Santuário do Caraça: Uma das 7 maravilhas da Estrada Real

Que a Estrada Real possui muitas belezas todos sabemos, mas muitos não sabem que dentre todas elas existem as consideradas 7 maravilhas da Estrada Real. Já visitei 2 dessas maravilhas: a Gruta da Lapinha que contei como foi aqui,  e também o Parque Nacional da Serra do Cipó, onde conheci a Cachoeira da Farofa que  também já contei no blog. Hoje vou contar como foi conhecer mais uma delas: O santuário do Caraça!

Repleto de belezas naturais, artísticas e culturais o Caraça é realmente uma maravilha. Situado a mais de 1700 metros de altura, nos deparamos com cenário espetacular, confesso que fiquei de boca aberta diante da paisagem que encontrei lá.

Como Chegar

O Caraça fica a 120km de Belo Horizonte(BH) na cidade de Catas Altas. Como fica bem perto de BH é um destino ideal para um bate e volta. Saindo da capital BH devemos pegar a BR 381 sentido Espírito Santo até o trevo de Barão de Cocais, onde pegamos a MG 436 sentido Santa Bárbara. Aí é só seguir as placas que não tem erro. A BR 381 está em obras, por isso a viagem está demorando mais do que normal, por isso se programe, demorei 3 horas para chegar, um percurso que daria para fazer em no máximo 2 horas.

Como chegar ao Santuário do Caraça
Crédito da imagem.

Alugue um carro para ir ao Santuário do Caraça!

O Santuário

Resolvi visitar o Santuário do Caraça no final de agosto de 2019. Fui em um sábado de manhã com minha mãe, minha avó e meu namorado e posso dizer com propriedade que esse é um ótimo passeio para se fazer em família.

Ao nos aproximarmos do Santuário, foram aparecendo na estrada várias placas falando que estávamos chegando ao paraíso, o que acabou me deixando muito ansiosa para chegar logo, ao chegar na portaria, fomos parados e um funcionário nos entregou uma comanda referente as entradas que deveriam ser pagas na recepção. Aí começamos a subida, da portaria até o santuário são cerca de 14km de subida. É muito chão e acredite se quiser, algumas pessoas estavam subindo a pé, eu não recomendo isso a ninguém, agora se você gosta de bike é uma aventura e tanto, vimos muitos ciclistas por lá. Ao sair do estacionamento, somos acolhidos por um lindo lago, cheio de peixinhos coloridos.

Lagoa do Santuário do Caraça.

O Caraça é enorme e tem muitas opções de trilhas e passeios, na portaria recebemos um mapa, por ele fica fácil se orientar. Tem trilhas longas de até 8km e trilhas curtas de 1km, é só você escolher qual o seu estilo e partir. Mas vou falar sobre os atrativos naturais e as trilhas em outro post, hoje vou apresentar as belezas das instalações do Santuário, tem muitas coisas para conhecer, só ali no que eu chamei de Vila, a parte central do lugar.

Os principais prédios do Caraça estão nessa foto, local que eu apelidei de  “A Vila”.

O Caraça abriga a primeira Igreja Neogótica do Brasil. O templo começou a ser construído em 1876  e demorou 7 anos para ser finalizado. O resultado foi esse Santuário lindo e de  arquitetura única.

Santuário do Caraça em Minas Gerais

Santuário Neogótico de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Essa é a visão que temos da porta do Santuário.
Santuário Neogótico de Nossa Senhora Mãe dos Homens no Caraça
Esse quadro é enorme e chama muito atenção de quem entra no local.

Existem duas entradas para o Santuário, você pode entrar pela porta principal, ou por dentro da área destinada aos hospedes, onde também fica o restaurante que serve o almoço. Passei por essa segunda opção que  sai em uma porta lateral do templo, aí tive uma surpresa quando resolvi sair pela porta principal: Me deparei com uma vista deslumbrante.

Vista da saída do Santuário e local onde aparece o Lobo-Guará.

Nessa parte em frente ao Santuário é que acontece a famosa aparição do Lobo Guará. Os padres que moram no lugar, após anoitecer colocam comida bem no centro desse espaço, os hospedes sentam nas cadeiras ao redor e aguardam eles aparecerem. Como esses animais têm hábito noturno, só quem se hospeda no Santuário tem esse privilégio. Dizem ser um dos momentos mais especiais do Caraça.

Logo abaixo do templo temos um lindo jardim que foi muito bem projetado. Essa parte do Santuário é realmente encantadora, fiquei um bom tempo ali contemplando o templo e passeando pelo jardim. A fonte que fica no jardim pode ser apelidada de “Fontes dos Desejos”. Os visitantes que passam por ela fazem um pedido e jogam moedas para selar o pedido.

Jardim no Santuário do Caraça.
Olha que Jardim Lindo!

O museu

Quando cheguei no Caraça o prédio que mais me chamou atenção foi o do museu,  ele fica bem na entrada do Santuário e é todo feito de pedra. Achei o prédio tão lindo, ele se destaca tanto como o Santuário, achei moderno e ao mesmo tempo meio retrô, acho que por ser de pedra, não ter pintura. Eu sei, é controverso, mais foi o que senti. A construção é gigantesca e possui muita história pra contar, nele encontramos uma amostra de vários itens e peças que já foram usados no Caraça. Ao caminhar dentro dele fazemos uma viagem no tempo. São máquinas de costura, camas, panelas e várias coisas que eram usadas na rotina do lugar que já foi um colégio interno muito renomado e recebia vários jovens.

Museu dentro do Santuário do Caraça
Entrada do museu no Caraça -É uma construção maravilhosa!

Em 1968 um fogareiro foi esquecido ligado e causou o início de um grande incêndio que atingiu o prédio que hoje foi revitalizado e é um museu. Ninguém ficou ferido, mas nunca mais o colégio voltou a funcionar.

Causa do incêndio no Santuário do Caraça
Uma peça como essa que começou o incêndio no prédio.

Além da exposições histórica do Caraça, o museu estava expondo várias fotografias que mostram a flora e fauna da região.

Exposição no Santuário do caraça

O calvário

Calvário no Santuário do Caraça

O Calvário é um espaço que possui várias estações que mostram a Via Sacra. É um espaço lindo e que possui uma vista maravilhosa.

Esculturas do calvário no Santuário do Caraça
Uma das várias esculturas que ficam no espaço chamado Calvário.
Olha a vista que temos do Calvário!

Informações úteis

Vestimentas: Leve agasalho. Por ser muito alto,  venta forte e faz um friozinho de manhã e de tardezinha. Vá com roupas e calçados confortáveis, para conhecer o lugar você terá que andar.

Taxa de visitação: Durante a semana R$12,00; finais de semana e feriado R$ 18,00. Ciclistas e Idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças até 5 anos não pagam.

Horário de visitação: Segunda a Segunda de 8h às 17h. A entrada só é permitida até as 15:30 podendo permanecer até as 17 horas.

Alimentação: O Caraça possui uma lanchonete e um restaurante. Ao chegar no Caraça eu e minha família paramos na lanchonete e tomamos café. Nos serviram um bolo de milho maravilhoso( super indico), o preço é bem dentro da realidade, nada  diferente de uma lanchonete por aí. O restaurante serve almoço, é um self service sem balança que custa R$ 28,00 por pessoa. As fichas para o almoço devem ser compradas com antecedência pois existe um limite de fichas. A comida é bem simples, mas muito gostosa. Quem não quiser almoçar no local pode levar seu próprio lanche, existem vários lugares onde é possível fazer um piquenique. Não esqueça de levar sua garrafa de água. Lá há bebedouro onde você poderá reabastecer, mas se você for fazer alguma trilha, não vai achar pontos para reabastecer.

Lanchonete Santuário do Caraça
Café da manhã com a família no Caraça!

Hospedagem: Se você quiser passar mais tempo no Caraça, pode se hospedar lá. Eles possuem uma estrutura preparada para receber vários hóspedes. Como fui para passar somente o dia, não consegui ver os quartos, mas posso dizer pelo que vi, que é tudo muito simples, mas bem limpo, bem cuidado e aconchegante. Faça sua reserva para hospedagem no Santuário do Caraça!

Hospedagem no Caraça
Área onde ficam os quartos dos hospedes.

Esse foi um pouquinho do que conheci no Caraça, mas tenho muito mais contar, o que eu vou deixar para o próximo post. Espero que tenha deixado em vocês um gostinho de quero mais! Se quiser saber mais sobre o Santuário do Caraça entre no site.

LEIA TAMBÉM

Os atrativos naturais do Caraça

25 Cachoeiras Top de Minas Gerais

Congonhas do Norte: O paraíso do ecoturismo

Conheça a Cachoeira de Cocais

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

Banner Parceiro

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICASLOKAS

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.