Providence, Rhode Island
Umas semanas atrás, o Amor me avisou que ia ter que viajar por dois dias pra Rhode Island. Ele me falou: “ah, Rhode Island é lindo, mas não sei o que tem pra fazer em Providence, onde vou.” Só que ele também já avisou: “no finde a gente pode ir passear juntos por lá”. Claro que eu quis ir, né não?! hahah
Como Rhode Island fica a duas horas daqui, fomos de carro mesmo. Chegamos lá dia 5 de junho à noite. De cara começo falando do hotel… Ah, o hotel! O Graduate mereceu um post só pra ele 😉 O hotel fica localizado bem em Downtown, então a parte legal no centro da cidade da pra fazer a pé mesmo.
De curiosidade, o único filme que conheço que foi gravado lá foi Debi & Loide, ou “Dumb & Dumber”. Por isso o carro do hotel tem esse formato engraçado que mostrei no outro post…
Ver a arte de rua
Uma simples caminhada pelo centro, pela Washington Street, te revela um mundo de cores e talentos. Artistas locais (ou não) deixaram suas marcas nas inúmeras pinturas gigantes espalhadas pelos prédios da cidade!
Water Place
Esse é o lugar mais bonito no centro, na minha opinião… Você caminha ao longo do rio Providence. Em junho tem o festival “fire pits” e é quando eles acendem as fogueiras no meio da água. Infelizmente este ano é dia 22 de junho e eu não consegui ver. Na entrada do Water Place tem um corredor onde os azulejos foram pintados por estudantes. É chamado “wall of hope” ou “muro da esperança” e são centenas de pedidos de paz e esperança pintados por crianças e adolescentes.
Parque Roger Williams National Memorial
Providence foi fundada por Roger Williams, camarada que em nome da liberdade religiosa, saiu de Massachusetts para a região onde hoje é Rhode Island. Andando pelo centro, encontrei um parque que tinha esta placa aí da foto.
Resolvi caminhar prestando atenção aos prédios. Do lado do parque tem a igreja de St. John, que chama a atenção pelo estilo em pedras. Eu não cheguei a entrar, mas achei bonita pelo lado de fora.
Do parque subi para o Prospect Park e depois para o Capitólio.
Prospect Park
Fui caminhando mesmo, a distância é bem curta, até o Prospect Park, que é o lugar onde o Roger Williams foi sepultado. Lá em cima está a sua estátua. Como as crianças já estavam de férias de verão por lá, tinha muitas delas correndo sob os olhares das mães. É um parque pequeno, com gramado e que supostamente tem a vista da cidade. Bom… Com as árvores não deu pra ver muito… Vi a estátua e um pedaço do centro,com o Capitólio.
Capitólio ou State House
A visita ao capitólio é guiada e de graça. De hora em hora algum funcionário te leva pra conhecer o lugar… Te levam pra ver a biblioteca, ver onde os políticos se reunem e votam, chamam atenção para terceiro maior domo autossustentado. Só existem três no mundo – além desse o do Taj Mahal e um que não me lembro. Os que são maiores que esses não são autossustendados, hehe). O edifício tem 100 anos e é todo em mármore e ouro.
O homenzinho no topo é o carinha da independência (Independent Man) e já tomou mais de 27 raios, parece… Descobriram quando tiraram o bicho de bronze lá de cima pra restaurar. É oco, pesa uns 250 kg e é revestido de ouro de verdade.
Adorei a história do canhão: foi usado no século 16 durante a batalha de Gettysburg. Mas o último tiro nunca saiu: tava tão quente que a bala engasgou. Acharam lindo o treco com a bola engasgada e levaram pra exibir. E não é que a porcaria do treco ainda estava cheia de pólvora por dentro? Em 1927 resolveram abrir e veio o susto. Ainda bem que não tem mais risco hoje em dia, já que lavaram tudo e encheram de água pra garantir.
Depois que conheci o que tinha em downtown pra ver (daquilo que sei que tem pra ver), fui procurar saber melhor do Zoo em Providence. Eu tinha ouvido falar por alguém (talvez pelo Amor mesmo) que tinha um Zoo lá. Daí, imaginando que era só um zoológico, eu procurei no maps e apareceu como um parque municipal. Beleza, chamei um Uber. Só que chegando lá o cara não sabia onde me deixar. Daí que percebi… Não tem só um zoológico por lá… Tem um parque municipal cheio de atividades e todo fofinho! O parque é o Roger Williams Park. Na época em que o filme “Debi e Loide” foi gravado a cidade ainda não tinha sido restaurada e não era tão bonitinha como está hoje. Pelo menos o centro e o parque estão!
Andei o parque todo, fiquei por lá umas 5 horas! Apreciei tudo o que pude e fotografei muito 😉 . O lugar é ponto de diversão pra quem mora lá. Dá pra fazer piqueniques e passar o dia numa boa. Existe uma lanchonete que vende o típico pra um parque… Sorvete, cachorro quente, alguns sanduíches, sucos, refrigerantes… Não se come o “ideal” saudável, mas também você não vai morrer de fome se não levar um lanche.
Vou tentar compartilhar aqui o que vi com mais tempo e mais cuidado:
Jardim Botânico
Com inúmeras espécies do mundo todo, minha parte favorita do Jardim Botânico foram as rosas no Rose Maze. Lindo demais, tirei muitas fotos.
As estufas são também lindas, muito bem montadas e cuidadas.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção nas estufas foi esse jardim sensorial. São plantas comestíveis e principalmente de temperos. O cheiro do lugar é incrível e é uma experiência bem bacana.
Lago
O lago principal é lindo… Tem algumas pontes, caminhos laterais, bancos, pedalinhos…um charme. Mostrei algumas fotos no começo aqui dessa seção. Não sabia mais se tinha mesmo tirado fotos suficientes.
Jardim Japonês
O jardim japonês confesso que precisa de um carinho a mais. Está meio abandonado, mas mesmo assim ainda é bonito. A surpresa ficou por conta dessa blue heron (garça azul) que quase me matou de susto. Bom acho que assustei o bicho também. Um não notou o outro e ambos correram pra direções opostas. Depois que vi quem era, fui atrás filmar!
Zoo
Segundo a Wikipedia: “O Roger Williams Park Zoo de Providence, Rhode Island, contém mais de 150 animais de todo o mundo em ambientes naturais. Em 1986, tornou-se o primeiro zoológico da Nova Inglaterra a receber o credenciamento da Associação de Zoológicos e Aquários. Foi fundada em 1872 e é um dos zoológicos mais antigos do país.”
Além das exibições de animais de variados lugares do mundo, o zoológico também tem uma fazendinha onde é possível alimentar os bichinhos. Você põe 50 centavos no “dispenser” e enche a mão. Eles comem na sua mão. Quando não tem mais comida nos reservatórios é porque os bichinhos já comeram o suficiente!
Paguei U$17.00 para entrar. Confesso que achei meio caro, mas já tava mortinha de tanto andar por tanto tempo, então paguei e entrei… Mas consegui aproveitar a visita, mesmo com o cansaço. Como sempre, apreciei o belo trabalho de conscientização pela vida no planeta que este Zoo faz.
Detalhe pra foto do urso polar…
No final eu tava cansada igual a esse panda vermelho!
Eu falei aqui no blog do zoo de Washington e do trabalho de preservação deles, lembra? Se não, tá aqui o link do Zoo de Washington!
Conhecer novos lugares e ser surpreendido é muito bom! Ainda bem que aceitei o convite para um lugar “sem graça” como Providence, hehe!!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo