Skip to content

Venice Beach e Santa Monica Beach

Aqui nos EUA, assim como no resto do mundo “civilizado” existe a distinção entre ricos e pobres… Os trabalhadores das áreas mais braçais são chamados “blue collar workers” e os de escritório são “white collar workers”.  E nesse tom bem de preconceito, os bairros e locações nas cidades americanas foram tomando forma. Nesse contexto, Venice Beach é considerada uma “blue collar” beach e Santa Monica uma “white collar” beach. Foi assim que ouvi por aqui. Como detesto esse tipo de separação por descriminação, mas foi clara a distinção entre uma e outra, vou dividir como Venice sendo a praia dos “alternativos” e Santa Monica dos “corretinhos” 😉  E nessa divisão não tem nada de preconceito, só mesmo o que vi… vou falar das duas aqui e no final, se você quiser, sugira uma nova divisão! Falei no post sobre Los Angeles que essas praias mereciam um post separado… aqui está!

Venice Beach

Venice Beach

Estando nos EUA já há seis meses, confesso que ir a Venice Beach me fez me sentir no Brasil. Muita gente de todo canto, muita melanina na área… Tudo colorido, tudo alegre. E também, muito contraste… vi muita gente com doença mental, gritando por lá, vi também gente brigando. É uma mistura muito louca de culturas e atmosferas.

Cheguei a Venice no primeiro dia, caminhando da Marina Del Rey (muita gente mora em barcos por lá!) até a praia, no pier de Venice Beach. O pier é cheio de gaivotas por todo o caminho, porque o pessoal pesca lá no fim. E do pier você tem a vista de todo o caminho da praia. Da para ver até Santa Monica. Fomos lá para ver o por do sol, mas já estava um pouco escuro. Então percebi que teria muito o  que fazer por lá no dia seguinte.

Então… Venice Beach foi minha diversão por 3 dias em LA! Chegava de manhã, via o pier, caminhava, alugava uma bike (por sinal a mesma nos 3 dias!) e ia curtir. Vamos ver o que tem para fazer por lá!

Pier

Todo o charme de Baladeiro para apresentar o pier de Venice Beach

Como já disse, o pier é fácil de ir e apreciar. No final você ve a galera pescando e as gaivotas disputando um peixinho. Vá, tire muitas fotos. De manhã cedinho é mais frio, mas garanto que vai esquentar e dar praia!

Pegando praia

Só pra falar que peguei um bronze

Claro que fui tomar sol, óbvio! Ainda que tô vindo do inverno nessa terra-roça de New Hampshire (não esquentou direito ainda!), então tava doida pra estender uma canga na areia. A chatice é lidar com macho babaca que acha que mulher sozinha na praia quer dar… affffff… mas logo apareceram outras meninas pra tomar sol e me senti bem. Peguei sol todos os dias por lá! A água do mar (oceano Pacífico!) é muito gelada, então não deu para nadar. Lembra que era abril. Não sei bem como fica no verão, mas não acho que esquente muito.

Mais da praia

Galera do Skate

Tem uma pista de skate famosa em Venice Beach. Todo mundo vai: seja para ver, seja para usar!! Claro que fui la ver. É muito fofo ver principalmente as crianças no skate.

A academia de ginástica

A academia na praia

Essa foi pra da roça aqui… tô andando por lá e vejo um monte de macho sarado na academia. E as moças dependuradas na grade. A Muscle Beach – Venice Gym é famosa exatamente por isso! Mas claro que não é só macho sarado que usa, vi meninas usarem e gente normal também. Ainda assim, é engraçado de ver!

O letreiro de Venice

O famoso letreiro

Essa é uma história à parte… esse cruzamento também é famoso – e eu não sabia! – porque ele fecha o cruzamento todo por 30 segundos… teoricamente é tempo suficiente pra você pular no meio da rua e tirar uma foto. Ou se matar. Sinceramente, não acho que valha a pena. E sempre tem o idiota que entende errado, tipo a moça da foto aí…

Foto no cruzamento de Venice Beach…você está fazendo isso errado! Vê se vale a pena morrer por uma foto…

Ao invés de ir pro meio com o cruzamento fechado, insistiu em ficar na rua na esquina. Vi dois carros quase atropelarem a pessoa. Te garanto que se você pedir, alguém tira a sua foto da calçada mesmo. Eu tirei um selfie, nem é tão bonito assim que valha a pena. Sua vida e integridade física valem mais 😉

Minha selfie… dificilmente áa pra fazer melhor que isso indo pro meio da rua!

Grafite na praia

Até as árvores ganharam pintura…
Tudo grafitado

Por todos os lados, Venice é grafitada. Como são muitas cores e formas, fica até difícil não achar interessante. Não é particularmente bonito, mas acabou sendo marca registrada do lugar. Vale a pena dar uma conferida. Além disso, as paredes dos prédios também têm arte,arte mesmo, pintura.

Pinturas nos prédios

Erva

Pois… assunto complicado. Vou deixar pro seu julgamento. Mas, etenda… a verdinha é legalizada com prescrição médica na Califórnia. O que eles fazem é te dar a prescrição.  Mas lembre: ainda é ilegal em outros estados americanos e no Brasil. Além disso, se um dia você precisar de um visto permanente americano, vão te perguntar se você usou. Então, deixo pra sua consciência.

Confesso que tem tanta gente usando por lá que o cheiro já tava normal pra mim… brinco que se inspirasse muito fundo ia acabar noiada e com larica!

Gente doida

Super normal fotografar a interação de um unicórnio com uma gaivota na praia…

Imagina se você tem uma doença mental e sua família não te aceita… Se você acaba na rua, você tem que ficar em algum lugar em que a temperatura não varie muito, de modos que você não morra de frio ou de calor. Então, tá mais ou menos explicado porque tem tanta gente meio pirada na praia. Muita gente acaba morando por lá. E o interessante é que tem apartamentos caros na mesma área!! Vá entender… Los Angeles é mesmo louca!

Tem que ser muito louco mesmo pra vestir um short com essas mensagens…”Tudo que você conseguir comer” ou “Beije meu traseiro, *piranha*”

Meios de transporte

Loja de onde aluguei minha bike… 7 dolares a hora e tem desconto se for o dia todo… Em geral pelo dia são 20 dólares

São tantas, mas tantas opções que fiquei até perdida. Sinceramente parece que tá meio fora de controle, mas essas são as opções que vi: Bicicleta (normais, duplas, família…), bicicleta elétrica, scooters elétricas, mini-bicicletas elétricas, skates, patins e outras mais que não lembro. Todas essas têm opção para alugar.

Mini bike elétrica (e uma “scooter” ou patinete motorizado, ao fundo
Bicicleta elétrica – você pedala e o motor amplifica a potência, fazendo a pedalada super leve

As coisas elétricas que mencionei todas têm apps, então basta ver o provedor do serviço, baixar, por o cartão de crédito e mandar ver. São serviços mais baratos, mas requerem o cartão de crédito. Seja educado – quando acabar seu tempo, não deixe os veículos jogados na ciclovia ou meio da calçada. Tenha o bom senso de encostar em algum muro.

====>Muita gente deixa jogado e eu quase tropecei ou caí da bicicleta porque estavam abandonados no meio do caminho.<======

Eu escolhi a bicicleta comum e tive muita diversão com ela! Foi de bicicleta que fui a Santa Monica, meu próximo tópico!

Orlando
Você sabia que uma fratura nos Estados Unidos pode custar caro?!? Contrate um seguro viagem e evite transtornos!

Santa Monica Beach

Santa Monica já é menos agito… passando o pier, claro. Passado o pier de Santa Monica, a ciclovia é mais calma, a praia mais vazia e a loucura menor. Por isso que falo que ela é diferente de Venice… Cheguei no primeiro dia em que fui pedalando. São uns 4 km de Venice Beach e a ciclovia é maravilhosa. Claro que em alguns pontos você disputa com scooters e pedestres, mas dá pra levar. Até uma ciclista mediana como eu aguenta a parada!

Pier de Santa Monica

No filme Forest Gum, ele entra em Santa Monica por aqui!

O pier de Santa Monica é super famoso por ter a placa do final da Rota 66. Tem fila pra fazer foto lá, mas com paciência você consegue a sua. Se estiver sozinha, como foi meu caso, apenas se ofereça pra tirar a foto de alguém e a pessoa vai tirar a sua numa boa. Consegui ver a placa vazia somente à noite, quando estive lá em janeiro de 2018… as fotos tão aí para mostrar!

Santa Monica este ano
Santa Monica em janeiro de 2018

No pier também tem um parque de diversões. É o Pacific Park. Andei na montanha russa (não muito maluca, criança pequena pode ir!) e na roda gigante. Na montanha russa você paga 10 dólares e pode ir duas vezes. Na roda gigante, se estiver sozinho, peça pra ir com algum grupo. Eu fui com uma família. Eles não aceitam “single riders” ou seja, não aceitam quem ocupa uma vaga sozinho.

Praia

Praia vista do alto da roda gigante

A praia é continuação de Venice, mas é bem mais calma em número de pessoas. Tem bem menos agito e muito mais gaivotas! Dá pra tomar um solzinho numa boa. Tem banheiros ao longo da ciclovia  e também água para beber (Venice também tem)

3rd Street Promenade

Com frio no começo da manhã…

Do pier é possível subir a escadaria e andar pelo bairro de Santa Monica. Se você subir, vai encontrar várias opções de lojas e restaurantes. Andando até a 3rd street você encontra este shopping a céu aberto, com várias lojas de roupas e cadeiras coloridas. Tem alguns artistas de rua e gente doida também (menos que Venice!).

Curtindo um dos muitos assentos coloridos na 3rd street

No dia que visitei a 3rd street, saí do hotel com frio e fui de Uber até Santa Monica. Dá pra fazer de bike também se vier pela ciclovia. Logo, logo o tempo esquentou e eu tava morrendo de calor… assim que a loja de roupas abriu lá fui eu comprar um vestido e uma sandália (modelito que exibo na foto recente no pier!) , além de um chapéu. Fui alugar a bicicleta só mais tarde!

Descobri também que às quartas-feiras tem uma “farmers market” ou “feira de produtores”. Mas perdi porque não me dei conta 🙁 Então, fica a dica…

Eu vivi muitas coisas diferentes em LA. É uma cidade cosmopolitana, de muitos altos e baixos. Muita gente “alternativa” e muita gente “quadradinha”. Mas todo mundo acha seu ponto calmo. Uma coisa que a gente nota bem é que, como essa terra é de oportunidades pra artistas, tem muita gente extremamente bonita e bem maquiada, que destoam do resto das pessoas. É interessante de notar também. Se você tiver a chance de ir a LA, perca um tempinho observando as pessoas. É um exercício bem bacana!

Espero que minhas dicas te ajudem a aproveitar melhor Los Angeles!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

 

 

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!