Skip to content

Os 4 mais Belos Santuários em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado repleto de belas igrejas e templos religiosos, mas  resolvi destacar os 4 mais belos e mais famosos santuários que Minas Gerais Possui: Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, Santuário Serra da PiedadeSantuário do CaraçaSantuário de São João Batista. Recebem o título de santuários, locais considerados sagrados e onde por devoção recebem diversos peregrinos, que geralmente vêm de várias regiões diferentes. Vamos falar sobre o turismo religioso que atualmente contribui para a alavancagem do turismo no nosso país.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva de setembro de 2020, cujo tema foi Lugares Religiosos.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

1 – Santuário do Bom Jesus de Matozinhos

O Santuário do Bom Jesus de Matozinhos fica em Congonhas-MG a 80km de Belo Horizonte. Ele é considerado uma obra prima do barroco mundial e foi tombado como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Conta-se que o Santuário começou a ser construído em 1757 depois que um fiel português fez uma promessa ao Bom Jesus em busca de uma cura para sua saúde debilitada. Após ter sua graça recebida ele se dedicou a construir o Santuário.

Jubileu de Congonhas em Minas Gerais.
O Jubileu de Congonhas é uma festa muito conhecida e recebe milhares de romeiros todo ano.

O santuário recebe no mês de setembro o Jubileu de Congonhas, conhecido por ser uma das maiores festas da cidade que, além de ser religiosa, é comercial. A cidade prepara uma grande feira onde os milhares de  romeiros que visitam o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, também podem aproveitar para fazer compras, conhecer o artesanato e cultura local.

Os 12 profetas de Aleijadinho em Congonhas-MG
Basílica do Bom Jesus de Matosinhos e as estátuas dos 12 Profetas de Aleijadinho.

O Santuário Bom Jesus de Matosinhos se tornou conhecido mundialmente por causa das esculturas dos 12 profetas. Elas são feitas em pedra sabão pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Elas foram consideradas pela Organização das Nações Unidas (Unesco) como Patrimônio da Humanidade desde de 1985.

Basílica do Bom Jesus de Matosinhos
A Basílica do Bom Jesus de Matosinhos.

 

Capelas no Santuário Bom Jesus do Matozinhos
As capelas que retratam a Via Crucis, ao lado direito da ladeira que nos leva até a Basílica.

Além de abrigar as  estátuas dos 12   profetas de Aleijadinho, o santuário  possui  seis capelas que ficam logo em frente a  Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, que ilustram a Via Crucis de Jesus Cristo.

Encontre hotéis em Congonhas!

2 – Santuário Serra da Piedade

A Serra da Piedade fica na cidade de Caeté a 48km da capital Belo Horizonte.  Ela abriga o  Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que é conhecido como “O coração de Minas”,  por abrigar a padroeira do Estado de Minas Gerais. O belíssimo conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi reconhecido pelo IPHAN  em 1956. O Santuário é constituído pela Basílica da Piedade, uma construção mais antiga e com uma arquitetura mais clássica e a Basílica Estadual das Romarias, uma construção maior que possui uma arquitetura mais moderna.

 

 Basílica da Piedade na Serra da Piedade em Minas Gerais
A Basílica da Piedade tem uma arquitetura mais tradicional. É simples e linda.

O santuário é visitado durante todo o ano por milhares de fiéis, que além de pagar promessas e agradecer por causas recebidas, aproveitam para apreciar a sua beleza. Ele possui uma das vistas mais lindas da região metropolitana de Belo Horizonte. O Santuário esteve fechado por alguns meses devido à pandemia, mas já voltou seu funcionamento com algumas restrições, sendo a principal, o agendamento das visitas.

Basílica Estadual das Romarias na Serra da Piedade-MG
Basílica Estadual das Romarias

 

Basílica Estadual das Romarias em Minas Gerais
Basílica Estadual das Romarias: Uma construção muito imponente, mas quando você entra, se surpreende com a sua simplicidade.

 

Vista da Serra da Piedade em Caeté-MG
Não podemos negligenciar a vista que temos do Santuário na Serra da Piedade.

Encontre hotéis próximos à Serra da Piedade!

3 – Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é uma das 7 maravilhas da Estrada Real. Ele fica em Catas Altas a 120km da cidade de Belo Horizonte. Posso afirmar que esse é um dos lugares mais lindos que conheci. Além de sua beleza arquitetônica, a beleza natural do Caraça é algo que marca nossa visita ao Santuário. Ele é composto pelo primeiro templo Neogótico  do país e começou a ser construído em  1876. Também possui um museu, uma pousada, restaurante, uma lanchonete e diversos atrativos naturais e culturais.

Museu do Santuário do Caraça
Em destaque o Museu do Caraça. Ao fundo, a esquerda a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Os romeiros costumam subir da portaria até o Santuário a pé, para “encontrar com Deus”. Essa não é uma tarefa fácil, pois da entrada do complexo até o santuário são cerca de 14km de subida.

 

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens em Catas Altas-MG
A frente da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens está um lindo jardim e uma vista espetacular da serra.

A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens,  possui lindos vitrais, uma pintura da Santa Ceia do famoso Mestre Ataíde e uma torre de 48 metros de altura. É uma belíssima igreja!

Quadro Santa Ceia do mestre Ataíde Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Quadro Santa Ceia do famoso Mestre Ataíde

O Santuário do Caraça também nos proporciona muito contato com a natureza. O Complexo possui rios, cachoeiras, lagos e jardins. Acredito que seja impossível conhecer todo o local em um único dia.

Cachoeira Cascatinha no Caraça- Catas Altas
Não podemos deixar de mostrar um pouco da beleza natural do Santuário.

Encontre hotéis em Catas Altas!

4 – Santuário de São João Batista

O Santuário de São João Batista fica na cidade de Barão de Cocais a cerca de 100km de Belo horizonte. É considerado o primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho. A Matriz teve sua construção iniciada em 1763 onde antes tinha uma capela dedicada a São João Batista.  O templo possui altares folheados a ouro e o teto foi pintado pelo Mestre Ataíde.

Crédito da foto

A cidade de Barão de Cocais, também é repleta de atrativos naturais e pode ser uma boa pedida para quem busca turismo religioso e ecoturismo.

Encontre hotéis em Barão de Cocais!

Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:

Encontre terços, livros e demais produtos católicos!

Confira outros posts do tema Lugares Religiosos:


Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.