Skip to content

Ilhabela, os borrachudos, meu namorado gringo e eu

Borradudos de ilhabela

Ilhabela é, como o nome diz, bela. É maravilhosa. E eu acabo de voltar de uma semana de sonhos lá. Mas antes de falar tudo de bom do lugar (será em outro post, até porque a Roberta e a Tábata também estiveram lá um pouco antes de mim!), preciso salvar sua pele! Sim, você vai entender.

Quando se digita Ilhabela em qualquer mecanismo de busca do mundo, isso mesmo, do mundo, aparece esse enviado do coisa ruim, esse arremedo de cafanho, essa peste moldada em Mordor enviada para te atasanar: o borrachudo…Monstro cruel, habitante de águas frescas e transparentes, essa criatura maligna parece ter sido forjada nas entranhas do mal com o único intuito de te morder. Voraz chupador de sangue, ele espera um deslize seu e ataca. Resultado para a maioria das pessoas: uma bolota de pelo menos 15 cm de diâmetro, uns 2 de altura, fervente, inflamada e muito, mas muito coçante. E ouse coçar…fica roxa, quente e nunca some!

Ficou com medo? Ótimo, é pra ficar, porque agora vou ensinar tudo o que aprendi sobre essa peste e como se defender dela!

1. Borrachudo x Pernilongo

Medo define

Percebi na minha pele e confirmei alguns fatos por uma breve pesquisa na internet, aqui:

 https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-pernilongo-e-borrachudo/

O borrachudo é um bicho diferente do pernilongo. Enquanto o borrachudo vive mais na mata, perto de córregos e da mata e é da família Simulidae, o pernilongo vive mais dentro das casas (também na mata, claro) e é da família Culicidae. Os pernilongos mais conhecidos são aqueles que causam doenças, como o  Aedes aegypti (transmissor da dengue), o Anopheles sp. (vetor da malária) e o Culex sp. (chamado de “pernilongo caseiro”). Ao contrário do que se dissemina por aí, o borrachudo pode sim causar uma doença chamada de oncocercose. Portanto, se proteger contra as picadas deles é importante, mesmo que você não seja tão alérgico como eu.

Outra diferença é que, além de serem bichos diferentes (no caso, “bichas”, já que as fêmeas que picam!), os borrachudos e pernilongos têm mecanismos diferentes de picadas: enquanto o pernilongo usa um tipo de “agulhada” para sugar seu sangue, o nojento do borrachudo dilacera a pele e se refastela com o sangue. Por isso que é comum ver uma bolinha de sangue onde ele pica. O que provoca a reação alérgica nos dois casos é a proteína presente na saliva da fêmea. Essa saliva entra em contato com a circulação e provoca a reação alérgica que se manifesta em forma de bolota vermelha.

2. Repelentes

Repelente para borracchudo
Taca repelente!

Faz já um tempo que li esta reportagem da BBC Brasil

 https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/02/130221_repelente_dengue_brasil_lgb.shtml

Ela fala sobre como os pernilongos são repelidos no primeiro contato com o repelente conhecido como “DEET” e depois de algumas horas eles voltam e parecem ignorar o repelente. Desde então eu tinha parado de usar DEET porque além de sua duração ser menor, me parecia menos eficaz que a Icaridina.

Aí, antes da pessoa aqui ir para Ilhabela, o que foi que a pessoa fez? Comprou 3 frascos de repelentes à base de icaridina e foi ser feliz. Juro que achei que ia estar mega ultra protegida. Ainda na balsa comecei o festival de repelente. Fiquei toda amarga de repelente. E na primeira entrada na piscina ganhei tanta picada no cotovelo que meu cotovelo ta acabando de sarar hoje,  quase 7 dias depois! Ficou todo doendo e fervendo. Achei que não tinha passado suficiente. Me lambrequei mais…aí veio picada nas costas, no braço. Passei mais…vieram picadas nas pernas. Óbvio que tinha algo errado!

Repelente para borrachudo ilhabela
Meu herói na ilha!

Aí comecei a ouvir os conselhos do pessoal da ilha. E juro, não to ganhando nada, mas tenho que dizer…a melhor coisa em Ilhabela é o OFF verde. De todos os repelentes com DEET (sim, porque é isso que funciona contra o borrachudo, já que ele não é um pernilongo!!) é o que mais funciona. OFF verde de longa duração. O da tampinha laranja também funciona. O verde tem 25% de DEET enquanto o laranja (spray em lata)  tem 15%. Além disso o verde tem toque seco, isso é , você não vai ficar todo melado. Quando for comprar seu repelente, se não for desta marca, procure a mais alta concentração de DEET. Depois que comecei a usar o repelente certo, tomei só mais uma picada (só para constar, afff!) e fiquei livre!!

repelente borrachudo ilhabela
repelente que funciona contra borrachudos – OFF Verde

Aqui uma dica importante: você vai precisar de DEET para se proteger. Esse tipo de repelente é oleoso e dissolve o esmalte de unha. Nem precisa dizer que não vale a pena fazer as unhas antes de ir pra Ilhabela!

3. Pelo no corpo ajuda

Borrachudos em ilhabela
A serenidade no olhar quem não sofre – claro, não tem reação e é cabeludo nas pernas, onde o borrachudo mais ataca

Calma, não estou dizendo aqui para você não se depilar, hehehe!! É uma pura observação, um experimento realizado pelo meu bae… A gente ficou observando como a peste age…quando tem pelo na região, ele tem muito mais dificuldade de chegar à pele. Aí dá tempo de sentir e matar a criatura com um tapa. Mas… Se você não perceber, ele pica assim mesmo. Então, o pelo retarda, mas não impede 100%  as picadas

4. Mulheres parecem sofrer mais com a reação alérgica

repelente para borrachudo
Quem tem medo do borrachudo?

Meu relato nesta parte também é pura observação: não sei porque, mas as mulheres que vi tinham reações muito piores que a dos homens. Fato…vi homens e mulheres se coçando e reclamando das picadas. Também escutei relatos de pessoas do sexo masculino que foram parar no hospital de tanta reação alérgica. Mas observando as pernas das pessoas, vi que as reações  nas mulheres pareciam muito mais agressivas. O bae foi bem picado, tava cheio de bolinhas vermelhas. Até porque ele detesta cheiro de repelente e preferiu arriscar…bobagem, ficou todo picado! Mas estranhamente, a reação nele é minúscula. Vai entender…

5. O que fazer ao ser picado

borrachudos de ilhabela
Tentando fazer as pazes

A  picada do nosso inimigo é tão horrorosa porque ela causa alergia e inflamação ao mesmo tempo. Ela ferve, dói, coça…Para tratar delas, qualquer loção tópica ou comprimido deve ser composto de anti-alérgico +anti-inflamatório. Se você é muito alérgico, como eu, aconselho a ir ao médico antes e saber qual medicamento você pode tomar nesse caso, que combine as duas coisas. Eu precisei tomar o remédio e passar a pomada. A boa notícia é que funcionam! Imediatamente! A coceira começa a sumir logo e o inchaço some no dia seguinte. As manchas em uns 4 dias quase não aparecem. Então calma que tem cura!! Se você for picado e conseguir aplicar a pomada imediatamente, a reação é quase nenhuma… Na hora que vir a bolinha de sangue, taca pomada! Mas… Garanto que se usar o repelente certo você não vai sofrer!

*Em casos muito brabos, pode ser que a pessoa comece a ter febre ou se sentir esquisita. Não espere nada, se o sintoma for além de coceira e dor local corra para o hospital. Reações alérgicas são inesperadas e a gente não consegue fazer nada. O hospital da cidade fica pertinho de onde a balsa chega, ok? Isso é muito sério!*

Espero ter salvado sua pele com essas dicas…O borrachudo é parte do ecossistema da ilha. Eu brinquei muito aqui porque o sofrimento com a picada é algo real. Mas exterminá-los não parece a melhor solução do ponto de vista ecológico. Eles estão lá antes da gente…o jeito é a gente se adaptar!

Não deixe que esses monstros cruéis te afastem deste paraíso!

Encontre opções de passeio em Ilhabela!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!