Skip to content

O Lado nada Místico de São Tomé das Letras

São Tomé das letras é uma cidade do Sul de Minas considerada por muitos uma cidade mística. A Chica Denise já deu a sua visão carioca antes. Eu vou compartilhar  os pontos turísticos que conheci dessa cidade linda que merece ter sua beleza e potencial turístico divulgado. Você vai se surpreender com essa cidade!

Encontre pousadas em São Thomé das Letras!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Fui pra São Tomé em Janeiro de 2017 de carro, saindo de Belo Horizonte. A viagem foi bem tranquila, a estrada é muito boa e bem sinalizada. Quando você chega em Três Marias, tem placa indicando o caminho direitinho, não dá para  se perder.  A cidade está no topo de uma montanha de pedra, essa muito conhecida pelos mineiros, a famosa pedra São Tomé, utilizada em nosso artesanato.

O centro da cidade é bem bonitinho, típico de cidade do interior. São Tomé das Letras é rodeada pelas montanhas, as ruas são de calçamento e as casas, lojas e até igrejas  contam com as pedras em sua decoração. Separei um dia para visitar o centro da cidade. Tem várias lojinhas para fazer compras, os restaurantes são muito bons.

Principal rua do centro de São Tomé!

 

Achei essa igreja de pedra linda!

 

Quando você sai do centro da cidade e vai para a parte onde fica a maioria das pousadas, a estrada é de terra; a sensação é de estar na roça, a paisagem é  muito bonita e rural, as pessoas são bem acolhedoras e simpáticas. Fiquei acampada na Pousada Camping Elementais que fica próxima de umas 5 cachoeiras. Fui em uma época chuvosa, tenho uma dica pra quem vai acampar: escolha com cuidado onde vai montar a barraca, se cair um temporal e você estiver na parte baixa do terreno, pode ter sua barraca inundada.

 

A paisagem é linda, o clima rural nos acalma de imediato!

 

O legal é que tem várias cachoeiras umas bem perto das outras, o que te permite conhecer mais de uma por dia, sobrando tempo para explorar povoados próximos de São Tomé.

 

Cachoeira Eubiose.

 

Cachoeira Véu da Noiva. A água estava turva, porque na noite anterior tinha chovido muito.

 

Recomendo a visita ao lindo  povoado de Sobradinho. Lá encontramos   muitas belezas naturais, uma delas é a gruta de Sobradinho.

 

Povoado de Sobradinho.

 

Gruta de Sobradinho

A entrada do local já é muito bonita, na recepção tem um restaurante, e uma piscina enorme onde os visitantes podem desfrutar  da linda vista que o local nos proporciona.

Olha essa vista gente! Esse lugar é lindo!

 

A gruta é bem estreita, em alguns pontos você tem que rastejar, mas ao sair da gruta você se surpreende ao encontrar um lindo poço cor de esmeraldas. O passeio vale muito a pena!

 

Gruta de sobradinho. Ela tem partes bem baixa e estreita, mas vale muito a pena conhecer!

 

Pico do Gavião

Fui com meu carro e digo que fiquei bem arrependida. O guia  me enganou falando que o acesso não era tão difícil, mentira! O acesso  é difícil, a estrada tem muito cascalho solto. A subida é bem tensa, o carro desliza muito, tem que ter um pouquinho de experiência no volante pra fazer de boa, além de ter um carro um pouco mais potente. O meu é 1.6  acho que 1.0 não dá conta, o ideal é um 4×4.

 

Tem muito cascalho solto. Nessa foto ainda está tranquilo, quando começa a subir o carro desliza muito, fiquei um pouco assustada.

Achei que não ia conseguir chegar, mas graças a Deus chegamos a um ponto bem alto. Depois fica impossível ir de carro comum, você tem que largar o carro e começar a caminhar. Fui por volta de 14 horas, estava ventando muito, o tempo estava um pouco nublado, mas isso não nos impediu de apreciar a linda paisagem do local. A caminhada é tranquila, sem grandes dificuldades, mas acho que o guia é imprescindível para fazer o passeio. O caminho é bem isolado e não tem placas sinalizando, não encontramos ninguém no percurso.

 

Não é a toa que se chama Pico do Gavião. É impressionante que essa linda obra não tenha tido interferência humana, é perfeita!

 

Eu no Pico do Gavião!

 

Ao visitar o centro, aproveite para conhecer o ponto turístico mais conhecido de São Tomé: a famosa Pirâmide de Pedra. Do centro ao parque é uma caminhada de uns 20 minutos.

 

 

Eu dando uma de namoradeira, na casa de pedra logo abaixo da pirâmide.

 

Bem no centro em frente ao Banco Itaú tem uma pequena gruta, o comércio foi se moldando ao redor da gruta. Fiquei muito surpresa e impressionada com a vista que você tem em cima da gruta. Há uma escada na lateral que te dá acesso  a parte de cima. A vista é linda, não deixe de ir lá.

 

Achei muito interessante essa gruta no meio do centro comercial.

 

Vista de cima da gruta.

 

São Tomé das Letras proporciona momentos  e sentimentos únicos para cada turista, não perca a oportunidade de conhecer esse lugar lindo, que para muitos é mágico! Se você quiser saber mais sobre essa cidade acesse o portal.

No estado de Minas Gerais, há muitos outros lugares incríveis para conhecer. Confira também o post do blog Viajando na Janela com um guia de viagem para Ibitipoca (MG).

Encontre passeios em Belo Horizonte!

LEIA TAMBÉM

8 pontos que fazem São Tomé das Letras um lugar surpreendente

Circuito Janela do Céu em Conceição do Ibitipoca

Circuito das Águas em Conceição do Ibitipoca

Ecoturismo: Tudo que você precisa saber

Parque Estadual do Ibitipoca

 



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Banner Parceiro

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.