Ecomuseu Itaipu
Eu contei aqui neste post sobre nossa visita à Usina de Itaipu. Naquele post eu contei sobre como a gente esperou um pouco para ir para a usina, pois nossa visita estava marcada para as 16h30 e ainda tínhamos tempo. E foi assim… Depois do almoço, olhamos sugestões de coisas para fazer perto da usina, para matar o tempo e também não atrasar a visita. E vimos o Ecomuseu. Partimos pra lá!
O Ecomuseu fica quase ao lado da Usina e foi construído para contar a história da hidrelétrica, contar um pouco da história da região, homenagear os trabalhadores que fizeram e fazem parte dela, além de relembrar as cidades inundadas pelo hoje lago de Itaipu.
À época do começo da construção, em outubro de 1982 (quando o alagamento começou) existiam cidades ao redor e para fazer possível a usina, seria necessário alagar a região. Com isso, mais de 8 mil famílias tiveram que ser indenizadas e realocadas: “Itaipu desapropriou 8.519 propriedades, atingindo aproximadamente 40 mil pessoas.” No museu a gente vê em modelos em maquetes o que aconteceu com a região. É possível saber sobre a história da usina e do alagamento também neste documento (pdf sobre a usina, do site oficial).
Destaque para a maquete imensa, que demorou pelo menos dois anos para ser montada, que fica exibida em uma das salas. As proporções foram minuciosamente calculadas e dá pra ter uma excelente noção da área alagada e também de como a usina impactou e impacta a região.
Quem te recebe no museu e tira suas dúvidas são os próprios trabalhadores aposentados da usina. Eles têm um imenso prazer de tirar suas dúvidas e contar casos da época. Mostram em fotos e contam como era a vida nos dormitórios, como era o trabalho e a rotina.
A porta de entrada – hoje entrada do museu – era o primeiro contado do funcionário com a usina. Se a pessoa passasse por esta porta, significava que já estaria contratado. Dali era só receber as instruções, equipamentos de segurança e partir para o trabalho.
Estão exibidos também objetos de época que contam também da história da região, não só da usina, como carros de boi, animais empalhados entre outros objetos, como materiais de escritório antigos e nem tão antigos assim (telefone de disco, estou entregando a idade, kkkkk!)
Do lado de fora, além dos objetos de época, existem mesas que podem ser usadas em eventos. Também existe um caminhão que foi utilizado na época da obra e que se pode ver bem de pertinho. Adoro máquinas pesadas e este caminhão me encheu os olhos 😉
Este museu deveria ser parte obrigatória da visita à usina, visto que se aprende muito sobre tudo o que envolveu a obra.O Eco Museu fica aberto de terça a domingo, das 8h00 até às 17h00. Se você estiver indo visitar a usina, vale a pena a paradinha. Os ingressos custam R$18,00 (valor inteiro) e idosos e estudantes pagam meia-entrada. Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001, Foz do Iguaçu/PR. É possível adquirir ingressos antecipados para o Ecomuseu Itaipu!
Confira opções de passeios em Foz do Iguaçu!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo