Skip to content

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Segue o meu Top 10 das cidades que já conheci em Minas Gerais. São lugares lindos, com um povo acolhedor  que possui o aconchego que você  só encontra em Minas. A maior parte dessas cidades são cidades turísticas muito bem estruturadas.

Falar da minha terra natal é sempre um prazer. Posso dizer que apesar de não ter mar, o estado não deixa nada a desejar para as cidades litorâneas do país. Acho que pra compensar a falta dele,  Deus nos deu rios e cachoeiras deslumbrantes e um mar de montanhas que é lindo de ver. Então vamos ao que interessa: O Top 10 de Minas Gerais!

Este post faz parte de uma blogagem coletiva de abril de 2020, cujo tema foi “Top 10”.

Faça cotação de aluguel de carro para viajar por Minas Gerais!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

10 – Congonhas

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas Minas Gerais
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os Profetas de Aleijadinho.

 

Congonhas é uma cidade que fica a 80km da capital Belo Horizonte e tem muita história para contar. A cidade é conhecida mundialmente por abrigar as  estátuas dos 12 profetas de  Aleijadinho. Congonhas é uma cidade pequena, que possui uma riqueza artística e cultural muito grande.

Cidade de Congonhas em Minas Gerais
Cidade de Congonhas vista do Santuário Bom Jesus de Matozinhos.

 

O que mais me encantou na cidade foi o Museu de Congonhas. Nunca tinha visto em uma cidade tão pequena um museu tão bem estruturado e interativo. Nele conhecemos a história da cidade, do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e do processo de criação dos Profetas de Aleijadinho. Eu me “perdi” em meio às informações do museu e fique muito tempo admirando a beleza do lugar. O museu ainda possui algumas réplicas dos profetas, onde podemos vê-los bem de perto e admirar essa obra incrível. Congonhas também tem belezas naturais e abriga o Parque das Cachoeiras, muito conhecido em Minas.

 

Profetas de Alejadinho em Congonhas Minas Gerais
Réplica do Profeta Jonas que fica no Museu de Congonhas.

Encontre hotéis em Congonhas!

9 – Catas Altas

Catas Altas é uma cidade que está localizada a 120km da capital Belo Horizonte. Se encontra aos pés da Serra do Caraça e possui uma beleza natural, histórica e cultural muito grande. A cidade nos oferece várias opções de turismo. Lá é possível praticar o turismo de aventura, cultural, gastronômico e ecológico. Confira: o que fazer em Catas Altas!

Santuário do Caraça em Catas Altas Minas Gerais.
Santuário do Caraça em Catas Altas Minas Gerais.

 

Uma das maiores belezas da cidade se encontra lá em cima da serra, o Santuário que recebe o nome de Santuário do Caraça. É um lugar maravilhoso, que realmente deixa os turistas encantados. O santuário possui um complexo arquitetônico maravilhoso além de uma beleza natural incrível.

Trilhas e Cachoeiras no Santuário do Caraça em Catas Altas
O Santuário do Caraça possui várias trilhas e cachoeiras incríveis. Para conhecer melhor o local aconselho a hospedagem no hotel do Santuário.

Encontre hotéis em Catas Altas!

8 – Serra do Cipó

O distrito da Serra do Cipó  fica em Santana do Riacho a uma distância de 100Km da capital Belo Horizonte. É uma cidade muita visitada, pois fica bem perto da capital, o que também proporciona a opção de passeio bate e volta e  torna a cidade  ainda mais atraente aos turistas. Além das serras e cachoeiras, o distrito ainda abriga o Parque nacional da Serra do Cipó. Um destino muito procurado por quem gosta do turismo de aventura.

Cachoeira da Farofa no Parque Nacional da Serra do Cipó em Minas Gerais
Cachoeira da Farofa no Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

A estatua do Juquinha na Serra do Cipó- Minas Gerais
A estátua do Juquinha (Antigo morador da cidade) é um ponto de parada para quem vai a Serra do Cipó. Olha a vista que temos de lá.

Encontre hotéis na Serra do Cipó!

7 – Mariana

Mariana é uma cidade histórica de Minas Gerais, onde o turismo cultural e religioso tem um destaque maior. Em 2015 Mariana sofreu o que eu acredito ser, uma dos piores tragédias ambientais do estado, que foi o rompimento da  Barragem de Fundão, que fica em um dos seus distritos. O fato ganhou notoriedade mundial e arrasou o  distrito de Bento Rodrigues. Infelizmente esse acontecimento marcou a vida de muitos moradores e de toda a cidade. Mas graças a Deus, a parte histórica da cidade não foi atingida e a cidade ainda tem muito pra mostrar.

Praça Minas Gerais em Mariana- Minas Gerais
Praça Minas Gerais em Mariana.

 

Existem pontos turísticos da cidade que você não pode deixar de conhecer, dentre eles posso citar a Praça Minas Gerais, que possui duas lindas igrejas com obras de Aleijadinho.  A Catedral da Sé, que além de sua linda arquitetura  possui o órgão Arp Schnitger construído em 1701 que é considerado um tesouro musical. Já assistir a uma apresentação dele na catedral da Sé e fiquei chocada com a grandiosidade do instrumento e o som único que ele produz, foi muito lindo.

Catedral da Sé em Mariana, Minas Gerais
Catedral da Sé em Mariana. Olha o tamanho dessa catedral?

 

Também temos a Mina da Passagem. Uma mina desativada onde antes o ouro era explorado. Agora podemos explorar uma parte dela por meio de visitas guiadas. Dentro da mina ainda possui um lindo lago de águas Cristalinas onde também é explorado o mergulho em cavernas. Para quem gosta de arte, Mariana possui várias galerias e ateliês onde os artistas produzem e expõe suas obras, são quadros, esculturas e artesanato. Eu amo visitar esses ateliês, fico encantada com o talento desses artista. Esses são apenas alguns dos atrativos que  a cidade possui.

Mina da Passagem em Mariana -MG
Lago dentro da Mina da Passagem em Mariana.

Encontre hotéis em Mariana!!

6 – Ouro Preto

Ouro Preto é a Cidade histórica mais famosa de Minas Gerais; possui reconhecimento internacional. A cidade exala história, arte e cultura. Ao chegar em Ouro Preto com as suas ruas de pedra, casarões antigos e igrejas séculares a impressão que temos é que voltamos nos tempo. Não conheço ninguém que foi à cidade e não ficou encantado.

Cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.
Cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

 

Ouro Preto está na Estrada Real e faz parte da história do nosso país. Nas ruas da cidade podemos ver coisas relacionadas à escravidão e à exploração do Ouro o tempo todo. Existem várias minas de ouro desativadas bem ali, no centro da cidade. São museus, igrejas, espaços culturais e praças como a Praça Tiradentes em frente ao Museu da Inconfidência que conta a história de um momento muito importante do nosso estado.

Praça Tiradentes em Ouro Preto Minas Gerais
Praça Tiradentes com o  Museu da Inconfidência no fundo.

Encontre hotéis em Ouro Preto!

5 – São Tomé das Letras

São Tomé das Letras fica no Sul de Minas e é considerada por muitos como uma cidade mística. Pessoas vêm de vários lugares do Brasil em busca das comunidades místicas que existem por lá e da energia que dizem ser única.

Centro de São Tomé das Letras em Minas Gerais
Essa foto foi tirada da parte de cima de uma gruta que fica no centro de São Tomé das Letras. A vista é incrível!

 

Além desse lado místico de São Tomé  a cidade possui  muitas cachoeiras, grutas, trilhas, e uma vista de tirar o fôlego. O clima é de cidade de interior, as pessoas são muito acolhedoras e quando você saí do centro da cidade, você entra em um cenário típico da roça(como chamamos em Minas). As pessoas são simples, a paisagem é rural, ruas de terra,  muitos animais soltos, crianças brincando e muito verde.

São Tomé das Letras -Minas Gerais
Essa é a essência de São Tomé das Letras. Nunca estive em um lugar com tanta paz e tranquilidade.

 

Me apaixonei pela paz que o lugar nos proporciona. Parei pra pensar agora e concluí que  a energia de lá é realmente muito positiva. A cidade me deixou com um gostinho de quero mais. Em breve voltarei a visitá-la.

Cachoeira Eubiose em São Tomé das Letras -MG
Cachoeira Eubiose em São Tomé das Letras.

Encontre hotéis em São Thomé das Letras!

4 – Alto do Caparaó

Alto do Caparaó é uma cidade de Minas que faz divisa com o Estado do Espirito Santo.  Muito conhecida pela sua produção de café a cidade também é famosa por abrigar o Parque Nacional do Caparaó, onde se encontra o terceiro pico mais alto do país: Pico da Bandeira. Muitos turistas visitam a cidade afim de conhecer o Parque e suas belezas, já contamos como foi o desafio de subir o Pico da Bandeira. Além do Pico da Bandeira o Parque possui paisagens lindas e cachoeiras maravilhosas, que valem muito a pena conhecer.

Parque Nacional do Alto do Caparaó em Minas Gerais
Trilha para o Pico da Bandeira dentro do Parque Nacional do Alto do Caparaó.

Encontre hospedagens em Alto Caparaó!

3 – Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro é considerada a capital mineira do Ecoturismo, esse título não é dado por acaso. A cidade possui uma riqueza muito grande em belezas naturais. Nela é possível encontrar turistas do Brasil inteiro que visitam a cidade em busca de paz, natureza e algumas aventuras.  Conceição do Mato dentro é uma cidade histórica, sendo o turismo e a mineração as principais atividades da cidade. Apesar de ser bem estruturada, ela não perdeu as características de cidade do interior. O turismo gastronômico também é bem explorado na região que é uma das mais importantes produtoras de queijo do país, possuindo alguns que já foram premiados internacionalmente.

Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais
Vista de Conceição do Mato Dentro com o Centro Histórico logo abaixo.

 

A cidade e seus arredores possuem cachoeiras lindas,  como a Cachoeira Três Barras. Entre elas a que é a terceira mais alta do país e  já foi considerada a  mais bonita do Brasil: Cachoeira do Tabuleiro.   A cachoeira fica dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Para chegarmos até ela é necessário fazer uma trilha que confesso não ser nada fácil, mas garanto que vale a pena, essa é uma das cachoeiras mais lindas que eu já conheci.

Cachoeira Três Barras em Conceição do Mato Dentro
Cachoeira Três Barras em Conceição do Mato Dentro.

 

Cachoeira do Tabuleiro Minas Gerais
Cachoeira do Tabuleiro vista de um mirante ao longo da Trilha.

Encontre hospedagens em Conceição do Mato Dentro!

2 – Capitólio

Capitólio é uma  das cidade mais famosa de Minas Gerais. O marketing de alguns artistas famosos e também de vários programas de televisão que fizeram várias matérias na região, contribuíram para a sua fama.

O grande responsável pelo sucesso de Capitólio é o Lago de Furnas que é um dos maiores lagos artificiais do mundo. Ele possui águas esverdeadas e gigantescos paredões de pedras. Podemos ver sua beleza no Cânion  de Furnas que é um dos pontos turísticos mais famosos da região.

Cânion de Furnas em Minas Gerais
Famoso Cânion de Furnas!

 

A região ainda possui várias cachoeiras e rios que permitem o sucesso do ecoturismo local. Lembrando que a cidade de Capitólio está a aproximadamente 40km dos vários pontos turísticos mais conhecidos pelos turistas. Por esse motivo nem sempre é lucrativo se hospedar lá. Já falamos sobre o que você precisa saber antes de visitar Capitólio, que irá te ajudar a programar melhor sua viagem.

Cachoeira da Filó em São João Batista do Glória - Capitólio MG
Cachoeira da Filó em São João Batista do Glória Minas Gerais.

Encontre hospedagens em Capitólio!

1 – Carrancas

A cidade de Carracas é um paraíso que  fica no Sul de Minas, também é o meu destino favorito até agora no estado. A cidade vem se tornando um ponto turístico  famoso, após suas belezas serem retratadas em 8 novelas de uma emissora brasileira famosa. A cidade faz parte da Estrada Real e já foi considerada como uma das maravilhas de Minas Gerais. Possui lindas cachoeiras, poços, grutas, serras e atrativos culturais. A cidade é muito bem estruturada para receber os turistas, muito limpa e possui uma beleza que me conquistou.

Cachoeira da Zilda,Carrancas- Minas Gerais
Cachoeira da Zilda em Carrancas Minas Gerais

 

São muitas opções de passeios! Já passei 9 dias na cidade e não conseguir conhecer tudo que ela oferece. É um lugar que me traz calma, paz e contato com a natureza. O interessante é que muitas cachoeiras ficam próximas do centro da cidade e você pode fazer o trajeto sem necessidade de veículos ou guias. Carrancas possui muitas cachoeiras que  ainda nem foram catalogadas. Se você gosta de ecoturismo essa cidade não pode ficar fora do seu roteiro.

Cachoeira de Guatambú em Carrancas -MG
Cachoeira de Guatambú, a minha cachoeira favorita na cidade. Ela aparece no meio de uma trilha de mata fechada. Ela surpreende todos os que passam por lá pela primeira vez.

Encontre hospedagens em Carrancas!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Confira outros posts do tema “Top 10”:

LEIA TAMBÉM

25 cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais

15 destinos mais procurados em Minas Gerais



  • Booking.com

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)
  • Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

    Alugue seu carro com RentCars.

    Reserve sua hospedagem através de booking.com.

    Escolha seus passeios com Civitatis

    Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

    Encontre seu chip internacional com Easysim4u

    Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

     

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.