Uma experiência surpreendente: conhecendo o Projeto Tamar
Clarissa Caleia é apaixonada por viagens, assim como muitos de nós. Ela atendeu nosso convite prontamente e preparou este post sobre sua experiência conhecendo o Projeto Tamar. Ela nos mostra como uma visita a este projeto pode ser surpreendente!
Em 2013, fiz uma viagem para a Chapada Diamantina. No retorno, em vez de ficar uns dias em Salvador, fiquei em uma cidade vizinha chamada Mata de São João. A cidade é uma gracinha, super aconchegante, mas se me perguntarem qual foi a cereja do bolo desse passeio, diria que foi conhecer o projeto Tamar da Praia do Forte.
Foi a primeira vez em que visitei um Projeto Tamar na vida. Ah! Anotem aí , é preciso conhecer! Primeiro, tenho de dizer que fui sem grandes expectativas, achei que fosse ver bichos e ler sobre eles, porém tive a grande sorte, de ir no dia de abertura dos ninhos de tartaruga marinha.
Sim! O dia em que as tartaruguinhas são soltas e (re)conhecem o seu habitat, o mar. A praia lotada de pessoas querendo assistir àquele espetáculo tão genuíno, alegre e comovente.
Lembro de uma criança que repetia o que aprendeu nas palestras do Tamar: “Puxa, que pena que entre tantas tartarugas que estão aqui, apenas uma ou duas chegarão na vida adulta”.
Acho que esse espetáculo é emocionante, porque além de presenciarmos a liberdade das tartarugas , também presenciamos a luta delas por sobrevivência. Ah! Que bom que existe um projeto que se preocupa com a preservação das espécies em extinção, protegendo-as das ações do homem.
Quer conhecer o Projeto Tamar na Praia do Forte? O endereço é Av. do Farol, S/N – Zona Rural, Mata de São João – BA, tel.: (71)36760321
E não esqueça…visite nosso Instagram, nosso Facebook e nosso Canal 😉