Skip to content

Patrimônios Culturais de Minas Gerais

Dia 17 de agosto é o dia nacional do Patrimônio Cultural. Para comemorar esse dia, decidimos compartilhar alguns dos patrimônios culturais que Minas Gerais possui. O patrimônio cultural é composto por monumentos, construções, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas,  que possuem grande importância para a  memória, a identidade e a riqueza das culturas.

Minas Gerais possui vários patrimônios culturais, alguns deles reconhecidos como patrimônio  cultural da Humanidade pela Unesco. Vamos falar sobre  4 patrimônios culturais materiais, aqueles que podemos ver e tocar e sobre 3 patrimônios imateriais,  que são as manifestações artísticas, celebrações, saberes, ofícios e modos de fazer.

Para quem se interessa pelos sítios que são Patrimônio Mundial da Unesco, recomendamos o post do blog Berço do Mundo sobre o Patrimônio Mundial da Unesco em Portugal!

1- Centro Histórico de Ouro Preto – MG

Praça Tiradentes em Ouro Preto-MG
Praça Tiradentes em Ouro Preto-MG

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais importantes do país. Além das suas belezas naturais, a cidade possui uma grande importância histórica, cultural e arquitetônica.

Muitas riquezas foram retirada dessas terras na época da exploração do ouro. A cidade possui diversos templos religiosos onde podemos verificar a utilização do ouro na ornamentação dos mesmos. As igrejas possuem uma riqueza  artística muito grande, e as construções possuem  características do Barroco e do Rococó.

Encontre pousadas em Ouro Preto!

2 – Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas do Campo (MG)

Santuario Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo MG
Santuário Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo-MG

Congonhas é uma cidade linda e tem sua origem ligada a mineração do Ouro. A cidade é conhecida pelos famosos profetas de Aleijadinho. São 12 esculturas feitas em pedra sabão em tamanho natural  que representam os doze profetas. As esculturas ficam no Santuário de Bom Jesus do Matosinhos que também possui 6 capelas dos Passos,  com 64 esculturas que contam as passagens da vida de Cristo: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação e Coroação de Espinhos, Cruz-às-Costas e Crucificação.

Encontre pousadas em Congonhas!

 3 – Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG)

Igrejinha da Pampulha em Minas Gerais
A Igrejinha da Pampulha em Minas Gerais, faz parte da Conjunto Moderno da Pampulha.

Situado no principal ponto turístico de Belo Horizonte o Conjunto moderno da Pampulha foi o primeiro bem cultural  a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. Tombado em 1997 pelo Iphan e em 2014 pela Unesco.  O conjunto é formado por 4 edifícios:  Igreja de São Francisco de Assis,  Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Golfe Clube.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

4 – Mariana

Catedral da Sé em Mariana-MG
Catedral da Sé em Mariana

Mariana fica bem perto de Ouro preto e teve sua origem também na época da exploração do Ouro. A cidade tem um acervo arquitetônico composto de antigas pontes, capelas, Igrejas e monumentos que marcaram o passado.  Também possui lindos casarões que nos fazem voltar no tempo ao caminhar por suas ruas.

Encontre pousadas em Mariana!

5 – Oficio de Sineiro

Patrimônio cultural imaterial, esse é um oficio passado de geração a geração. Os sineiros têm o conhecimento  e saber, acerca dos toques dos sinos e vão passando de maneira informal a quem tem interesse. O toque dos sinos possuem uma linguagem especifica e conseguem passar uma informação para os habitantes de uma determinada localidade, de acordo com a forma que é tocado.

6 – Modo de fazer o queijo artesanal do Serro

Reconhecido pelo estado de MG desde 2002 como bem imaterial o modo de fazer, o queijo artesanal da região do Serro tem sua origem de longas datas, desde a chegada dos colonizadores portugueses na região. Eu já estive na região e posso dizer que o queijo da região é muito bom. Como prova temos vários prêmios mundiais!

7 – Folia de Reis

Só quem já participou de uma folia de Reis pode entender a grandiosidade dessa cultura. São manifestações culturais-religiosas composta por cantadores e tocadores devotos de santos católicos. Durante as apresentações são distribuídas bênçãos e recolhidos donativos . Essa é uma das celebrações mais antigas de Minas Gerais e um grande patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

Os 4 mais belos Santuários de MG

Viagem na História do Brasil por Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

4 Lugares impressionantes em Minas Gerais



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.