Skip to content

Uma Viagem na História do Brasil por Minas Gerais

A história de Minas Gerais se mistura com a história do Brasil. Fatos que marcaram a história da nação aconteceram nas terras mineiras. Através deste texto quero mostrar a importância desse estado para a nação brasileira e como marcamos a história do país. Não sou historiadora, mas gosto de conhecer um pouco da história de Minas Gerais. Já conheci algumas cidades históricas em Minas e quero compartilhar com vocês um pouquinho do que sei desse meu estado lindo.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre passeios em Minas Gerais!

Centro Econômico

Exploração do Ouro

A região de Minas Gerais foi explorada por volta do século XVI pelos bandeirantes. Em 1720 a Minas de Ouro passou a ser conhecida como Minas Gerais. A região se tornou um importante centro econômico da colônia. Por causa da extração do ouro, rapidamente a região se tornou populosa.

 

Museu do Ouro em Sabará- MG
Museu do Ouro em Sabará- MG

Sabará sediou uma das mais importantes Casa Real de Intendência do Ouro do estado de Minas Gerais. Atualmente podemos conhecer um pouco da história da exploração do ouro no estado, no Museu do Ouro que fica na cidade. Estivemos lá em 2019 e tivemos o prazer de conhecer esse museu.

Museu do Ouro em Sabará
Essa pintura retrata um pouco do trabalho escravo na mineração do Ouro em Minas. Esse foi um passeio que fizemos em Sabará-MG onde conhecemos o Museu do Ouro.

Cidades mineiras como Ouro Preto, Sabará e Mariana participaram ativamente desse período do ouro da nação. Nessas cidades podemos ver a herança desse período nas várias igrejas, que possuem em sua decoração muito ouro.

greja Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto
A Igreja Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, tem cerca de 400kg de ouro e prata em sua decoração.
Cafeicultura

Após a época do ouro o estado voltou a se destacar na economia, com a cafeicultura, juntamente com São Paulo.  A produção do café logo se tornou a principal atividade da província e contribuiu para a industrialização da produção.

Colheita do café. (Fonte)
Mineração

Anos depois, por volta de 1930 a produção siderúrgica ganhou espaço. A exploração dos nossos recursos minerais voltaram a ganhar o foco da economia do estado e contribuiu para o desenvolvimento econômico da nação.

MM Gerdau- Museu das Minas e do Meta em Belo Horizonte
MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte. Ele conta a história da mineração e metalurgia que são atualmente as duas principais atividades econômicas do Estado.

A mineração também tem suas desvantagens. Em Minas já tivemos duas grandes tragédias com rompimentos de barragens. Além de causar um grande dano ao meio ambiente o rompimento dessas barragens causaram a perda de muitas vidas.

Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana MG
Rompimento da Barragem de Fundão no município de Mariana em Minas Gerais.

Brumadinho também sofreu com o rompimento de uma barragem da Vale. Infelizmente muitas vidas foram perdidas. Minas Gerais possui muitas barragens geradas pela mineração e hoje a população vive em constante medo de rompimento das mesmas. Brumadinho possui o Maior Museu a céu aberto do mundo, Inhotim, que graças a Deus não foi atingido por essa tragédia.

Inhotim em Brumadinho-MG
Inhotim: O maior museu a céu aberto do Mundo

Inconfidência Mineira

Com a queda da produção do ouro, a colônia passou a cobrar altos impostos na região. O que culminou em um dos movimentos  mais importante do estado – A Inconfidência mineira. A intenção era cortar relação entre a colônia e a metrópole. O movimento  foi uma conspiração que reuniu  proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, a maioria com posses. A conspiração foi descoberta e muitas pessoas foram presas. Tiradentes, que na época era militar, se tornou a figura mais conhecida da inconfidência. Ele foi condenado à morte, esquartejado e teve as partes do seu corpo espalhadas pela ruas como um aviso para  amedrontar e desestimular outras possíveis rebeliões.

Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes em Ouro Preto
Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes em Ouro Preto.

O museu da Inconfidência fica na cidade de Ouro Preto e nos proporciona uma verdadeira imersão na história da Inconfidência mineira. Além de documentos históricos, o museu reúne objetos, manuscritos e obras atribuídas a mestres famosos como  Aleijadinho.

Escravidão

Infelizmente o Brasil não ficou de fora da escravidão. Nosso país foi um grande comerciante de escravos, e usou a mão de obra dos mesmos para construir a nação.

O estado de Minas Gerais  também  foi marcado pela escravidão. Na época exploração do Ouro, os escravos que chegavam ao estado geralmente vinham da Costa da Mina, uma região no golfo da Guiné onde eles já tinham um certo conhecimento sobre mineração. Trabalhar com mineração era um dos trabalhos mais pesados e cruéis que esses escravos eram submetidos. Eles trabalhavam sem nenhuma segurança o que tornavam os acidentes como soterramento, desmoronamento, e afogamento, comuns.  Trabalhavam dentro de minas estreitas, com pouco oxigênio, sem nenhuma condição de higiene e em uma rotina exaustiva de trabalho. A expectativa de vida de quem começava a trabalhar nas minas era de cerca de 5 a 7 anos.

Mina da Passagem em Mariana-Minas Gerais
Entrada da Mina da Passagem em Mariana – Minas Gerais

Já visitei duas minas de ouro em Minas Gerais. Uma na cidade de  Mariana e outra em Ouro Preto. As duas foram visitas guiadas e fiquei muito chocada com as histórias que nos foram contadas sobre o sofrimento dos trabalhadores na época. Vou contar a que mais me chocou: “Os túneis cavados nas minas eram estreitos, e para os escravos entrarem eles tinham que ser pequenos. Então alguns eram escolhidos para serem castrados, iguais a animais, com faca, sem anestesia. Eles acreditavam que essa prática  impedia o crescimento deles.”

Um fato interessante dessa época é que as igrejas “dos brancos” não aceitavam escravos, apesar de a mão de obra de quase todas serem escrava. Como muitos eram obrigados a seguirem o catolicismo, os escravos decidiram construir suas próprias igrejas. Muitos roubavam ouro das minas para poderem enfeitar os templos. Temos lindas igrejas, construídas para os escravos em várias cidades de Minas Gerais.

Igreja Matriz de Santa Efigênia em Ouro Preto
Cidade de Ouro Preto e ao fundo a A Igreja Matriz de Santa Efigênia. Conta-se que foi construída por um escravo alforriado.

Turismo

O Brasil é um país lindo e considerado um paraíso tropical. A partir da criação do Ministério da Indústria, do Comercio e do Turismo, que o setor começou a ganhar mais investimentos. Algumas cidades consideradas turísticas recebem mais investimento e notoriedade, como o Rio de Janeiro. Sabemos que o Brasil é lindo e possui um grande potencial turístico que precisa ser mais explorado e divulgado. Atualmente muitas cidades possuem boa parte da sua economia  pautada no turismo.

Cachoeira da Zilda em Carrancas-MG.
Cachoeira da Zilda em Carrancas-MG.

Em Minas Gerais não é diferente. Apesar do turismo ter movimentado mais de 20 bilhões em 2019, o setor ainda carece de investimento e divulgação. Existem em Minas Gerais muitas cidades com grande potencial turístico e que não são muito conhecidas. Destinos como Carrancas, Lavras Novas e Conceição do Mato Dentro, possuem uma boa estrutura pra receber o turista, mas recebem pouca divulgação.

Cachoeira do tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
Cachoeira do tabuleiro em Conceição do Mato Dentro.

 

Catedral da Sé em Mariana -MG
Catedral da Sé em Mariana -MG.

 

Este post faz parte de uma blogagem coletiva de agosto de 2020, cujo tema foi “Viagem pela História”. Confira outros posts do tema:

 

Não viaje sem seguro viagem!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

 

LEIA TAMBÉM:

Cordisburgo: Conheça a Terra de Guimarães Rosa

Gruta do Maquiné : Um tesouro no circuito da Grutas

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem


Booking.com

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.