Museu Abílio Barreto
O museu Abílio Barreto foi criado para contar a história da cidade de Belo Horizonte. Ele possui um acervo com peças originais do antigo Arraial Del Rei que era o nome antigo da capital Belo Horizonte. Além de apresentar várias exposições temporárias, o museu mantém exposto vários itens que contam a história da cidade, tem documentos, cartas, objetos e muitas coisas que nos remetem a uma viagem no tempo. Esse é um passeio cultural muito rico, gratuito e que está a disposição de quem quiser conhecer.
Encontre hotéis em Belo Horizonte!
A visita
Resolvi visitar o museu Abílio Barreto em um domingo de manhã, no mês de julho de 2019. Ao chegar no local fiquei bem impressionada com a beleza do lugar, o que explica a quantidade de pessoas fazendo ensaio fotográfico naquele dia. Existem dois prédios no museu, o que conta com as exposições e um casarão bem antigo, que descobri se tratar de uma das casas mais antigas de Belo Horizonte.
Infelizmente a política do museu não nos permite tirar fotos da parte interna. Não consegui tirar fotos da exposição, do espaço interno e nem do acervo histórico, por isso vou mostrar o que pra mim é um dos grandes destaques do museu: a parte externa.
Em meio ao jardim temos algumas relíquias e obras de arte expostas. Uma locomotiva a vapor, um carro de boi, um bonde elétrico e mais algumas peças.
O bonde é uma graça e está muito bem conservado, confesso que fiquei com muita vontade de andar em um. Esse bonde foi tirado de circulação em 1963 depois que essa modalidade de transporte foi extinta na capital. É o preço do progresso, fazer o quê?!
Ele ainda possui na parte interna várias propagandas das lojas daquela época. É muito engraçado ver como eram feitas as propagandas, como algumas palavras eram escritas de forma totalmente diferente de hoje em dia.
Quem mora em BH hoje, não consegue imaginar um carro de boi circulando pelas ruas, mas essa já foi a realidade da cidade. O legal é que muitas crianças que nunca viram ou ouviram falar em um carro de boi, ficam encantadas com a descoberta.
Achei essa estátua linda, pena que o reflexo no vidro atrapalhou a nitidez da foto. A maior parte dos itens em exposição na parte externa ficam protegidos nessa espécie de caixa de vidro, uma forma de conservar melhor esses objetos.
O casarão foi sede da antiga Fazenda Leitão e foi construída em 1883. É um casarão lindo e muito antigo. O legal é que não precisamos sair de Belo Horizonte para conhecer um casarão desses.
Um casarão de dar inveja e sua linda varanda!
Não podia deixar de dar uma de namoradeira na janela mais antiga de Belo Horizonte.
Informações úteis
O museu se encontra na Avenida Prudente de Morais, 202 , no bairro Cidade Jardim em Belo Horizonte.
Horário de Funcionamento: 3ª, 6ª, sáb. e dom. das 10h às 17h; 4ª e 5ª das 10h às 18h30
Entrada: Gratuita
O museu possui acessibilidade para pessoas com deficiência motora.
O local também possui um renomado restaurante.
Para maiores informações entre no site.
Encontre passeios em Belo Horizonte!
LEIA TAMBÉM
Bar do Museu Clube da Esquina em BH
Museu de Ciências Naturais PUC Minas
Museu do Futebol em Belo Horizonte
Circuito turístico Lagoa da Pampulha
Gostou? Compartilhe no Twitter e/ou Facebook ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo