Furadas na viagem – A festa popular no Chile
Uma vez ouvi que a definição de cheio era “a sala da Monalisa no Louvre em dia de chuva”. Quem assim definiu cheio, não conhece a estação de Metrô Parque O´Higgins (em Santiago) no dia 19 de setembro (o equivalente ao nosso “7 de setembro”). Eu nunca vi tanta gente assim na minha vida. Eu não sabia que tinha gente assim no mundo, hahaahaha!! Eita furada!
Estivemos no Chile em setembro de 2016 e chegamos exatamente no dia da festa de independência deles. Eu já estava sabendo e uma amiga que morou em Santiago me avisou que era uma data muito festiva. Ficamos ansiosos e felizes, porque afinal de contas, viajar é aproveitar pra conhecer uma cultura diferente. E uma festa dessas, onde nos prometeram desfiles, fondas (danças típicas) e comidas típicas! Estávamos cansados da viagem, mas tínhamos que ir. Nos informamos no hotel onde aconteceria a melhor parte da festa. Nos garantiram que ainda estava bombando (lembra do post sobre como andar no metrô em Santiago?!) e que a gente podia ir sim que ia ser muito legal (aqui está como chegamos lá)!
Pegadinha do Malandrooooooooooooo!!! Pra começar, chegando na estação de metrô já estávamos encurralados. Sério! Colei no Tadeu tão forte que ele só não caiu porque não tinha espaço nem pros nossos pés, quem dirá pra cair…era tanta gente que não conseguíamos mexer os braços. Foi me dando aquele pânico (tenho muita fobia de multidão) e o exercício mental pra manter a respiração foi sinistro. Fomos sendo empurrados pelo fluxo e de vez enquando passava um gaiato gritando coisas tipo “fogoooo” ou “assaltoooo” pra tentar gerar confusão. Ficamos com muito medo. Mas graças a Deus foram poucos metros de sufoco e logo chegamos à rua. Encontramos a entrada do parque e entramos. Achávamos que veríamos várias barraquinhas enfeitadas e tals…Ah, tá, ta bem. Só tinha gente, gente, gente, sujeira, lixo, gente, gente gente, gritaria e gente e mais gente. Até existiam algumas barraquinhas mal montadas de comida, mas a comida e a bebida tinham acabado fazia tempo. Fazia muito calor e conseguimos comprar pelo menos água. No horário em que chegamos a festa já estava era acabando. Parece que a parte melhor tinha sido mais cedo mesmo e só estávamos com a xepa. Aliás, nem a xepa, não tinha era nada. Fazer o quê…Ir embora, né?
Ir embora pela estação em que viemos nem pensar…aí o guarda nos apontou o caminho da estação de metrô anterior e fomos a pé. Já bem cansados e com fome. Mas conseguimos pegar o metrô e voltar pro hotel. Aí deu pra lanchar (no Mc Donalds, porque era feriado e não tinha NADA mais aberto) . Bom, serviu de lição…festa popular só acompanhada de nativos. Que furada!!!
E você, já caiu numa furada de viagem? Ou já conseguiu se divertir com as Fondas do Chile? Então conte pra gente! E continue a curtir Chicas Lokas!