muita neblina, logo não foi possível ver muito.

Como eu disse, foram duas paradas. A primeira em uma barraca de pastel que não experimentei. A outra foi no Paraná Encantado Hisgeopar. No local, a história do Paraná é contada através de reproduções do relevo, comportamento das pessoas da região e vegetação. São miniaturas das atrações turísticas com ênfase à narrativa histórica.

morretes curitiba paraná

Não dá pra não se abismar diante das miniaturas!

morretes

morretes

Ficou com vontade de conhecer este parque temático?!? Leia o post do blog Viajar Correndo sobre o Hisgeopar!

Chegamos enfim a Morretes… Com alma de cidade pequena, o cenário bucólico nos faz desacelerar.

 

morretes paraná
Visual em Morretes
morretes paraná
Aproveitando a calmaria…

Fomos direcionados ao Restaurante Madalozo. O menu oferecido ao grupo era: arroz, peixe, molho de camarão, batata frita, banana frita, salada de alface, banana frita recheado de barreado e barreado. Você deve estar se perguntando o que é barreado. Este é um prato típico de Morretes, Antonina e Paranaguá, preparado com carne, toucinho e temperos típicos da região. Todo o preparo dura cerca de 24 horas!

Bem, eu já disse antes que não como carne. Logo, a equipe do restaurante foi muito gentil em preparar uma porção de banana frita sem barreado e omelete. Estava uma delícia!

morretes onde comer
Omelete, meu almoço.
morretes onde comer
Banana frita, sem barreado

Ainda falando de gastronomia, para aqueles que gostam de cachaça, recomendo que visitem a Cachaçaria Morretes. Há cachaças de sabores diferentes.

cachaçaria morretes
Cachaçaria Morretes

Depois do almoço, caminhamos pela cidade até o horário de pegar o trem de volta a Curitiba. Há artesanato, doces típicos…

Também paramos um pouco para admirar os trilhos… Aquele visual bucólico evidenciava a beleza das coisas simples da vida.

morretes linha do trem

Chegado o horário do embarque. Acomodamo-nos no vagão discriminado em nosso bilhete. Há duas questões importantíssimas que todos deveriam saber antes do embarque: a viagem dura cerca de 3h30min. e a maior parte das atrações ficam no lado direito.

trem curitiba morretes
O vagão

O trem cruzava a mata atlântica enquanto uma guia trazia informações preciosas sobre a vegetação e a história daquele local.

Não direi tudo que ouvi, mas uma das informações trazidas pela guia foi que a Princesa Isabel que viajou no trajeto mencionado, afirmou que aquele era o caminho mais bonito que ela já tinha visto na vida.

trem morretes curitiba

Quer mais um conselho? Olhe pela janela e admire muito a vista. Tire muitas fotos! O lugar é incrível!

morretes curitiba

Durante o trajeto, o trem faz algumas paradas por questões referentes à sinalização ou para embarque de passageiros (há trilheiros que embarcam pelo caminho).

morretes curitiba
Na antiga estação de Marumbi, alguns trilheiros embarcando
morretes curitiba
Em uma parada, avistamos a barragem do Parque Estadual do Marumbi

As paradas são perfeitas para tirar fotos fantásticas!

morretes curitiba
Numa foto em uma das paradas!

Depois de algumas horas de informações, contemplação e uma sonequinha (ninguém é de ferro), logo os blogueiros do vagão em que estávamos, transformaram o evento em uma Festa Ploc! Dá só uma espiada!

Este passeio foi uma cortesia oferecida pelas empresas envolvidas. Cabe mencionar que todo o conteúdo expressa nossas reais opiniões sobre a experiência.

Reserve o passeio de trem de Curitiba a Morretes!

Encontre passeios em Curitiba e arredores!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter !

LEIA TAMBÉM

Mercado Municipal de Curitiba

O que fazer em um dia em Curitiba

Ópera de Arame

Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

 



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo


Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.