Skip to content

7 Formas de ver os brasileiros, segundo estrangeiros

brasileiros

Quando viajo, uma das experiências mais interessantes para mim é observar como meu povo é visto pelo outro. Renato Russo costumava cantar “Piada no exterior”, mas nem sempre as coisas são assim. Neste texto, vou relatar alguns discursos que geraram minha curiosidade. Não vou discutir aqui se concordo ou não, mas acho interessante compartilhar um pouco do que ouvi por aí.

1 – Povo sensível e intenso

intenso

Chegando no aeroporto de Joanesburgo (África do Sul), ao ver meu passaporte, o funcionário sorriu e disse “Bom dia”. Conversamos um pouco e ele disse que morou no Rio de Janeiro por um tempo. Os olhos dele demonstravam alegria em relembrar tal tempo. Ele disse ao meu marido coisas interessantes… “Brasileiros choram”, disse ele sorrindo como se desejasse fazer o mesmo. E, por fim, disse a Joel “Se Denise diz que te ama, ela realmente sente isso”. Entendi que nossa intensidade nos sentimentos o encantava.

2 – Moças “para casar”

casar

Conheci um estadunidense que vivia no México que era um piadista. Ele fazia todo mundo que estava ao redor dar risada. Ele contou a todos que fora casado com uma brasileira e havia passado por um divórcio. Ele disse por diversas vezes que gostaria de se casar novamente, mas dizia que tinha uma preferência por brasileiras.

Cito também os uruguaios em Montevidéu que diziam que quando fossem ao Rio provavelmente não voltariam, pois encontrariam alguém e se casariam. Enfim…

Quando Joel veio ao Brasil pela primeira vez, um amigo próximo a ele disse que ele encontraria alguém e se casaria. Era só uma piada, mas como Deus tem um grande senso de humor, desta vez as coisas foram mesmo desta forma.

3 – Brasileiros falam espanhol

espanhol

Esse é um equívoco conhecido. Quando Joel diz que sou brasileira, logo perguntam se falam espanhol por aqui. A família e amigos do meu marido se preocupam em esclarecer que minha primeira língua é português a cada nova apresentação. Eles tentam de alguma forma evitar que eu me sinta ofendida… A tia dele uma vez disse “Joel disse que espanhol é completamente diferente de português”.

Engraçado…

4 – Um jeito de falar agradável

falar

Quando eu e Joel chegamos à Cidade do Cabo, o dono do apartamento que alugamos nos recepcionou no aeroporto e nos levou ao local. Quando soube que eu era brasileira, ele começou a disparar todas as palavras em português que ele conhecia. Ele disse a mim que amava a forma que pronunciávamos a nossa língua, mais especificamente que “O português brasileiro soava como música”.

5 – Um povo que se manifesta

manifesta+º+úo

Certa vez tive uma noite agradável de conversa com os amigos de Joel em Seattle. Quando falávamos sobre política, eles disseram o quanto admiravam que nosso povo fosse às ruas para dizer suas opiniões. Foi um momento de intensas manifestações pelo país e eu, inclusive, costumava e costumo participar das que considero favoráveis ao bem comum. Quando eu disse que costumava me manifestar, um deles apenas disse: “É perigoso, né?!?”.

6 – Um povo não muito bom com negócios

neg+¦cios

Esta observação em particular é uma contribuição de Joel. Muitas vezes quando saímos, meu marido notou que quando estamos prestes a fechar um negócio que provavelmente não será muito bom, somos alertados pelas pessoas mais improváveis. Uma vez estávamos em um hotel e lamentei que não tivéssemos usado o spa. A recepcionista prontamente nos informou que “O spa aqui não é muito bom”. Também houve muitos momentos em que deixamos de adquirir algo mais caro, porque fomos alertados pelo vendedor. Existem sim pessoas aqui que tentam arrancar dinheiro a todo custo, mas ainda há muitos que nos livram de ciladas.

7 – Um povo que fala com as mãos

maos

Mais uma contribuição do maridão… Uma das razões que fez Joel se sentir em casa é o fato de que gesticulamos intensamente durante os diálogos. Ele me disse que é uma característica pessoal dele usar as mãos enquanto fala e ir a um país em que todos fazem isso o faz sentir em casa.

E aí? Você também passou alguma situação parecida? Conte-nos! Vamos adorar compartilhar a sua história! 

LEIA TAMBÉM:

10 coisas comuns no Brasil e incomuns em outros países

5 motivos para refletir antes de mudar para os Estados Unidos



Booking.com

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo



Booking.com

aluguel de carros
Alugue com a Rentcars e fique livre de problemas!

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.