Skip to content

Cachoeira do Tabuleiro: Uma das mais bonitas do Brasil

A Cachoeira do Tabuleiro é a terceira mais alta do Brasil e recebe o título de umas das 7 Maravilhas da Estrada Real. Já foi eleita pelo Guia Quatro Rodas como a mais bonita do país. Seus 273 metros de queda e um paredão de 300 metros de altura não passam despercebidos por ninguém. A Cachoeira do Tabuleiro leva o nome do distrito em que se localiza na cidade de  Conceição do Mato Dentro. Ela fica no Parque Natural Municipal do Tabuleiro a 19km do Centro de Conceição do Mato Dentro.

Encontre pousadas em Conceição do Mato Dentro!

Não viaje sem seguro viagem!

A Cachoeira pode ser acessada por cima e por baixo; o acesso é feito por meio de trekking. A parte alta possui um acesso bem mais difícil:  são cerca de 4h de caminhada, e segundo relatos de quem já fez, é bem pesada. A parte baixa tem um acesso mais fácil e é possível fazer com cerca de 2h de caminhada. Mas isso não significa que não exista dificuldades. Vou contar pra vocês como foi  a minha jornada e do meu namorado até a parte baixa da cachoeira do tabuleiro. Bora lá?!

 

 Parque Natural Municipal do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Entrada do Parque Natural Municipal do Tabuleiro

Nossa caminhada começa na portaria do Parque. Recebemos uma pulseira e um colete salva-vidas e preenchemos um formulário. O uso do colete é obrigatório, pois o poço é muito fundo. Algumas pessoas são relutantes quanto ao uso do colete. Quem se recusa a usar tem de assinar um termo de responsabilidade.

 

Trilha para o Mirante da Cachoeira do Tabuleiro
Encontramos um amiguinho na trilha.

Algumas pessoas não se sentem em condições de fazer a trilha até a cachoeira. Se você for um desses, não se preocupe, você pode fazer uma pequena trilha até o mirante que lhe dará uma linda visão da cachoeira.

 

Visão da trilha e da Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Visão da trilha e da Cachoeira do Tabuleiro

Toda a trilha é sinalizada. Começamos na placa A e seguimos até  a G. A cada percurso percorrido uma nova placa vai aparecendo. Eu posso dizer que nunca vi uma trilha tão bem sinalizada. A estrutura dela é maravilhosa.

 Trilha para Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Início da Trilha para Cachoeira do Tabuleiro.

É muito importante que você busque informações sobre o lugar que você está visitando. Principalmente se uma trilha estiver no roteiro. Saber o tamanho e a dificuldade da trilha, juntamente com o tipo de roupas e calçados adequados são fundamentais para evitar acidentes e surpresas indesejadas.

Dificuldades da trilha para Cachoeira da Farofa
A trilha possui uma ótima estrutura, mas  é bem íngreme e possui muitos degraus pelo caminho.

Na trilha não encontramos nenhum ponto para abastecimento de água, por isso leve água suficiente para todo o trajeto de ida e volta. A trilha é bem desgastante, então leve alimentos leves para comer na cachoeira e durante o percurso. Lembre-se que se você levar muito peso terá que andar a trilha carregando ele, o que pode tornar sua caminhada mais desgastante.

Vista para cachoeira do Tabuleiro, terceira maior do Brasil
Visão que nós dá uma injeção de ânimo, para continuar.

Ao longo de toda a trilha é possível ver a Cachoeira do Tabuleiro. Nós vamos caminhando e nos deslumbrando diante de uma vista de tirar o fôlego. Existem vários mirantes ao longo da trilha. São pontos onde é possível descansar e admirar a paisagem do parque.

Mirante na cachoeira do Tabuleiro
Existem vários Mirantes ao longo da trilha para a cachoeira.

 

Cachoeira do Tabuleiro uma das mais bonitas do Brasil
Conforme descemos a trilha, vamos ficando mais próximos do rio, sinal que a caminhada está quase chegando ao fim.
Sinalização na trilha para Cachoeira do Tabuleiro
Última placa, mas ainda não é o fim da trilha.

Enfim, cheguei à última placa da trilha. Achei que a trilha estava acabando. Tínhamos descido muito até chegar a base do rio, mas eu mal sabia que a parte mais difícil ainda estava por vir.

Trilha para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro
Nível mais baixo da trilha, agora era seguir o curso do rio.

A partir desse momento a trilha recomeça pelas pedras. Temos que seguir o curso do rio até chegarmos ao poço da cachoeira. As pedras possuem algumas marcas e pegadas que vão indicando qual o melhor caminho a seguir. Se você seguir essas pegadas terá menos dificuldade. As pedras são grandes, e você precisa praticamente escalar algumas, o que requer um calçado adequado, equilíbrio e muito cuidado.  As pedras que se molham ficam muito escorregadias por isso muita atenção. Vi muitas pessoas fazendo a trilha de chinelo. Não recomendo isso em hipótese nenhuma. Esse tipo de calçado facilita escorregões e torções.

Trilha para Cachoeiras em Minas Gerais
São muitas pedras na margem do rio, o que requer muito cuidado.

Após passar pelas pedras, eis que surge um lindo e enorme poço. E a Cachoeira do Tabuleiro se destaca em meio a um grande paredão de pedra. Não tenho palavras para descrever a sensação ao chegar no objetivo final. Me senti tão pequena diante daquela cachoeira, mas tão grande por ter conseguido chegar até ali, e poder desfrutar de tanta beleza.

 

Cachoeira do Tabuleiro em Minas Gerais
Alegria de chegar até a Cachoeira do Tabuleiro
Teve banho de cachoeira- Água Gelaaaadaaa!

Tem um tempo limite para ficar na cachoeira. Às 15h30m todos devem sair do poço e fazer o caminho de volta. No dia da minha visita o tempo estava nublado e quente, mas na hora de ir embora, começou a chover. E as pedras que já eram escorregadias, como dizemos aqui em Minas, viraram um quiabo. Ficou bem mais perigoso subir nas pedras. Eu caí em uma pedra e escorreguei para o rio. Não machuquei, mas tinha certeza que ia levar um roxo de lembrança. Acabou que a volta foi lenta, porque tivemos que redobrar o cuidado.

Dificuldades em trilha para cachoeira do Tabuleiro
Pra descer todo santo ajuda, agora pra subir..não foi fácil.

Quando cheguei à parte das escadas, a situação ficou complicada. São cerca de 500 degraus para subir de uma vez, fora os outros ao longo da trilha. A subida é muito pesada, tive a sensação que não ia conseguir. Tive que parar várias vezes até conseguir concluir essa parte da trilha. Meu namorado me ajudou muito, me incentivando a continuar, carregando minha mochila.

Pra quem tem alguma dificuldade de locomoção não aconselho a fazer essa trilha. Vi um grupo de idosos que estavam fazendo a trilha. Alguns chegaram na cachoeira, outros voltaram no meio das trilhas, a maior desistência acontecia quando viam a escadaria que tinham que descer e subir. O importante é que você respeite seus limites, não se arrisque  sem necessidade.

Informações

Taxa de Visitação: 10,00

Funcionamento: A entrada para parte baixa é até as 14h, para acessar a parte alta as 11h.

O parque abre as 8h e  fecha as 17horas.

Limite diário de entrada: O parque tem um limite de 250 visitantes por dia. Então vá bem cedo para conseguir entrar.

Parada na Estrada: Fica a dica!

Saí do parque por volta de 16 horas e fiz o caminho de volta a Belo Horizonte. Fiz uma parada na Serra do Cipó, que é caminho, para  observar a paisagem e tirar uma foto com a famosa estátua do Juquinha, figura muito famosa na cidade, que recebeu essa linda homenagem da prefeitura.

Serra do Cipó estatua do Juquinha.
Caminho para chegar na estátua do Juquinha- A vista é maravilhosa!
Juquinha na Serra do Cipo
Juquinha era conhecido por andar a Serra toda recolhendo flores que trocava por comida e outras gentilezas na cidade. Ele é um charme!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

LEIA TAMBÉM

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

20 destinos para bate e volta de Belo Horizonte



Booking.com

 

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.