Skip to content

Madureira: expressão da alma do subúrbio carioca

Ai, meu lugar,
Tem mil coisas pra gente dizer.
O difícil é saber terminar,
Madureira! Ia-laiá!
Madureira! Ia-laiá!
Madureira!

Se você já organizou uma festinha ou teve que comprar uma quantidade enorme de lembrancinhas e vive no Rio de Janeiro ou adjacências, você já disse ou ouviu a frase “Vamos lá em Madureira”. O bairro é conhecido como um fervo comercial e há motivos reais para tal. Muitos vão ao famoso Mercadão de Madureira para adquirir produtos por um precinho camarada.

Na verdade, esse não é o foco deste post. Começo este texto, parafraseando uma música interpretada por Arlindo Cruz e confirmo que sobre Madureira há mil coisas para se dizer.

Este texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo #RIOunico (um grupo composto por blogueiros de viagem do Rio). Nada mais justo do que reservar um espaço para falar deste bairro.

Sobre o Parque Madureira…

Em uma manhã ensolarada de julho de 2018, fui ao Parque Madureira. Há espaço no local para caminhadas e para pedalar. É possível alugar bicicletas por lá através do sistema Bike Rio Itaú.

Seria melhor se houvesse mais árvores? Sim, mas ainda assim há algumas escassas áreas em que alguns visitantes se abrigam do sol sob a sombra de árvores.

Há referências ao período em que a cidade do Rio abrigou os jogos olímpicos. Sob o símbolo, há duchas em que a criançada raiz suburbana pode se refrescar.

 

Aquele dia de sol em que você sente falta de ser uma criança sem pudor…

Há também o prédio chamado Nave do Conhecimento, onde os visitantes podem acessar alguns computadores com informações sobre curiosidades em geral. Há também diversos cursos oferecidos lá como Robótica, por exemplo.

Nave do Conhecimento

Além do já mencionado, no Parque Madureira há pista de skate, quiosques e uma área de apresentações culturais. A entrada é gratuita e o parque funciona de 5h às 22h.

Em frente ao Portão 1 do Parque Madureira, há uma espécie de galpão chamado Shopping Popular. Além de haver diversas lojas de roupas e calçados, há alguns boxes administrados por mulheres oriundas de diversos países africanos que fazem tranças. Aproveitei a oportunidade para colocar um dread (apenas uma mecha)no salão Hula Afro. Em julho de 2018 custou 20 reais.

Em cada esquina, um pagode, um bar,
Em Madureira.
Império e Portela também são de lá,
Em Madureira.

Realmente, é possível encontrar pagodes rolando pelas ruas da noite de Madureira. As escolas de samba renomadas Portela e Império Serrano tem sua morada no bairro.


Real Seguro Viagem

Portela sempre tem apresentações artísticas com os passistas e participação da Velha Guarda. Vale mencionar que lá ocorre uma das feijoadas mais famosa do Rio todo primeiro sábado do mês. Para saber mais sobre as atividades da escola de samba, clique aqui.

Imagem com uma das atividades na quadra da Portela, obtida na Página do Facebook G.R.E.S. Portela

Em Madureira, a noite é uma criança…

Sob o Viaduto Prefeito Negrão de Lima, todos os sábados a partir das 22h ocorre um famoso baile charme.

Foto de um dos bailes charme, obtida na Página do Facebook Viaduto de Madureira

Sempre há shows por lá. Basicamente, as pessoas se reúnem e reproduzem passos coordenados. É legal! Saiba mais sobre o Baile Charme de Madureira e sobre algumas aulas de dança que ocorrem por lá!

Rio de Janeiro é uma cidade ímpar de riquezas naturais e culturais. Madureira expressa a alma do subúrbio carioca e prova que no Rio há muito para ver e viver.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Veja mais passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Conforme dito anteriormente, este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo #RIOunico, e tem como tema levantar atrativos turísticos interessantes espalhados pelos os bairros do Rio de Janeiro. Para acessar outros posts de outros bairros do Rio veja a lista abaixo:

O que fazer na Barra da Tijuca – Roteiro Turístico – O diário de uma viajante

Roteiro de 1 dia em Paquetá: o que fazer? – Despachadas

Um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro Olívia Garimpando por aí

11 dicas do que ver na Urca, o mais especial dos bairros cariocas – Destinos e afins

Divirta-se na Lagoa Rodrigo de Freitas – Viagens bacanas

Por que se hospedar em Copacabana no Rio de Janeiro (e o que fazer no bairro)? – 1 viagem 2 visões

LEIA TAMBÉM

Passeios guiados em Santa Cruz

Trilha da Serra do Vulcão em Nova Iguaçu



Booking.com

Gostou? Compartilhe no Facebook e Twitter !

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

passagens aéreas
Confira ofertas de passagens aéreas!
Banner Parceiro

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.