Skip to content

Guia prático para desperdiçar dinheiro em viagens

desperdício dinheiro viagem

O que não faltam por aí são conselhos para guardar dinheiro, fazer uma viagem gastando pouco… Eu mesma já escrevi um post com dicas para fazer uma viagem econômica. Percebi em minhas experiências pessoais que algumas pessoas têm um funcionamento diferente; costumam não absorver conselhos e/ou críticas construtivas. Bem, pensando neste público, preparei um guia prático para desperdiçar dinheiro em viagens. Se não escutam conselhos sobre poupar dinheiro, quem sabe escutam sobre como desperdiçar?!?

ATENÇÃO: este texto está repleto da figura de linguagem IRONIA. Vale mencionar que a cada (des)conselho, darei uma dica real!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

1 – Viaje sem seguro viagem

seguro viagem
Viajando sem seguro…

Viajar sem seguro viagem é uma ótima maneira de desperdiçar dinheiro. Imagine que você sofra um acidente durante uma viagem para os Estados Unidos e precise de serviços médicos. Podem custar uma fortuna!

Além disso, para muitos destino da Europa, é necessário adquirir seguro viagem. Imagine só: algum agente da imigração em Portugal cisma de pedir que você apresente comprovação de que tem um seguro e você não tem. Ótima maneira de ser deportado e desperdiçar o dinheiro gasto com passeios e hospedagem.

Não curtiu essas possibilidades de desperdiçar por falta de um seguro viagem? Bem, você pode conferir uma lista de países onde o seguro viagem é obrigatório. Além disso, não deixe de fazer a cotação de seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Este tópico nos leva ao próximo item!

2 – Não confira as normas de imigração do país de destino

passaporte cerficidao internacional de vacinação
Via Flickr

Pesquise passagens aéreas e compre! Não pesquise as normas de imigração de cada país. Não procure saber se é necessário visto para entrada em cada país ou que tenha Certificado Internacional de Vacinação com comprovação de imunização contra a Febre Amarela. Esta é a maneira perfeita de perder o dinheiro investido nas passagens e nem embarcar!

Não curtiu? Se não quer desperdiçar dinheiro desta maneira, você pode conferir a lista com os países que exigem ou não visto para brasileiros. Confira também os países que exigem vacina contra febre amarela. Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação.

3 – Leve muitas peças de roupa

 

Uma maneira perfeita de desperdiçar dinheiro em uma viagem é levar roupas e itens desnecessários. Assim, você precisará despachar muitas malas e quem sabe até consegue a façanha de ter que pagar taxa de excesso de bagagem! Carregue muitas coisas, mesmo que seja uma viagem curta.

Xiiii! Não gostou da ideia? Bem, se você não quiser desperdiçar dinheiro dessa forma, leve apenas o necessário. É perfeitamente possível fazer uma viagem de uma semana, por exemplo, levando apenas bagagem de mão. Aproveite e confira um post com 10 erros na arrumação da bagagem de mão.

4 – Compre bugigangas para todos

desperdício viagem compras

Comprar lembranças para todos os colegas e parentes é uma boa forma de desperdiçar dinheiro. Encha sua mala de cacarecos para pessoas que nem são tão próximas assim. Assim você vai comprometer bastante seu orçamento e quem sabe consegue até pagar excesso de bagagem.

Ah! Não esqueça de comprar eletrônicos, cosméticos, entre outros itens para todo mundo. Abuse das aquisições que pela quantidade ou valor (máximo de 500 dólares em viagens aéreas ou marítimas) precisam ser declaradas na alfândega. Quem sabe você não consegue até pagar umas taxas?!?

Não gostou da ideia? Bem, priorize as experiências durante cada viagem. Você não tem obrigação de comprar presentes e/ou encomendas para todos. Fica a dica!

5 – Coma apenas em restaurantes badalados

massa com trufas
Massa com trufas servida em um restaurante na Croácia

Recuse-se a comer em lugares mais simples. Cozinhar, então, nem pensar!! Encontre os restaurantes mais badalados da cidade e tenha todas as refeições em lugares assim. Se possível, dispense o café da manhã caso sua hospedagem ofereça.

Esta opção está fora das suas possibilidades? Você pode comer em restaurantes simples ou cozinhar. Alguns hostels e pousadas têm cozinhas disponíveis para os hóspedes.

6 – Leve itens fora do padrão na bagagem de mão

bagagem de mão

Carregue em sua bagagem de mão itens proibidos como tesouras, por exemplo. Não esqueça de colocar embalagem de líquidos fora do padrão (100ml em viagens internacionais e 1l em viagens nacionais). Assim, você perderá seus queridos objetos no aeroporto, antes mesmo de embarcar. Perfeita maneira de desperdiçar dinheiro!

Não gostou da ideia?!? Carregue embalagens seguindo os padrões para voos nacionais e internacionais. Não leve objetos cortantes, líquidos inflamáveis, entre outros itens proibidos. Para não correr o risco, confira uma lista com 10 erros na arrumação da bagagem de mão.

7 – Recuse-se a usar transporte público

metrô rio
Metrô na estação Botafogo no Rio de Janeiro

Locomova-se apenas utilizando táxi e ou transfers contratados em empresas. Não se dê ao trabalho de conferir opções de transporte público como ônibus, trens e metrôs. Para alguém interessado em desperdiçar dinheiro, estas opções de transporte não são boas.

Não gostou da ideia? Você pode fazer algumas pesquisas sobre locomoção no destino que irá conhecer. Algumas vezes, transfers ou táxis podem ser sim as melhores opções, mas não deixe de conferir antes. Em Santiago no Chile, por exemplo, percebi que que utilizar o transporte público era relativamente fácil e mais barato. Valeu a pena!

8 – Tire fotos pagas em destinos da moda

Chegue em grandes pontos turísticos e procure pessoas fantasiadas ou trajando roupas típicas. A parte mais importante é não checar se são cobradas quantias exageradas por uma foto. Já vi algumas pessoas serem cobradas em quantias exageradas após uma singela foto.

Outro conselho importante é comprar fotos tiradas por fotógrafos contratados sem refletir sobre o valor (pagar 40 reais em uma foto digital, por exemplo).

Eu já desperdicei dinheiro assim. Quando estive no Peru, vi duas alpacas de óculos escuros enquanto fazia a trilha rumo ao topo da Montanha Colorida. Achei aquela imagem tão divertida que fotografei sem pensar muito nas consequências. De repente, um menino surgiu do nada pedindo que eu pagasse pela foto. Não teve jeito: acabei pagando.

desperdício alpaca peru
Foto que me custou 10 soles (aproximadamente 10 reais)

Não quer seguir este conselho? Não fotografe nada ou ninguém antes de ter certeza de que não será cobrado abusivamente. Além disso, avalie criteriosamente se realmente é importante comprar aquela foto oferecida naquele ponto turístico. Avalie também se o valor não é abusivo, ok?!?

9 – Leve seu pet em viagens curtas e de longa distância

cão viagem internacional
Bandit, meu cãozinho, se preparando para embarcar para os Estados Unidos

Transportar um pet em algumas viagens pode custar muito caro, principalmente em viagens de longa distância. Levar seu animal de estimação em uma viagem de avião pode significar um grande investimento. Quer desperdiçar? Leve seu animal em viagens de pouco tempo. Dessa maneira, seu melhor amigo passará mais tempo sendo transportado e conduzido em procedimentos de segurança do que aproveitando o destino com você.

Não curtiu?!? Bem, você pode levar seu animal em uma viagem se for uma viagem de longo período se for o seu desejo. Já levei meu cão, Bandit, para os Estados Unidos, pois passei um período aproximado de um mês. Se achar que não vale a pena, você pode recorrer aos cuidados de alguém próximo ou optar pelo aplicativo Dog Hero que apresenta diversas pessoas dispostas a cuidar do seu cão ou gato durante sua ausência.

10 – Siga à risca o lema “Quem converte, não se diverte”

quem converte não se diverte

Compre bastante! Gaste sem sequer checar a cotação da moeda! Converter?!? Por que?!? Afinal, você está de férias! Você pode perceber após sua viagem que gastou pequenas fortunas e que tem bastante dívidas e/ou não está trazendo dinheiro de volta pra casa. Aproveite a alta do dólar e siga este conselho à risca!

Não gostou? Confira o valor médio de conversão entre a moeda do destino visitado e do local que você mora. Em caso de pertences facilmente encontrados em seu país, avalie se aquela compra realmente é vantajosa.

Encontre passeios para sua próxima viagem!

LEIA TAMBÉM:

5 dicas para fazer uma viagem econômica

Não cometa estas 10 gafes em viagem

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo



Booking.com

Banner Parceiro

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.