Skip to content

Não cometa estas 10 gafes durante uma viagem

Na última década, mais e mais pessoas passaram a ter a possibilidade de viajar o mundo. Sim, isso é muito bom! Porém, muitas vezes a falta de costume de contato com outras culturas para algumas pessoas podem significar comportamentos, digamos, inapropriados em alguns contextos. Neste texto, listamos 10 gafes que você PRECISA evitar durante a viagem para felicidade geral!

Faça cotação de seguro viagem!

1 – Fazer perguntas que soam como ofensivas

gafes viagem
Via Giphy

Viajando, a gente conhece gente de todos os cantos do mundo. Já conheci gente de Trinidad e Tobago, Sérvia… Às vezes, na ânsia de saber mais sobre outros países, podemos fazer perguntas bem toscas. Vou dar um exemplo: uma vez estava conversando com uma senhora no café da manhã em algum lugar nos Estados Unidos. Conversa vai, conversa vem e de repente ela pergunta se nós temos televisão no Brasil. Sim, ela me perguntou isso! Juro que parei por alguns segundos antes de responder, por achar que eu que não tinha entendido a pergunta.

Se você sabe pouco de um país e quer saber mais, isso é bom, com certeza. Peça para a pessoa falar da realidade e costumes do seu país. Ouça e aprenda 😉

2 – Tirar fotos sem permissão

gafes em viagem
Ana do blog Viagens Bacanas. Ps.: ela pede permissão para tirar fotos!

Quem nunca ficou tão encantado em uma viagem que saiu fotografando tudo?!? Perfeitamente compreensível, mas em algumas culturas tirar fotos sem permissão é extremamente deselegante e pode também gerar situações desagradáveis. O marido de uma amiga certa vez fotografou um homem no Egito vestido com roupas tradicionais enquanto conduzia uma carroça. O homem em questão parou o que estava fazendo e foi até ele, exigindo que apagasse a fotografia. Lição: peça permissão e evite transtornos!

3 – Não procurar saber como cada cultura entende a gorjeta

gafe em viagem
Via Giphy

No Brasil, dar gorjetas é facultativo, mas em alguns lugares do mundo como os Estados Unidos é extremamente deselegante não dar gorjeta. Não precisa gastar uma fortuna, apenas reserve uma quantia para dar a mais na hora de pagar a conta.

Entretanto, dar gorjeta no Japão é considerado extremamente deselegante. Acredita que na China, esta prática além de ofensiva, é ilegal em algumas áreas?!? Faça seu dever de casa e procure saber se deve ou não dar gorjeta!

4 – Vestir-se de maneira indecorosa em lugares religiosos

gafe em viagem
Via Giphy

Em muitos lugares do mundo, templos e igrejas são atrativos que atraem muitos turistas. Se pretende visitar um destes lugares, evite decotes reveladores e roupas curtas demais. É importante lembrar que aquele é um lugar sagrado para alguém. Numa igreja de Santiago no Chile, havia um aviso na entrada alertando quanto à vestimenta e a namoros no local (se o aviso estava lá, é porque alguém já fez). 😮

5 – Desdenhar comidas típicas

Ceviche vegano que não gostei

Gosto é algo variável. Alguns amam outros odeiam algo. Você viaja e se depara com aquele prato local. Se você não quer experimentar ou prova e não gosta de algo, não seja deselegante. Não precisa fazer cara feia para dizer não. Alguns pratos representam traços da cultura de um lugar. Imagine que alguém vai na sua casa e torce o nariz quando você oferece arroz e feijão. Não seria indelicado?!? Coloque-se no lugar do outro e seja respeitoso.

No Peru, provei um ceviche vegano feito com manga, milho, cebola e outras coisas. Não gostei, mas tentei não ser deselegante, dizendo que estava satisfeita.

6 – Ignorar orientações

gafe em viagem
Via Giphy

Todo lugar tem regras de visitação e sempre tem alguém que faz uma grande questão de ignorá-las. Isso também acontece em visitas guiadas: às vezes há orientações para que o grupo aja de uma determinada maneira, mas normalmente há pelo menos um transgressor.

Vou dar um exemplo: uma vez numa gruta em São Tomé das Letras, o guia estava tentando mostrar o efeito do atrito entre as rochas em um ambiente escuro. Ele pediu que não fotografassem. Algumas pessoas perderam o momento, porque alguém tirou fotos na hora e o flash prejudicou a visão do fenômeno.

7 – Insultar personalidades locais de maneira gratuita

nelson mandela gafe de viagem
Eu e Joel tirando foto na casa de Nelson Mandela, uma personalidade que eu também admiro

Se você vai a algum lugar e não gosta de uma figura famosa oriunda de lá, tente não insultá-la frente aos nativos. Você pode odiar um determinado jogador de futebol, atriz, político ou seja lá o que for, mas é bem provável que este seja o ídolo de muita gente. Evite que seu bate-papo vire uma discussão ferrenha.

8 – Aproximar-se, tocar e/ou alimentar animais silvestres

sagui não alimente os animais
Saguis na trilha da Pedra Bonita

Por favor, os bichinhos que você encontra pelo caminho não têm o sonho dourado de ser tocado por você! Muitos turistas tocam e até alimentam animais silvestres o que pode gerar até desequilíbrio ambiental. No Rio de Janeiro, é muito comum ver pessoas dando comida aos saguis, uma espécie considerada invasora na cidade. O problema que já é grande, se torna pior pela ação humana.

9 – Tirar fotos divertidas em lugares de memórias tristes

campo de concentração auschwitz gafe de viagem
Campo de concentração Auschwitz na Polônia

Tem muito turista sem noção no mundo. Por favor, não seja mais um. Há lugares com memórias tristes demais como os campos de concentração, prisões da África do Sul, senzalas… Mantenha o respeito ao registrar o momento.

10 – Falar mal da sua terra natal

gafe de viagem
No Valle Nevado, abraçando um Olaf compatriota

Eu já vi muito turista brasileiro fazendo isso e, na boa, é bem deselegante. Uma vez, uma argentina veio com brilho nos olhos falando sobre as fotos lindas que viu do Brasil e que era um sonho conhecer o país. Prontamente, o turista brasileiro começou a falar coisas horrorosas sobre o lugar dos sonhos daquela jovem.

Temos problema? Sim, como muitos outros países. Você não precisa mentir. Pode dizer para a pessoa tomar cuidado (como em toda grande cidade do mundo, se for o caso da sua cidade), mas não precisa descrever de maneira tão pessimista que até foge à realidade.

Imagine: você sonha em conhecer um lugar e um nativo começa a dizer coisas terríveis. Você se sentiria bem com isso?

Enfim, estes foram só alguns conselhos! Caia no mundo, viva tudo intensamente, mas respeite todos aqueles que cruzarem seu caminho!

Malas, kit viagem, mochilas… Encontre produtos para sua viagem!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM:

Guia prático de desperdício de dinheiro em viagens

Não assista a estes 10 filmes antes de viajar

 

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com Real Seguro Viagem


Booking.com

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.