Skip to content

Forte Ticonderoga – NY

Fort Ticonderoga

No primeiro fim de semana de agosto de 2019 (era um domingo) tivemos a oportunidade de visitar o Fort Ticonderoga (se diz “taiconderoga”). Pra falar a verdade, eu nem sabia do que se tratava. Mas a gente tinha ido de New Hampshire a Vermont visitar os nossos amigos e no domingo resolvemos que era dia de aventura! Nossos amigos têm um livro (guia turístico) de Vermont e aleatoriamente abriram na página do Forte. Eu tinha ido ao banheiro na hora em que eles olhavam o livro. Quando voltei pra sala, o Amor estava procurando as fotos do lugar na internet e perguntando se eu não queria ir. É claro que sim! Prédios antigos, vista linda, história… claro que eu queria. Ele me conhece bem, sabia que eu diria sim!

Fort Ticonderoga Canons
Baladeiro mostrando a artilharia do Forte
Fort Ticonderoga
Fort Ticonderoga

O Fort fica no Adirondack Park (uma área verde de 500 mil metros quadrados aproximadamente), dito uma das paisagens mais históricas dos Estados Unidos (isso dizem no site!). De Burlington, em Vermont, até o forte, são mais ou menos 1 hora e meia de carro (da cidade de Nova Iorque são 5 horas), passando por paisagens lindas com fazendas, cilos, cavalos, gado…. O Fort Ticonderoga fica no estado de Nova York, vizinho a Vermont. No caminho, muitas lojas que vendem maple! Vermont é pertinho do Canadá e, para quem não sabe, maple é tradição na Nova Inglaterra também! Claro que paramos na estrada para experimentar queijos e maple e tudo lembra muito meu estado natal, Minas Gerais! Linguiças e queijos numa paisagem com montanhas ao fundo, pastos e fazendas!

Giant maple syrup vermont
A garrafa gigante de maple na parada da estrada e eu

Seguindo viagem, chegamos ao Forte. A entrada custa por adulto e logo na guarita, você recebe uma moedinha dourada que serve para abrir a guarita de uma outra parte da visita – o Mount Defiance. A área do forte se divide, pois estradas e ruas passam no meio. Assim, a moeda deve ser guardada para usar caso você vá para a outra parte da visita. Se você quiser visitar só esta outra parte (vou mostrar aqui também) , você pode – pagando U$10.00 por carro (é o preço do estacionamento somente).

O forte foi construído entre outubro de 1755 até 1757 por um francês nascido no Canadá. Essa era época em que ingleses e franceses disputavam o território na fronteira Canada – Estados Unidos. É uma construção linda, com muralhas, painéis explicativos e pessoal uniformizado para dar um charme!

Forte Ticonderoga - canhão
Como não se deve atirar…O monte atrás é o Mount Defiance

A vista é maravilhosa – o forte é localizado no Lake Champlain e é cercado de natureza e verde por todos os lados. O nome Ticonderoga é de origem indígena norte-americana e signfica “junção enre duas passagens aquáticas”. Pelo mapa você entende:

Fort Ticonderoga History
Um pouco da história do Forte

 

Passagens aéreas
Pesquise passagens aéreas para sua próxima viagem para os Estados Unidos!

Existem vários tours  ao longo do dia e diversas atividades. Tem tanta coisa para ver e fazer que é um programa que pode durar o dia inteiro se você quiser (dá pra gastar até mesmo dois dias em coisas diferentes por lá!). Como teríamos algumas horas somente, deu tempo de ver o tour onde um guia uniformizado (com o uniforme dos franceses na época)  explicam como era a rotina no forte e como ao longo dos anos a guerra foi acontecendo. No final, os ingleses tomaram o forte no ano de 1777, durante a Batalha de Ticonderoga. Segundo o guia disse, foi  porque a munição estava toda molhada da chuva e não funcionou. Os soldados norte-americanos de plantão correram para trancar o portão, mas só fecharam e não trancaram. Resultado: os ingleses tomaram o forte e levaram 59 peças de artilharia (canhões) para Boston. Muitas batalhas se passaram neste forte, mas  para entender melhor a história, olhe o artigo aqui.

Museu mais recente no Forte Ticonderoga
Museu mais recente no Forte Ticonderoga

Existe um museu, recentemente inaugurado dentro das muralhas do forte. Ainda bem, porque o museu tem ar condicionado e o dia estava beeeem quente!

Parte dos dormitórios no andar superior no Forte Ticonderoga
Parte dos dormitórios no andar superior no Forte Ticonderoga
Museu e dormitórios no Fort Ticonderoga
Museu e dormitórios

A parte em que ficavam os apartamentos em que soldados e suas famílias ficavam pode ser visitada. Até as camas foram restauradas e você pode experimentar os colchões de palha da época. Sério, pode deitar neles sem problema.

Colchões de palha
Minha amiga aproveitando pra descansar na exibição de colchões de palha dos dormitórios
Exposição interativa Fort Ticonderoga
Exposição interativa – quão forte você é?

O forte começou a ser restaurado  no ano de 1921 e foi preciso viajar ao redor do Caribe para conseguir outras peças que os repusessem. Isso também é fato interessante na história do forte. Do lado de fora estão muitos, mas muitos canhões mesmo. Tivemos a sorte de estar lá também para a demonstração de meio dia do disparo do canhão (claro que não com a bala de verdade, senão matava alguém!). Mas dá pra ter uma ideia bem boa de como um canhão funciona e do trabalho que é carregar e atirar um treco desses.

Caribean route for canons at fort ticonderoga
A rota feita pelo Caribe para encontrar canhões para a reconstrução do forte
Fort Ticonderoga
Calor de lascar e a gente firme esperando a demontração…valeu a pena
Tiro de canhão
Tiro de canhão… ups

Existe também jardins lindos ao lado da construção. Fiquei encantada com o King`s Garden. Muitas flores coloridas dentro de uma muralha de tijolinhos aparentes. Super charmoso.

King´s Garden - Fort Ticonderoga
King´s Garden – Fort Ticonderoga
King´s Garden - Fort Ticonderoga
King´s Garden – Fort Ticonderoga

Depois fomos ver a segunda parte da visita, que o nosso ticket dava direito – o Mount Defiance. Seguindo pelo mapa que nos dão na guarita de entrada, não foi difícil encontrar. Usamos a moedinha e apertamos o botão verde (importante, hehe) e a guarita abriu. Paramos o carro lá em cima e… que vista! Você vê um bom pedaço do Lake Champlain e o forte, pequenininho , lá em cima. Comentei com o Amor que eles deveriam ter feito o forte lá em cima. Mas talvez aquele ponto fosse menos estratégico do que onde foi originalmente construído. Naquele tempo a guerra era uma maneira de estabelecer fronteiras e as estratégias eram para isso. Continuo achando qualquer guerra estúpida, mas…. é história né! Tem trilhas no lugar que você consegue fazer com um tempinho maior.

Vista do Mount Defiance
Vista do Mount Defiance
Vista do Fort Ticonderoga do Monunt Defiance
Vista do Fort Ticonderoga do Monunt Defiance

Bom, essa foi a nossa experiência no forte. Não tivemos tempo para muito mais, mas se você estiver a vim de um dia super divertido na sua viagem, sugiro visitar a página do Fort Ticonderoga . Espero conseguir voltar lá em uma outra ocasião porque fiquei com muita vontade de fazer o passeio de barco também!

Pencil Ticonderoga
Lápis Ticonderoga – “o melhor lápis do mundo”

Ah, sim, não poderia deixar de mencionar: a marca mais tradicional de lápis aqui nos EUA, aquela amarelinha com uma borracha vermelha na ponta se chama Ticonderoga! E é por causa deste forte 😉

Espero que nossa visita tenha te inspirado… da próxima vez que viajar pros EUA, que tal incluir um pouquinho mais de história no itinerário?! 😉



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!