Skip to content

Dicas de passeios em Bonito (MS)

Há aqueles lugares que podem nos fazer sonhar através de uma foto. Uma fotografia sem filtro da natureza como ela é me fez colocar uma cidade na minha lista de desejos: Bonito. Certamente o nome é justíssimo. Um dos guias chegou a dizer que “Deus fez este lugar para tirar férias”. Neste texto, vou dar algumas dicas de como aproveitar esse destino incrível da melhor maneira possível.

A pequena cidade no estado do Mato Grosso do Sul é referência de turismo ecológico no Brasil. O turismo é a principal fonte de renda da população local. É um local pacato com baixos índices de violência.

Encontre hotéis em Bonito!

Para chegar na cidade, fui de avião para Campo Grande e reservei transporte de lá até Bonito pela empresa Vanzella. Esta empresa oferece traslados entre as cidades em horários específicos e deixam cada passageiro em sua hospedagem. Minha amiga teve problemas no voo e precisou que este transporte fosse remanejado. A empresa deu total assistência. Valeu muito a pena!

Não é definitivamente uma cidade com um leque de opções baratas, mas o motivo disso é facilmente compreendido. Os passeios de ecoturismo têm um quantitativo limitado de visitantes por questões de segurança e respeito à natureza. Não há jeitinho brasileiro: se o máximo de pessoas em uma atração for 10, 11 não serão aceitos. Diante disso, uma dica preciosa é RESERVAR COM ANTECEDÊNCIA, pois você corre o risco de não conseguir ir a uma atração se ela for muito popular.

Encontre passeios em Bonito e reserve com antecedência!

Uma das quedas d´água encantadoras de Bonito – Parque das Cachoeiras
Gruta Lago Azul

Os preços são padronizados o que vai variar é o atendimento de uma agência para outra. Isto acaba protegendo o turista de extorsões tão comuns em cidades turísticas. Lembro-me que perguntei quanto custava o transporte para uma atração em uma agência e depois perguntei a um taxista e o preço informado era o mesmo!

Vamos para assuntos relacionados ao roteiro. Fiquei 7 dias na cidade e não esgotei as opções. Então, é importante selecionar os lugares que mais deseja conhecer. Além disso, é preciso ter atenção para não escolher passeios no mesmo local. Muitos deles são no mesmo lugar, mas o receptivo é diferente. Por exemplo: optei por fazer Bóia Cross no Rio Formoso, mas havia a opção de subir o mesmo rio remando. Sinceramente, identifico-me muito mais com a escolha que fiz.

Boia Cross no Rio Formoso

A Gruta do Lago Azul é cartão postal da cidade, logo a ida é obrigatória. O local é de difícil acesso, logo não é recomendável para pessoas com mobilidade reduzida. É obrigatório o uso de tênis e capacete (fornecido no local). O chão é escorregadio, logo é necessário usar os corrimões para apoio.

Reserve um passeio guiado para a Gruta do Lago Azul!

As águas cristalinas deixam qualquer um boquiaberto… É muito bom ter um equipamento que possa fazer imagens subaquáticas.

Ilzani e eu na Gruta do Lago Azul
Aquário Natural

 

Acredite, é uma poça d’água

Meu roteiro incluiu os seguintes atrativos: Parque das Cachoeiras, Aquário municipal, Flutuação no Rio Sucuri, Boia Cross (Rio Formoso), Gruta do Lago Azul, Projeto Jibóia, Arvorismo Cabanas, Aquário Natural e Fazenda San Francisco (é no Pantanal, não fica em Bonito). Falo sobre a região do Pantanal em outro post.

Projeto Jiboia
Arvorismo
Arvorismo Cabanas

Ainda há muitos atrativos na cidade que não pude visitar. No blog Diário de Turista, há um post sobre o passeio no Balneário Municipal de Bonito (MS). Você também pode aproveitar sua viagem para fazer um bate-volta para a Fazenda San Francisco em Miranda para conhecer o Pantanal.

Acho importante listar algumas peculiaridades deste roteiro:

  • Não deixe de experimentar o sorvete assado. Na verdade, as sorveterias de Bonito têm uma obrigação moral de levar isso para o mundo;
  • O Rio Sucuri tem este nome, porque visto de cima lembra uma cobra sucuri. SÓ por isso!;
  • O Projeto Jiboia vale a pena apenas pelos animais. O palestrante domina bastante o assunto, mas ao menos durante a minha experiência, perdeu muito tempo com piadas perjorativas sobre crianças, por exemplo;
  • Não se deixe enganar pela transparência da água. O rio sempre pode ser mais profundo do que parece. Se não sabe nadar, aceite o colete salva-vidas para aproveitar seu passeio;
  • A história do “Boi de Piranha” realmente aconteceu (dizem que para o gado atravessar o rio era necessário enviar um animal fraco primeiro para que as piranhas se alimentassem e o rebanho pudesse atravessar em segurança). Porém, isto ocorreu em um tempo em que aconteceu desequilíbrio ambiental e pela falta de comida elas atacavam desordenadamente. Uma piranha não tem o sonho dourado de te atacar. Elas são animais carniceiros. Um cardume até passou por mim durante a flutuação no Aquário Natural e nada aconteceu. São até bonitinhas!

 

E aí?!? Partiu Bonito?!? Depois destas dicas, o que você está esperando?!

A Mariana Menezes do Travel Tips Brasil também passou 3 dias em Bonito ! Bora ver o post dela?

Siga-nos no Instagram, Youtube e Facebook!

Gostou do post?!? Compartilhe no Facebook!

LEIA TAMBÉM

Safári ecológico e passeio de chalana no Pantanal

 



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu seguro viagem com o cupom de desconto CHICASLOKAS5 na Seguros promo 



Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada e mãe de pets. Viajar e dançar são suas paixões.