Santiago e Mendoza – parte IV – dia 1 em Mendoza
Segundo a Wikipedia, “Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se no oeste do país, nas bordas da Cordilheira dos Andes, sendo um importante pólo de produção de vinho e azeite, além de ser dos mais importantes pontos turísticos da Argentina”. Mas segundo meu “mineirês”, Mendoza é um trem lindo demais da conta, sô!
Mendoza é bem mais fácil de acessar (de transporte terrestre) via Chile (Santiago) que via Argentina (Buenos Aires). É que como está quase na fronteira entre esses dois países, são de 6 a 7 horas partindo de Santiago e umas 13 horas partindo de Buenos Aires. Como foi um destino altamente recomendado por vários amigos muito viajados (a Emile é quase expert em Mendoza e o Antônio é expert em mundo mesmo), eu confiei. E nos demos muito bem nisso! Também tive ajuda de nativos, amigos destes dois amigos e conseguimos ajustar nosso itinerário.
Escolhemos o hotel procurando em blogs de viajantes e optamos pelo Grand Hotel Venus . É um hotel simples, mas muito bem localizado, perto da maior praça da cidade (Plaza Independencia) e por isso, perto dos ônibus que fazem os passeios de “city tour”. Partimos bem cedo do hotel em Santiago e rumamos de TurBus pela cordilheira (eu já escrevi sobre isso aqui, da uma olhada). O plano era chegar ainda de tarde pra dar tempo de fazer o tour. Nem sempre eu faço esse tipo de tour, mas quando quero ter uma vista geral do lugar pra escolher onde eu gostaria de voltar depois, valia a pena. Até porque além de bem recomendado e bem barato, este tour (que durou umas duas horas) nos levou a entender melhor a geografia da cidade e suas quatro praças (falarei depois), mostrou os principais pontos, contou a história e levou até o ponto mais alto dentro do perímetro urbano. E eu simplesmente adoro ir até o ponto mais alto das cidades! No caso de Mendoza é o Cerro de La Gloria, a 980 metros de altitude do nível do mar. Ali no alto fica o monumento ao Exército dos Andes ( veja aqui , em inglês) Se você for a Mendoza com muito ou pouco tempo, vá a esse passeio. Recomendo!
Voltamos ao hotel pra tomar banho e descansar um pouquinho. Já escurecendo, fomos dar uma voltinha na Plaza Independencia e tirar fotos do letreiro que faz propaganda da cidade (nossas fotos ficaram um lixo de noite!), além de ver a feira de artesanato. Amamos ver essas coisas. O Tadeu porque ama um cacareco de viagem e eu porque adoro ver a cultura específica do lugar. Ele também gosta disso, mas o lance dele é mais o cacareco mesmo (#supersincera)…
Jantamos lá perto do hotel mesmo, numa pizzaria. Apesar do famoso Azafran, mega-super-bem recomendado pela Emile estar logo ali, a pizzaria ao lado oferecia duas taças de vinho mais uma pizza grande pelo equivalente a R$30,00. Foi mal, Emile…e o vinho era bom…Lógico, poxa, era de Mendoza, uahahah!!! Que jantarzinho bom!
Depois do jantar, fomos dar umas voltas pra lembrar o que é andar de calça jeans. Afinal, pegamos o maior calor em Santiago em Setembro e por lá a temperatura estava cerca de 20 graus. Delícia mesmo!
Bem, este foi nosso primeiro dia em Mendoza. Tivemos 5 dias por lá e vou contando aos poucos pra ficar gostoso!
Lembra de seguir a gente no Instagram e no Facebook! E lembra de seguir mesmo no face, porque se só curtir nem sempre vai aparecer conteúdo pra você! Por essas redes sempre tem alguma fotinho nova, um evento, uma frase fofa 😉
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo