Coral Castle – Quando o amor constrói um palácio
Bom, o título desse post é bem poético, mas a história desse amor é meio triste… Ed Leedskalnin, nascido na Letônia, um país do leste Europeu, tinha 26 anos e estava super apaixonado por Agnes Scuffs. Ela tinha apenas 16, portanto 10 anos mais nova que ele e estavam noivos. Ela era a doce donzela de 16 anos (sweet sixteen), mas para ela, Ed era “velho demais”. Então, dois dias antes das bodas, a sweet sixteen desistiu do casamento. Ed, inconsolável, decidiu deixar a Letônia e morar nos EUA. Escolheu a Flórida para recomeçar a vida. Isso tudo aconteceu nos idos de 1920.
Entre 1923 e 1951, Ed escupiu mais de 1100 toneladas de rocha de coral marinho para construir sua casa. Sua casa era seu “castelo” e assim o Coral Castle, ou Castelo de Coral surgiu. Muita gente adora colocar mistério na história… Isso porque parece que ninguém notou que o cara tava construindo logo ali, com rochas que pesam toneladas, um castelo. Há quem diga que alienígenas o ajudaram. Como um homem de apenas 1,52 m de altura pode transportar e esculpir rochas tão pesadas?
Quando perguntado, Ed simplesmente dizia que usou matemática e alavancas. Tipo, “tê de boa!”. Na minha opinião, ele tava somente dizendo que todo mundo era muito besta e que é óbvio que tinha jeito!! E claro que ele teve ajuda, né? Precisa de caminhão pra trazer a coisa toda do mar e da outra casa que ele teve primeiro na Flórida. Ao que consta ele era muito baixinho até pra dirigir o caminhão, então óbvio que teve gente ajudando.
O pobre Ed apaixonado construiu o castelo esperando muito que um dia seu eterno amor, Agnes, a sweet sixteen fosse se interessar pela obra. Mas necas… Nem com muitas cartas e pedidos a moça quis. Ainda que triste, Ed sempre recebeu os visitantes em seu “castelo”. Ele era inteligente e metódico. A primeira regra: soar o sino da porta (sua campainha) firme e duas vezes. Se não fizesse exatamente assim, não tinha vista. Ora, se o visitante não pode seguir uma simples regra, não seguirá nenhuma!
Ed nunca mais se casou e parece que nem apaixonado esteve… Viveu seus dias em seu castelo, onde era o “rei”- a casa de um homem é seu castelo e ele é o rei! E ele era um rei um tanto machista… Imaginando que um dia sua sweet sixteen viveria com ele, construiu até um canto para “educar e disciplinar” crianças e… Sua própria esposa! Era um lugar onde uma pessoa pode por a cabeça e ficar imóvel escutando “conselhos” por muito tempo. É claro que ele não fez um canto para ele próprio, haha.
Outro fato interessante é o pórtico… A rocha que faz o portão pesa cerca de 9 toneladas, ou 9.000 kg. Quando Ed colocou o portão lá, uma criança conseguia girar com um dedo a pesada rocha. Hoje em dia o portão emperrou e nem mesmo 6 engenheiros trabalhando juntos conseguiram resolver o problema. Ed era mesmo esperto!
Também existe uma outra rocha pesada, de 3 toneladas, logo após a entrada. O visitante é encorajado a testar, sob supervisão dos guias, o quão fácil é girar a enorme rocha. Graças à engenhosidade de Ed é possível girar a rocha quase sem esforço!
Agora que contei um pouco da história do castelo, vamos à informação sobre a visita na prática!
A gente visitou o lugar no dia 8 de julho de 2019, num aroad trip pela Flórida. Saímos de Islamorada de manhã cedo e pensamos, “ah, vamos ver Miami”. Só que o amor tinha uma reunião de trabalho (por internet) e era bem no meio do dia e do caminho. Daí ele teve a ideia que eu deveria visitar o lugar enquanto ele fazia a chamada. Claro que Miami nunca aconteceu, choveu pra caramba e não dava tempo. Na verdade, nossas viagens são tão piradas que é até difícil criar roteiros aqui pro blog, haha!!
Cheguei ao Coral Castle, comprei o ingresso e entrei. O preço é salgado, pra falar a verdade 18 dólares por adulto acho muito, mas… Se você tá por lá, quer dar uma parada, quer ver algo interessante, vá! No meu caso foi super conveniente fazer algo divertido enquanto ele estava ocupado.
O lugar tem guias preparados e o tour é dinâmico: você entra e pega um tour que já está acontecendo e acompanha. Daí, quando o outro tour começa você assiste ao que perdeu no outro. Funciona super bem. Os guias sabem responder bem às perguntas e são super bem humorados, mesmo num calor de quase 40 graus (é a Flórida no verão, bebê!). No lugar você consegue também comprar sucos, água e refrigerante, além de sorvetes. Então, morrer de fome e calor não vai 😉
Aqui ta o mapinha do lugar que te entregam na porta…
O website está em inglês, mas super bem explicado: https://coralcastle.com/
Aqui eu não contei todas as histórias pra também não dar spoiller…mas também não deixei de contar coisas legais pra você ter um gostinho do que é a visita. Se for lá, lembra de contar pra gente!!!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo