Skip to content

7 Mineiros que fizeram história

Minas Gerais é um estado que já foi diversas vezes protagonista na história do nosso país. Já fizemos uma viagem na história do Brasil por Minas Gerais. Agora falaremos sobre 7 celebridades mineiras, ou seja, pessoas que fizeram história e que se tornaram conhecidas tanto em nosso país como no mundo. Provavelmente você já ouviu falar sobre elas, mas continue a ler esse post e você irá se surpreender com algumas das informações que traremos! Bora viajar na história?!?

1 – Alberto Santos Dumont

Crédito da Imagem Santos Dumont
Crédito da Imagem

Santos Dumont nasceu no ano de 1873 na cidade de Palmira em Minas Gerais. Cidade que em 1932 teve seu nome alterado para Santos Dumont.

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, inventor e esportista. Ele foi um mineiro mundialmente reconhecido pelos seus feitos. Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Se tornou a pessoa mas famosa do mundo durante o século XX, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível. Foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Curiosidade

Santos Dumont praticava alpinismo, automobilismo e balonismo. Aos 24 anos já conhecia vários países e era dono de uma imensa fortuna. Santos Dumont nunca se casou. Nos seus últimos anos de vida sofreu de esclerose múltipla e depressão. Sua grande tristeza foi ver os aviões sendo usados em combates armados, se colocando sempre contra a utilização dos mesmos na guerra. As 59 anos, Santos Dumont cometeu suicídio. Apesar dos médicos registrarem sua morte como ataque cardíaco, as camareiras que o encontraram relataram que ele havia se enforcado com uma gravata.

2 – João Guimaraes Rosa

Museu Casa Guimaraes Rosa em Cordisburgo-MG
Museu Casa Guimaraes Rosa em Cordisburgo-MG

Mais conhecido como Guimaraes Rosa nasceu em 1908 na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais. Casado, poliglota e muito inteligente, Guimarães Rosa além de escritor renomado, era médico de formação e foi diplomata na Europa e América Latina. 

Curiosidade

Guimaraes Rosa foi preso em 1942 na Alemanha quando o Brasil rompeu aliança com o país na Segunda Guerra. Após ser solto trabalhou em Bogotá como secretário da Embaixada Brasileira. Em 1946 foi morar em Paris e se dedicou a carreira de escritor. O escritor morreu na cidade do Rio de Janeiro aos 59 anos. O laudo médico atestou um infarto, porém sua morte permanece um mistério inexplicável.

Adquira o livro de Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas

3 – Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade
Crédito da Imagem

O escritor nasceu na cidade de Itabira em Minas Gerais no ano de 1902.  Poeta, contista e cronista, Drummond é considerado um dos poetas brasileiros mais influentes do século XX. O escritor casou, teve dois filhos e na maior parte da sua vida foi funcionário público, embora nunca tenha deixado de escrever. Morreu por causa de um infarto na cidade do Rio de Janeiro em 1987, com 85 anos de idade. 

4 – Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Edson Arantes do Nascimento-Pelé
Crédito da Imagem

Considerado um dos maiores atletas dos últimos tempos, o Pelé nasceu na cidade de Três Corações em Minas Gerais, no ano de 1940. Teve uma infância pobre, conseguiu se destacar jogando futebol bem cedo e aos 14 anos de idade já jogava com adultos. Aos 15 anos de idade foi para o time dos Santos onde começou sua ascensão no futebol. Jogador de talento, disputou algumas copas do mundo , sendo sua última a copa de 1970.

Curiosidade

Além da vida esportiva, Pelé já foi embaixador da Boa Vontade da Unesco e ministro do esporte. Já publicou várias autobiografias e  fez participações em filmes. Considerado o Rei do Futebol. Pelé teve vários problemas médicos  na sua velhice e ainda sofre com problemas de locomoção devido a uma cirurgia no quadril que teve muitas complicações. Atualmente o ex-jogador vive longe das mídias. 

5 – Chica da Silva

Chica da Silva
Crédito da Imagem

Francisca da Silva de Oliveira a famosa Chica da Silva, nasceu em 1732. Nasceu escrava, mais foi posteriormente alforriada e  viveu em Arraial do Tijuco na atual cidade de Diamantina em Minas Gerais.

Chica da Silva ficou conhecida após ter sido alforriada por seu companheiro, um explorador de diamantes. Eles não se casaram oficialmente, mas viveram juntos e tiveram 13 filhos. Chica ficou famosa por essa união, que era pública, intensa e duradoura. Chica e seu marido se separaram em 1770, após o mesmo retornar a Portugal para receber uma herança. Ele levou seus filhos homens e Chica da Silva ficou em Diamantina com as filhas mulheres, que receberam boa educação e seguiram vida religiosa. Chica foi deixada em uma situação financeira confortável e recebia regalias que só eram dispensadas às mulheres brancas.

Curiosidade

Chica da Silva após alforriada passou a ter muitos escravo. Acredita-se que mais de 100. Ela vivia das exploração econômica desses escravos, que eram alugados, empregados em minas, trabalhavam na pecuária e agricultura. Não existem relatos que ela concedeu liberdade aos seus escravos, a não ser algumas domésticas que trabalhavam em sua casa.

Morreu aos 64 anos de idade e foi sepultada dentro da Igreja São Francisco de Assis, um privilegio que era dos brancos. O que deixa claro que ela continuou tendo influência e posses até a sua morte.

6 – Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus
Crédito da Imagem

Carolina Maria de Jesus é uma das primeiras escritoras negras a serem publicadas no Brasil. Nascida no ano de 1914 na cidade de Sacramento em Minas Gerais, Carolina foi morar em São Paulo já adulta. Ela ficou conhecida pelo seu livro Quarto de Despejo, que continha textos dos seus diários, sobre sua vida na favela Canindé em São Paulo. Favelada, catadora de papel e mãe solteira, Carolina ficou conhecida mundialmente por causa do seu livro.

Adquira o livro de Carolina Maria de Jesus: Quarto de Despejo

Curiosidade

A publicação do primeiro livro de Carolina foi um sucesso. Ela conseguiu ganhar dinheiro suficiente para sair da favela, mas ela não ficou rica e continuo vivendo uma vida sofrida e humilde até a sua morte em 1977 com 63 anos.

7 – Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek
Crédito da Imagem

Nascido em 1902 na cidade de Diamantina, Juscelino Kubitschek se formou em medicina, atuou como médico  e iniciou sua vida politica em 1934 quando foi eleito deputado. Em 1956 foi eleito presidente do Brasil. Sua maior e mais conhecida ação foi a construção da capital federal Brasília. Juscelino morreu em 1976 em um trágico acidente de carro na Via Dutra, no município de Resende, no Rio de Janeiro.

Curiosidades

Juscelino manteve um caso extraconjugal durante 18 anos com a esposa do deputado José Pedroso. Após descobrir a traição, o deputado chegou a ameaçar Juscelino e a amante com uma arma. Mesmo após a esposa de Juscelino descobrir a traição eles continuaram casados. Dizem, que Juscelino estava indo encontrar a amante quando sofreu o acidente que tirou sua vida.

Juscelino foi acusado diversas vezes de corrupção. Diziam que seu patrimônio era gigantesco, porém após a sua morte seu inventário mostrou um patrimônio modesto.

Leia Também:

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

6 Cachoeiras próximas de BH

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!



Booking.com

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.