Skip to content

Conceição do Mato Dentro: Uma Cidade Cheia de Encantos!

A cidade é considerada a Capital Mineira do Ecoturismo e tem como principal atração a cachoeira que já foi considerada pelo guia 4 rodas como a cachoeira mais bonita do Brasil a Cachoeira do Tabuleiro. Mas vou deixar para falar da Cachoeira do Tabuleiro em um próximo momento, pois ela merece um post só pra ela. Primeiro quero apresentar a cidade de Conceição do Mato Dentro e tudo que ela pode nos proporcionar além do ecoturismo.

Encontre pousadas em Conceição do Mato Dentro!

Não viaje sem seguro viagem!

Como chegar

Para chegar a Conceição do Mato Dentro utilizamos a Rodovia MG-010, passando por Lagoa Santa e pela Serra do Cipó. A estrada é muito boa, porém requer muita atenção. Após a Serra do Cipó a estrada é cheia de curvas, por isso respeite a velocidade da via e dirija com cuidado.  Saí de Belo Horizonte em uma quinta-feira, pré-feriado, e demorei cerca de 3 horas para chegar a cidade. Como estava chovendo em alguns pontos, tivemos que ir mais devagar, mas geralmente o trajeto  é  feito em 2h30min.

Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato dentro é considerada a Capital Mineira do Ecoturismo.

Antes de começar o seu passeio, passe na casa de Informações Turísticas  que está na entrada da cidade. Lá você receberá muitas informações sobre o que fazer na cidade, além de um mapa, que irá facilitar sua vida. Fui atendida pelo Leandro e fiquei encantada com a educação e conhecimento dele. Ele me passou informações valiosas que foram muito importantes para que eu aproveitasse melhor a cidade.

Cidade histórica

Para quem não sabe, a cidade de Conceição do Mato Dentro é uma cidade histórica. Foi fundada em 1842 e possui lindas construções dessa época, que vão de casarões a Igrejas.

Cheguei na cidade por volta de 9h30min da manhã e resolvi ficar pelo Centro para conhecer primeiro a parte histórica. Os atrativos estão quase todos na região central e você pode fazer o passeio caminhando. Somente a Igreja Santo Agostinho que achei longe para ir a pé. É possível visitar a parte histórica toda em um único dia tranquilamente. Aconselho a você a fazer o passeio com calma, parando pra admirar a vista e as belezas que a cidade oferece.

Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Uma belíssima Capela localizada bem próximo ao Mercado Central. As igrejas de Conceição do Mato Dentro exceto o Santuário Bom Jesus do Matozinhos, não ficam abertas para visitação aos turistas, elas abrem somente nos dias de celebração de missas. Por sorte, a Capela  estava aberta e pudemos conhecê-la por dentro.

 

Capela da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Conceição do Mato Dentro
Capela da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

 

A capela foi construída pelos escravos em 1730 e segundo me informou um guia da cidade, somente negros podiam entrar no local. Ela já passou por várias reformas é uma das grandes belezas da cidade.

Interior da Capela da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Interior da Capela da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Cruzeiro da Forca

O Cruzeiro da Forca é formado por uma grande cruz de braúna, onde foram fixados objetos e utensílios utilizados na paixão e morte de Jesus, como martelo, escada, chicote. No topo da cruz está a figura de um galo, lembrando a passagem bíblica do galo que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus.

O local recebeu o nome de Cruzeiro da Forca, porque no neste local ficava a forca onde eram punidos os escravos e criminosos antigamente.

 

Cruzeiro da Forca em Conceição do Mato Dentro
Cruzeiro da Forca

Capela de Santana

A Capela de Santana foi inaugurada em  14 de julho de 1744. Situada no alto da colina da Santana, um dos locais mais alto  na área central. Trata-se de uma construção singela, que ainda nos proporciona uma linda visão da cidade.

 

Capela de Santana em Conceição do Mato Dentro
Capela de Santana
Centro histórico de Conceição do Mato Dentro
Visão da cidade da Capela de Santana

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A  Igreja Matriz foi erguida nos primeiros anos do século XVIII. Sua obra foi concluída em novembro de 1802 após receber auxílio real. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade e em 1948 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Conceição do mato Dentro
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Santuário Bom Jesus do Matozinhos

O templo foi construído em 1760, mas após anos a igreja estava em péssimo estado de conservação. Em 1934 ela foi demolida e substituída por uma construção moderníssima. Atualmente o Santuário recebe uma das maiores romarias do estado, conhecido como Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos, entre os dias 13 a 24 de junho todos os anos. O Santuário é lindo, uma obra magnífica e grandiosa; de toda a cidade é possível vê-lo. Fiquei apaixonada pelo seu interior.

 

Santuário Bom Jesus do Matozinhos em Conceição de Mato Dentro
Santuário Bom Jesus do Matozinhos

 

Santuário Bom Jesus do Matozinhos
Interior do Santuário Bom Jesus do Matozinhos

 

Santuário Bom Jesus do Matozinhos em Conceição do Mato Dentro
Vidrais maravilhoso do Santuário Bom Jesus do Matozinhos

 

Vista da cidade de Conceição do Mato Dentro
O Santuário nos fornece uma bela vista da Cidade.

 

Cidade de Conceição de Mato Dentro
Lugar tranquilo e ideal para sentar e admirar a natureza.

Festival da Cachaça, do Queijo e da Cerveja

Minha visita a cidade aconteceu do dia 14 a 16 de novembro, período em que estava acontecendo na cidade o Festival da Cachaça, do queijo e da Cerveja. Foi uma grata surpresa, pois não tinha conhecimento prévio do festival.

O festival aconteceu no Mercado Central da Cidade. Estava tudo muito bem organizado e bonito. Acabei participando de uma harmonização da cachaça e cerveja artesanal da região com os queijos produzidos na cidade. Apesar não ser fã de cerveja e nem de cachaça, resolvi participar e levei meu namorado de carona.

Festival em Conceição do Mato Dentro
O festival também tem uma programação musical para todos os dias de evento.

 

Festival da Cachaça do Queijo e da Cerveja
Tem cachaça de vários sabores, para agradar a vários gostos

 

Cervejas artesanais em Minas Gerais
Existem várias cervejas artesanais produzidas na região.

A harmonização foi uma ótima experiência, aprendi muito sobre os queijos apresentados e as bebidas, fora a degustação que foi bem generosa. Está ali,  juntamente com produtores dos queijos e das bebidas, foi um momento muito prazeroso. Eu bebi pouco, mas meu namorado aproveitou bastante.

Harmonização de bebidas e queijos em Conceição do Mato Dentro
Harmonização de bebidas e queijos.

 

Cachaças de Minas Gerais
Olha a cara de felicidade do meu namorado, provando as cachaças da cidade.

As bebidas e o queijo foram a estrela do festival. Fui em apenas um dia da festa, pois nos outros resolvi me dedicar ao ecoturismo e acabei ficando bem cansada, então preferi  descansar, mas é uma festa linda. A cidade possui vários festivais durante o ano. Para saber mais sobre a programação entre no site.

Mercado Central

Resolvi ir no Mercado de dia para ver como era e também queria aproveitar e comprar algumas lembrancinhas.

Mercado central de conceição do Mato Dentro
Bonecos Gigantes no Mercado Central. Gostei da Julieta!

Aproveitei para comprar minhas lembranças da cidade, além de comprar o queijo vencedor em um festival francês de Queijos, produzido em Conceição do Mato Dentro pela Dona Iaiá. É legal ver como a cidade tem orgulho de suas origens e valoriza os produtores locais.

 

Queijo brasileiro premiado na França
Queijo premiado na França.

 

 Mercado Central em Conceição do Mato Dentro
Loja de queijos no Mercado Central em Conceição do Mato Dentro

 

Casa do Artesão no Mercado Central de Conceição do Mato Dentro
Casa do Artesão no Mercado Central.

Bom, essa foi a experiência mais interessante que tive em um mercado. Ele me levou a viajar no tempo, e me lembrar das aulas de história onde os professores falavam que o comercio antigamente era feito por troca, escambo. Não existe troca no mercado de Conceição do Mato Dentro, mas tudo que era oferecido pelos comerciantes eram produzidos em suas propriedades. Eles colocaram várias bancas onde  era oferecido a banana ainda verde, recém tirada do pé, a farinha feita em casa, aquele tomate, nem sempre bonito como o da cidade, mas sem agrotóxico. Sem contar os bolos, biscoitos e quitutes que as donas de casa produzem e colocam na feira.

eira no Mercado Central em Conceição do Mato Dentro
Feira no Mercado Central em Conceição do Mato Dentro

Também tinha a parte do açougue, onde as carnes frescas esperavam para ser compradas. A linguiça caseira foi feita naquela manhã mesmo. Tudo muito natural e fresco.

Mercado central de Conceição do Mato Dentro

Fiquei encantada com a Feira do Mercado. Ali você tem contato com os moradores do interior da cidade, a simplicidade e simpatia que só quem conhece sabe como é.

A Cidade de Conceição do Mato Dentro tem muito a nos oferecer além do  ecoturismo. Eu queria compartilhar com vocês as demais belezas da cidade, que também merecem a nossa atenção. Espero que tenha conseguido passar pelo menos um pouco do prazer que senti em visitar essa cidade. Fui embora, mas fiquei com um desejo de ficar, mas com certeza voltarei!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Alugue um carro para viajar por Minas Gerais!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Cachoeira do Tabuleiro: uma das mais bonitas do Brasil

Cachoeira Três Barras



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

Seguro Viagem Brasil

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.