Skip to content

As lindas Grutas em Minas Gerais

Eu sou uma frequentadora de Grutas. Apesar de ser um pouco  claustrofóbica, aprendi a lidar com o meu medo para conhecer as suas belezas. Confesso que não foi fácil, sentia um certo pânico e falta de ar no início, mas digo com certeza que valeu muito a pena! Aprendi que  existe beleza tanto em cima como embaixo da superfície. Apesar de não ser uma área turística muito conhecida e explorada, Minas Gerais leva muito a sério o circuito turístico das Grutas. Atualmente participam desse circuito 14 municípios que  oferecem ao turista várias atividades nas grutas e arredores, como caminhadas em trilhas e escaladas. Minas Gerais têm lindas Grutas, as mais conhecidas estão bem perto da Capital. Elas se destacam pela grandiosidade, beleza e diversidade que oferecem ao turista. Para maiores informações acesse o portal.

Alugue um carro para viajar por Minas Gerais!

Eu na Gruta Rei do Mato. Agora já consigo sorrir dentro de uma gruta, antes ficava apavorada!

 

Parque Estadual do Sumidouro e Monumento Natural Estadual Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha fica dentro do Parque Estadual do Sumidouro em Lagoa Santa que está a 50km de Belo Horizonte e 30km do Aeroporto Internacional em Confins. A gruta é considerada o principal atrativo do parque e foi eleita em 2011 uma das sete maravilhas da Estrada Real.

Entrada da Gruta da Lapinha

Conheci a Gruta da Lapinha em um bate e volta que fiz de Belo Horizonte a Lagoa Santa. As cidades são bem próximas  e você pode fazer o passeio em um único dia. O passeio dura em torno de 40 minutos é conduzido por um guia. Os salões são grandes e possuem uma iluminação especial que valoriza bem o lugar. Se você é escalador poderá escalar nos paredões que circundam a gruta. Para maiores informações entre em contato com a administração do local.

A gruta possui salões amplos que recebem iluminação especial.

 

Funcionamento: Terça a Domingo de 8h as 16h.

Valor de entrada: O ingresso custa R$ 25,00 e possui o benefício de meia-entrada para estudantes, crianças até 6 anos e  idosos acima de 60 anos. Só podem entrar no local crianças acima de 4 anos.

Informações importantes:

  • Pagamento somente em dinheiro;
  • Só entra quem estiver de sapato fechado sem salto;
  • Use roupas leves, não leve alimentos pra dentro da gruta, evite bolsas e sacolas;
  • Não há lanchonete nem restaurante. Quando fui, tinha apenas uma barraca  vendendo lanche, mas  tem um espaço muito bom para fazer um piquenique.

A gruta fica em um local muito bonito, rodeado por uma beleza exuberante. Nas instalações, há um museu bem legal que possui um formato de castelo. Lá você encontra amostra de rochas, informações sobre a fauna e flora local. Não deixe de  visitá-lo antes ou após o passeio na gruta.

Uma das amostras expostas no museu.

 

Faça uma caminhada no Parque do Sumidouro. Na portaria da Gruta você pode comprar ingresso para fazer uma visita guiada  pelas trilhas do parque. Escolhi a trilha que leva até a Lagoa do Sumidouro, é uma trilha dentro de uma mata fechada.

 

A caminhada é tranquila,  porém possui algumas subidas e descidas bem acentuadas. O trajeto também conta com a presença de escadas, então se você tem problemas de locomoção essa trilha não é muito indicada. A trilha me trouxe lindas surpresas, possui vários mirantes que nos garantem uma  vista maravilhosa da lagoa.

Lagoa do Sumidouro.

 

A trilha também possui um paredão com pinturas rupestres.

 

Informações importantes:

    • Ingressos somente na portaria da Gruta da Lapinha;
    • Use roupas leves e calçados adequados para caminhada;
    • Use e abuse do repelente, blusa de manga comprida e calça  ajudam a te proteger do pernilongos.

Encontre pousadas em Lagoa Santa!

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato está localizada no município de Sete Lagoas que fica a 68km de Belo Horizonte. Ela é de fácil acesso e fica no Km 472 da Rodovia BR- 040. Essa gruta é enorme, possui salões bem grandes com profundidades de até 30 metros com passarelas e escadarias que nos dão acesso aos seus salões. Essa gruta é bem maior que a Gruta da Lapinha.

Os salões são lindos e grandiosos.

 

A gruta é intitulada como “viva”, pois ela está em constante transformação devido a ação da água. Seus salões são lindos e eu fiquei impressionada com a grandiosidade da gruta, não é à toa que é a segunda mais visitada no Estado. O passeio dura em torno de 40 min. Existem muitas escadas durante o trajeto; não  é recomendada a visita para pessoas com dificuldades de locomoção.

 

Funcionamento: Segunda a Domingo de 8h as 16h.

Valor de entrada: O ingresso custa R$ 25,00 e possui o benefício de meia-entrada para estudantes, crianças  6 a 12 anos e  idosos acima de 60 anos. Só podem entrar no local crianças acima de 4 anos.

Informações importantes:

  • Pagamento somente em dinheiro;
  • Só entra quem estiver de sapato fechado sem salto;
  • Use roupas leves, não leve alimentos pra dentro da gruta, evite bolsas e sacolas.
  • Não há comércio no local, então leve seu lanche e garrafa de água.

Encontre pousadas em Sete Lagoas!

Gruta de Sobradinho

A Gruta de Sobradinho fica em São Tomé das Letras, já falei sobre ela em um post anterior. Essa foi a gruta que me deixou com um pouco de pânico, porque tem partes muito estreitas e baixas.

Gruta de Sobradinho.

 

Sair da gruta foi um pouco tenso pois eu tive que rastejar, mas  fui surpreendida ao encontrar um lindo paredão e um poço cor de esmeraldas, o que me fez esquecer as dificuldades para chegar ali. Nada melhor que nadar em águas cristalinas para acalmar a alma e o corpo. 

Minha visão ao sair da Gruta, só aí o passeio já valeu muito a pena.

Encontre pousadas em São Tomé das Letras!

Às vezes vencer o medo é a única forma de nos libertarmos para conhecer coisas belas e novas, eu tive que vencer o meu. Hoje sou apaixonada pelas grutas e vivo em um Estado que oferece muitas opções para visitação;  ainda existe muito mais para conhecer. Se você nunca fez um passeio em grutas, te aconselho a se aventurar, você vai se surpreender com as belezas que encontrará.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

25 cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais

15 destinos mais procurados em Minas Gerais

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.