Skip to content

Cordisburgo: Conheça a terra de Guimarães Rosa

Cordisburgo é uma cidade do interior de Minas Gerais, ficou famosa por ser a cidade natal do escritor Guimarães Rosa e por abrigar a Gruta do Maquiné. É uma cidade com um clima muito tranquilo, e nos traz uma grande sensação de paz e acolhimento. Não conhecia a cidade, apesar de já ter escutado falar sobre ela. Estava visitando o Circuito da Grutas,  e faltava apenas a Gruta do Maquiné para completar a Rota Peter Lund, então resolvi passar o dia na cidade. Além da gruta, descobri o que a cidade tem a oferecer. Para minha surpresa, a cidade tem boas opções para os turistas.

Encontre pousadas em Cordisburgo!

Estação de Trem Cordisburgo

Escultura Casa Elefante

A  Casa Elefante está na Rua São José a 500m do Portal de Entrada da Cidade. Não tem como passar sem percebê-la, é uma escultura enorme e atrai a atenção de todos que passam por ali. Eu parei para conhecê-la e para minha surpresa, o escultor Stamar estava presente. Um senhor muito carismático, que me contou que a casa ainda não está pronta. Ele conseguiu fazer apenas a parte externa e a varanda em cima.

 

Casa Elefante em Cordisburgo- MG
Casa Elefante, feita pelo escultor Stamar – Cordisburgo/MG

 

Casa Elefante em Cordisburgo -MG
Varanda em cima da Casa Elefante.

O escultor me contou que a estrutura é toda feita com ferro, depois ela é forrada e preenchida por concreto. Ele arrecada fundos para continuar a sua construção, Além da taxa de visita de R$ 4,00, quem quiser pode deixar uma doação. Horário de Visitação de 9h às 17h.

Escultor Stamar de Cordisburgo MG
O Stamar fez uma escultura sua, que fica na entrada da casa Elefante -Posso dizer que ficou idêntica a ele.

O trabalho do Sr. Stamar é muito bem feito. Todas as suas esculturas são repletas de detalhes, o que as deixa muito parecidas com o seu objeto de inspiração. Fiquei muito impressionada com o talento deste senhor. Posso dizer que ele é um grande tesouro da cidade de Cordisburgo.

 

Casa Elefante na terra de Guimarães Rosa
Casa Elefante vista de Frente.

Zoológico de Pedra Peter Wilhelm Lund

O Zoológico de Pedra, também conhecido por Museu de Pedra, fica bem pertinho da Casa Elefante. Para chegar até ele, é só  virar a quarta rua a direita depois da Casa Elefante, atravessar a linha de trem e seguir em frente. O zoológico fica na Rua Governador Valadares, na Praça Otacílio Negrão de Lima. Ele é composto por algumas esculturas de animais que viviam na região há milhares de anos e foram descobertos por Peter Lund na Gruta do Maquiné e região. As esculturas foram feitas pelo Sr. Stamar, o mesmo que fez a Casa Elefante.

 Praça da cidade de Cordisburgo -MG
As esculturas ficam em uma linda praça da cidade de Cordisburgo.

 

Zoológico de Pedras Peter Lund
Além das esculturas encontramos umas vaquinhas que passeavam pela praça.

 

Zoológico de Pedras Peter Lund Cordisburgo-MG

 

Museu e Zoológico de Pedras Peter Lund -Cordisburgo/MG

Museu Casa Guimarães Rosa

O Museu está instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e passou boa parte da sua infância. Inaugurado em 1974 o museu nos oferece um grande acervo, relativos à vida e  obra do escritor. São objetos pessoais, máquina de escrever, móveis, fotografias, todas as edições de suas obras, réplica do quarto da avó, do seu gabinete no Rio de Janeiro, da cozinha e da venda do seu pai e muitas outras coisas.

 

 Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo-MG
Foto do dia da inauguração do Museu Casa Guimarães Rosa.

 

A casa é pequena e todos os cômodos recebem alguma exposição a respeito da vida e obra do escritor.

Dizem que Guimarães Rosa começou a se interessar por histórias, por causa do comércio do seu pai. Ele tinha uma lojinha onde vendia vários produtos para os cavaleiros que passavam pela cidade. Eles acabavam contando as suas histórias e casos que aconteciam durante suas viagens. Dizem que Guimarães Rosa escutava as histórias e decidiu escrever alguns contos, aí começou seu gosto pela escrita.

 

Acervo do Museu casa Guimaraes Rosa
Comércio do Sr. Floduardo, pai de Guimarães Rosa.

 

Capa para cavalheiro no Museu Guimarães Rosa
Gente, amei essa Capa de Cavaleiro. Ela é bordada por dentro e por fora e pesa “uma tonelada”. Elas eram vendidas no comércio do pai do escritor.

 

Museu Guimarães Rosa em Cordisburgo MG
Cozinha da casa de Guimarães Rosa – típica do interior de Minas.
Máquina de escrever de Guimarães Rosa em Cordisburgo-MG
Máquina de escrever do escritor.

O museu está bem pertinho do Zoológico de Pedra: fica na  Rua Padre João, 744 . Essa rua margeia a linha do trem. O  funcionamento  é de terça a domingo de 9h às 17h. A entrada é gratuita, mas eles oferecem uma sugestão de R$ 3,00 de contribuição.

Gruta do Maquiné

A Gruta do Maquiné é uma das atrações mais visitadas da cidade, já falei sobre ela em um outro post, mas posso dizer que é um passeio que vale muito a pena. A gruta é linda, possui 7 salões amplos e repletas de esculturas naturais gigantescas.

Gruta do Maquiné , em Cordisburgo-MG
A Gruta possui salões amplos e alguns lagos se formam dentro dela em períodos de chuva.

A visita é acompanhada por um guia e dura em torno de 50 minutos. Geralmente os grupos saem de hora em hora para a visita na gruta. Os salões encantam e despertam nossa imaginação, eles possuem nomes sugestivos como: Salão Urso, do Elefante e Galeria das Fadas.

Gruta do Maquiné em Cordisburgo-MG
Usem a imaginação e descubra várias figuras na Gruta.

Gruta do Maquiné em Minas Gerais.

Encontre passeios em Minas Gerais!

Encontre oferta de passagens aéreas!

Reserve seu seguro viagem com desconto!

LEIA TAMBÉM:

Conheça o Museu Casa Guimarães Rosa

Gruta do Maquiné : Um tesouro no circuito da Grutas

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagemPara usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.