Skip to content

Minas Gerais e suas Riquezas

Sou uma mineira apaixonada pelo meu estado e isso não é novidade. Sempre deixei claro em meus textos o amor pela minha terra. Eu comecei a participar desse blog com o objetivo de  fazer Minas Gerais conhecida e sua beleza divulgada para o mundo.

Além de possuir cidades lindas e pontos turísticos deslumbrantes, a maior riqueza de Minas está nos mineiros. Somos nós, com nossa cultura, culinária e “mineirices” que fazem essa terra ser muito especial. Posso dizer que nunca encontrei alguém que conheça Minas e não goste. Posso citar o trecho de uma música muito verdadeira para começar essa conversa:

“Oh, Minas Gerais, Oh Minas Gerais,

Quem te conhece não esquece jamais, oh

Minas Gerais”

Cordisburgo em Minas Gerais
Cidade de Cordisburgo em Minas Gerais

Idioma Próprio

Mariana Minas Gerais
Bater papo com um mineiro é muito enriquecedor.

Somos conhecidos por possuir um vocabulário próprio. Poderia escrever um post só sobre o nosso idioma, o “mineirês”,  mas vou citar apenas algumas das palavras e frases que mais usamos por aqui, posso dizer que da lista abaixo, eu falo todas.

Arreda = chegar pra lá

Cambada = grupo de pessoas

Beagá = Belo Horizonte

Culiado = aliado

Di vera = verdade

Enrabichado= envolvido com alguém

Qui nem= igual

Chôvê = Deixa eu ver

Trapaiado = atrapalhado

Trem, troço, treco = qualquer coisa ou objeto

Uai = espanto, admiração, interrogação

Varado di fome = com muita fome

Atazaná = encher o saco Ex: Esse menino não para de me atazaná.

Cabuloso = estranho, complicado Ex: Essa história está muito cabulosa.

Panhá = pegar Ex: Vou panhá a roupa do varal.

Prus côco = mal feito Ex: Você fez essa comida prus côco, né?

Rachá os bico = rir muito Ex: Hoje eu rachei os bico no trabalho.

Trenheira = várias coisas Ex: Nesse quarto tem uma treinheira danada!

Capaz = de jeito nenhum Ex: Capaz que eu vou no mercado agora.

Abreviações:

Cadiquê = por causa de quê ;

Cê tá bão? = Você está bem?

Que qui cê tá arrumano? = o que você está fazendo?

Tô poco me lixano = não estou nem aí

Pertim = Pertinho

Cê = Você

Cêbesta sô = Você é besta (meu avô falava muito isso)

Manias dos Mineiros

Museu Abílio Barreto em Belo Horizonte

Nós mineiros temos muitas características que nos rotulam para o resto do país. Já ouvi que mineiro é pão-duro, calado, observador e muitas outras coisas. Vou falar sobre as principais características  dos mineiros.

Desconfiança

Bom, o mineiro é realmente desconfiado. Aqui dizemos que existem pessoas que desconfiam até da própria sombra. Mas, eu acho que isso tem mais a ver com cautela, somos muito precavidos, morremos de medo de sermos enganados ou passados pra trás, como dizemos por aqui.

Pão-duro

Nossa fama de sermos pães-duros é nacional, dizem que economizamos até nas letras, por isso encurtamos algumas palavras. Eu sou obrigada a admitir que é verdade. Temos uma mania de pedir desconto em quase tudo que compramos. Nosso lema é: “Quem não chora não mama.” Eu sempre peço desconto quando vou comprar lembrancinhas nas feiras e mercados. Já comprei caipirinha pela metade do preço na praia de Copacabana e tenho orgulho disso, e já ouvi várias vezes quando tento negociar o preço: “Você é mineira né?!?”

Discreto

Mineiro não é do tipo falastrão, que gosta de fazer barraco. Somos conhecidos como os “come-quietos”. Vamos ali comendo pelas beiradas, fazemos o que temos que fazer sem alarde. Conciliamos a ingenuidade com a perspicácia. Também somos muito literais, se um mineiro dizer que vai fazer algo, acredite, ele vai fazer.

Acolhedor

Somos conhecidos por ser  um povo muito acolhedor. É normal você ir se hospedar em uma pousada e ser tratado como parente. Se você visitar  5 casas em um dia, vão te oferecer um cafezinho em todas elas.  Se você não aceitar é considerado uma grande desfeita. Por isso tome um café, aceite o bolinho e o pão de queijo que lhe é oferecido. Nós mineiros somos assim, queremos agradar de todas as formas.

Caseiro

Nós realmente somos um povo bem caseiro, valorizamos muito ficar em casa, curtir a família, dizemos que gostamos de “curtir preguiça”. Não significa que não saímos ou viajamos, só que ficar em casa também é muito bom. Adoramos bater um bom papo ou prosa. Não se assuste se for visitar um mineiro e passar o dia todo na mesa da cozinha, conversando e comendo, pois adoramos uma boa história, regada a uma boa comida.

 

Culinária

 

Café da manhã mineiro
Café da manhã típico mineiro.

A culinária mineira é conhecida mundialmente. Posso dizer que nossa comida é realmente muito boa. Não é por acaso que existem restaurantes com comida mineira em vários países. Nós amamos cozinhar em um fogão de lenha com panela de pedra sabão, fazer doces no tacho de cobre entre outras delícias. Nossa comida é simples, mas muito gostosa. É até difícil selecionar apenas algumas dessas delícias para falar aqui, mas vou falar das mais conhecidas.

O nosso café da manhã é especial, tem pão de queijo, broa de fubá, biscoito de polvilho, o famoso queijo Minas e o cafezinho que não pode faltar. Para o almoço, temos o famoso, feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão e muito mais. Como ainda estamos de quarentena eu sei que muita gente está se aventurando na cozinha, então vou deixar uma receitinha pra você  nesse link. Já que não pode vir pra Minas, leve Minas até a sua casa!

Biscoito de polvilho
Biscoito de polvilho doce. Minha tentação!

 

Feijão tropeiro
Feijão Tropeiro, prato típico de Minas

São muitos os pratos típicos mineiros! Para conhecer mais sobre a culinária de Minas, leia o post do blog Viajando com Moises: Comida Mineira: quais os melhores pratos?

Belezas Naturais

O que seria de nós mineiros sem as nossas belezas naturais?!? São cachoeiras, rios, grutas, parques  e muitas outras que temos orgulho e adoramos divulgar para nossos visitantes. Não se assuste se um mineiro te falar que tem uma queda d’água logo ali (nunca acredite que é logo ali, se prepare para uma boa caminhada), e quando chegar lá, for uma cachoeira enorme. Temos muitas opções para os turistas, não deixamos a desejar em nenhuma área.

 

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Gruta do Maquiné em Cordisburgo Minas Gerais
Gruta do Maquiné em Cordisburgo Minas Gerais

Mineiro que é mineiro adora um rio e cachoeira. E se algum te falar que a água não está muito fria, não acredite. As águas das cachoeiras são muitos geladas, mas vale a pena um mergulho!

Cachoeira de 3 barras em Conceição do Mato Dentro
Não há nada melhor que relaxar nas águas geladas de Minas. Adoro!

 

Convidamos você a conhecer nosso estado. Minas Gerais é linda e possui uma ótima estrutura para receber os turistas, nossa simplicidade é repleta de aconchego e simpatia. Visite nosso estado e conheça essa peça rara que é o mineiro.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Leia Também:

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Mineiros x Cariocas: Será que somos tão diferentes

6 Cachoeiras próximas de BH



Booking.com

Encontre eletrônicos, utensílios domésticos, itens para viagens e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

aluguel de carros
Alugue com a Rentcars e fique livre de problemas!
seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!
easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!
passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.