Skip to content

Ouro Preto-MG: Dicas para curtir essa cidade Incrível

Ouro Preto é uma linda cidade que fica no vale das montanhas mineiras e faz parte da Estrada Real. A cidade nos remete a uma viagem no tempo. Andar por suas ruas e contemplar a beleza de sua arquitetura é um privilégio que todos deveriam ter. Ouro Preto nos oferece uma riqueza cultural, natural e histórica, que foi reconhecida mundialmente como patrimônio cultural da humanidade.

Ouro Preto nos  oferece várias opções; tem muitas belezas culturais e naturais. Vou contar um pouco do que conheci nessa cidade e porque não me canso de visitá-la. A última vez que estive na cidade foi em Setembro/2018. Já fui em Ouro Preto diversas vezes e amei todas. A cidade é linda e merece a fama internacional que tem.  Segue alguns dos pontos turísticos que visitei e dicas para conhecer a cidade  mais famosa de Minas Gerais.

Encontre passeios em Ouro Preto!

Não viaje sem seguro viagem!

Vista de Ouro Preto -MG
Uma das vistas de Ouro preto

Como chegar

Ouro Preto fica a 100km da capital Belo Horizonte(BH). Para quem sai de BH o melhor caminho é pela BR 356, é muito bem sinalizada, mas possui muitas curvas, então respeite a velocidade da via. Para saber mais informações e como chegar de outras cidades do país, acesse o site oficial da cidade.

Ouro Preto-MG
Ruas de Ouro Preto
Aluguel de carros
Alugue um carro durante a organização de sua viagem para Ouro Preto!

Onde Ficar

Como Ouro Preto é bem pertinho de BH, eu geralmente não costumo dormir na cidade, mas as duas vezes que me hospedei lá, fiquei em dois hostels diferentes e super recomendo ambos:

Hostel Central

Fiquei uma noite no Hostel Central. O quarto é arejado e grande, essa informação é muito importante, pois Ouro Preto é uma cidade muito úmida. É muito comum algumas casas e hotéis terem cheiro de mofo, um veneno para quem tem problemas respiratório. O hostel é muito bem localizado; bem perto da praça Tiradentes, que posso dizer ser o centro da cidade. Não possui estacionamento privativo, mas em frente ao hostel é possível estacionar. O rapaz que me recebeu no hostel foi muito gentil e procurou uma vaga para eu deixar meu carro, mas se a cidade estiver muito cheia, você corre o risco de ter dificuldade em achar vaga. O café da manhã é bem farto e gostoso. Super recomento este hostel. Veja mais informações sobre o Hostel Central.

Brumas Hostel

Este hostel está na entrada de Ouro Preto, bem perto da praça Tiradentes também, ele é um casarão que  abrange praticamente um quarteirão inteiro. Ele foi transformado em hostel há pouco tempo. O casarão é bem grande e bonito. Ele possue estacionamento privativo e o café da manhã é bem mineirinho: broa, queijo, pão de queijo  e muitas outras delícias. Os quartos são confortáveis, dormi super bem! O hostel é excelente e as instalações são bem novas. Essa é sempre minha primeira opção em Ouro Preto. Confira mais informações sobre o Brumas Hostel!

Bruma Hostel em Ouro Preto, Minas Gerais.

Encontre mais opções de hospedagem em Ouro Preto!

O que fazer

Minha sugestão é que você passe ao menos dois dias na cidade, assim você conseguirá conhecer os pontos turísticos mais famosos de Ouro Preto, segue os lugares que eu considero os mais bonitos da cidade e que você precisa conhecer.

Igreja Nossa Senhora do Pilar e Museu do Pilar

Ouro preto tem muitas igrejas e todas possuem muitas belezas, mas confesso que eu fiquei apaixonada por essas Igreja, na minha opinião é uma das mais lindas da cidade. Ela é considerada uma das mais requintadas do barroco. Possui em sua ornamentação cerca de 400 kg de ouro e 400 kg de prata.  Por dentro da  Igreja  temos um acesso que dá ao Museu do Pilar que é um museu de arte sacra que expõe pratarias, mobiliários, e imagens religiosas. Não saia da igreja sem conhecer o museu. A entrada do museu foi R$ 10,00 e estudantes pagam meia-entrada. Funciona de terça a domingo de 09h às 10h45min e de 12h às 16h45min.

 

Igreja Nossa Senhora do Pilar -Ouro Preto
Igreja Nossa Senhora do Pilar tem cerca de 400kg de ouro e prata em sua decoração.

 

Igreja Nossa Senhora do Pilar
A Igreja é linda do teto ao solo!

Praça Tiradentes e Museu da inconfidência

A praça Tiradentes é a praça mais famosa de Ouro Preto. Possui uma importância histórica muito grande, pois foi nela que a cabeça de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta. Na praça podemos visitar o Museu da Inconfidência que possui muitas informações sobre um dos momentos mais importantes de Minas Gerais: a Inconfidência Mineira. O museu reúne objetos, manuscritos e obras atribuídas a mestres famosos como  Aleijadinho.

Praça Tiradentes e museu da Inconfidência em Minas Gerais.
Praça Tiradentes
Museu da Inconfidência. Ouro Preto- MG
Museu da Inconfidência.

A entrada do museu foi R$ 10,00 e estudantes pagam meia-entrada. Funciona de terça a domingo de 10h as 18h. A entrada no museu é permitida até uma hora antes do fechamento.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Essa igreja estava fechada para visitação quando fui, mas ela é muito grandiosa e se destaca em Ouro Preto. Sua construção conta com obras de vários artistas famosos e vale muito a pena ir até ela. Mesmo não podendo entrar é uma obra grandiosa e linda de ver, dá pra tirar muitas fotos.

Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto-MG
Fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Crédito da imagem.

Igreja de São Francisco de Assis e Feirinha de Pedra-Sabão

A Igreja de São Francisco  de Assis é uma das mais famosas de Ouro Preto, isso por causa da influência do artista Aleijadinho. Eu já entrei na igreja e achei ela bem bonita, mas na minha última visita a igreja estava fechada para visitações. Mas é possível ver pela fachada da igreja uma boa parte de sua beleza.

Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto em Minas Gerais
Igreja São Francisco de Assis

 

Em frente à Igreja de São Francisco de Assis está a Feirinha de Pedra-Sabão. Ela tem esse nome porque a pedra-sabão é o principal material utilizado nas peças que encontramos na feira. Eu amo essa feira, tenho que ir lá sempre que passo na cidade. Os artesãos são maravilhosos, as peças são muito bem feitas e tem artesanato pra todos os gostos e bolsos.

Feirinha de Pedra Sabão em Ouro Preto Minas Gerais
Feirinha de Pedra Sabão em frente a Igreja São Francisco de Assis.

Sobre as igrejas, leia mais sobre as igrejas barrocas de Ouro Preto!

Caminhe por Ouro preto

Sei que Ouro Preto é bem íngreme e tem muita ladeira pra subir e descer. As ruas são de calçamento, é cansativo. Mas não existe forma melhor de conhecer Ouro Preto que caminhando. Só assim você conseguirá ver todas as belezas  da cidade: aquele artista de rua que canta enquanto expõe seu artesanato, as várias lojinhas de lembrancinha que eu amo, as lojas de doces… É tão bom parar e experimentar os sabores de Minas! Porque em Minas Gerais é assim, gostamos de ver, de tocar e de experimentar tudo.

Ladeiras de Ouro Preto Minas Gerais
Caminhando pelas ladeiras de Ouro Preto.
Ruas de Ouro preto Minas Gerais.
Não deixe de visitar as lojas da cidade-Experimente Ouro Preto!

Ouro Preto tem um clima único. Em qualquer estação você vai encontrar um friozinho de manhã e a noite, durante o dia geralmente faz bastante calor. Por isso sempre que for a cidade, leve um agasalho e roupas leves, calçados confortáveis para caminhada. Estes itens são sempre necessários em Ouro Preto.

Se tiver um tempinho a mais não deixe de visitar Lavras Novas,  distrito de Ouro Preto que vale muito a pena conhecer. Saiba mais sobre Lavras NovasInclua essa cidade linda e cheia de belezas naturais em seu roteiro. A Denise também já escreveu sobre Ouro Preto, se você quiser conhecer a visão dela da cidade é só conferir o post: 4 lugares impressionantes em Minas Gerais.

Leia também o post do blog Diário de Turista com dicas de o que fazer em Ouro Preto com cachorro.

Encontre passeios em Ouro Preto!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

4 lugares impressionantes em Minas Gerais

O que fazer em Lavras Novas

Patrimônios culturais de Minas Gerais

Uma viagem na História do Brasil por Minas Gerais

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.