Skip to content

Casei em Vegas: como obter a certidão de casamento no Brasil?

Neste texto vou trazer com detalhes as ações que precisamos realizar para que obtivéssemos uma certidão de casamento no Brasil. Como contei anteriormente, casamos em Vegas. O casamento é reconhecido em qualquer país, porém para termos alguns direitos, é importante que tenhamos este documento. Ele foi muito importante para que Joel (maridão) obtivesse o direito de permanência.

Leia aqui –>> Casei em Las Vegas: a história de Joel & Denise.

Muitos optam por delegar todo o serviço para advogados, mas afirmo que com Google e bastante paciência, é possível fazer tudo com autonomia. Foi preciso casar novamente? Não. O que fizemos foi a transcrição do documento.



Booking.com

1º passo – Enviamos a certidão de casamento americana para o Consulado Brasileiro nos Estados Unidos da cidade de Los Angeles para legalizar o documento. Porém, as condições para legalização mudaram a partir de 14/08/2016 e o procedimento para legalizar mudou, como pode ser visto no link. Em síntese, este 1º passo não é mais da forma que fiz. Antes de qualquer coisa, é imprescindível legalizar o documento. Não deixe de ver as novas condições de legalização!

2º passo – Agora, já de volta ao Brasil, procuramos os serviços de um tradutor juramentado. Este irá traduzir a certidão de casamento americana. Recomendo uma tradutora que fez todos os serviços de tradução que precisamos (www.juramentada.com.br). Você também  pode contar com   www.sintra.org  (onde você encontra tradutores para quase qualquer língua!), ou  renfontes@gmail.com (irmão da Giselle, traduz inglês-português e vice-versa);

3º passo – É preciso levar a certidão de casamento legalizada e a tradução juramentada para registro em um Cartório de Registro de Título e Documentos. No Rio, procurei o 6º Cartório localizado na Rua do Carmo, Centro. Lembro-me que tive dificuldades de entender exatamente o que fazer, então enviei uma mensagem para sanar minhas dúvidas através do endereço eletrônico http://www.6rtdrj.com.br/ ;

4º passo – Depois de obter o registro dos documentos, procuramos o 1º Cartório de Registro de Pessoas Naturais da Capital do Rio de Janeiro para transcrição do documento. Este é o último passo, como estava com dúvidas, também acessei o endereço eletrônico do cartório e obtive todas as informações necessárias. Acesse http://www.cartorioilha.com.br.

11949443_523450597811504_1990677098474246295_n
Enfim, felizes para sempre!

Caso não viva no Estado do Rio de Janeiro, você pode fazer uso destas informações em seu estado. Os procedimentos serão os mesmos, você vai precisar localizar os cartórios para cada operação. Todo o processo tem um custo, então prepare-se. Para legalizar o documento, você gastará 20 dólares. O valor da tradução juramentada dependerá do número de páginas. Aconselho aos solicitantes que revejam os valores atualizados nos cartórios, mas tudo não sairá por menos de 500 reais.

Em breve, mais orientações! Chicas Lokas também é utilidade pública!

Siga a gente no Facebook e no Instagram!

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.