Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Eu sei que assuntos como zoológicos são polêmicos. Mas eu mesma mudei muito minha mente após visitar várias cidades e aprender sobre eles. A verdade é que os zoológicos públicos são em muitas vezes a última chance de salvar alguma espécie. Infelizmente, com o desmatamento, a falta de fazer cumprir as leis, o descaso de muitos e a falta de consciência ambiental fizeram com que perdêssemos inúmeras espécies. Os zoos são muitas vezes o último lugar de esperança para algumas espécies procriarem e haver alguma esperança de vê-las um dia de volta às nossas matas.
O Parque das Aves foi pensado como um santuário, um lugar de proteção para as espécies. A veterinária Anna-Sophie Helene e seu Dennis Croukamp, com as filhas, comprou uma área em Foz do Iguaçu na década de 1990 e idealizou o lugar. Com muito carinho, adotaram e receberam a seus cuidados animais que foram confiscados de traficantes ou foram trazidos de outro zoológicos.
O lugar existe hoje como um parque maravilhoso, aberto para a visitação – pagando a entrada de R$45,00 (inteira, vários descontos se aplicam). Foi construído de forma que nenhuma árvore da mata atlântica precisasse ser derrubada. Tive a oportunidade de visitar o parque com meus pais e meu marido gringo (lindo!) em novembro de 2019.
Começamos a visita vendo os flamingos. São tantos, incontáveis, encantadores. Seguimos caminhando e curtindo cada pio e cada peninha que víamos pelo caminho. Existem vários viveiros onde você pode entrar e ver as aves de pertinho (não pode tocar nelas, claro!). As aves têm comida à vontade e convivem com espécies diferentes ao mesmo tempo em áreas teladas, mas bem espaçosas. Enquanto tirava esta foto, um dos pássaros veio bicar o meu dedo do pé (foi mais uma cócega do que uma picada e eu tomei o maior susto, hahaha!!).
Amamos passar pelo viveiro dos tucanos. São aves encantadoras, coloridas, com seus bicos imensos. Em Foz é possível ver tucanos soltos na mata, livres. Estes no viveiro estão mais acostumados aos humanos, e ficam posando fazendo graça pra você. Alguns flamingos são também vistos com os tucanos.
Existem outras aves, como a harpia e outras de rapina. Todas devidamente identificadas pelas placas explicativas.
Destaque ao viveiro das araras. Uma explosão de cores e gritaria, hahaha! Elas ficam se exibindo e dando rasantes pela cabeça da gente. Infelizmente não deu pra flagrar nenhum desses voos rasantes, mas acredite, acontecem subitamente , heheh.
Amamos estar neste parque, respeitamos profundamente os animais e nos divertimos muito. Fico sempre feliz em saber que existem seres humanos fantásticos, como a família que criou este parque. Que os trabalhos continuem , sempre preservando nossos animais e nossa natureza!
Dicas:
- A visita pode durar o tempo que você quiser. Fizemos em uma hora, a caminhada é leve e bem acessível.
- Pode levar água, faz calor no verão.
- Passei repelente de insetos antes de ir, tem bastante pernilongo;
- O povo fica do lado de fora fazendo terrorismo pra vender água, mas lá dentro, mesmo que caro, dá pra comprar sim água e alguma comida, tanto no quiosque dentro do parque quanto na lojinha de souvenires.
- Programa pra TODAS as idades e tranquilo até para quem tem problemas de locomoção. Vale checar com o parque, mas tive a impressão que dá para ir com cadeira de rodas também.
Adquira um passeio pelas Cataratas e pelo Parque das Aves! Confira informações também sobre outros passeios em Foz do Iguaçu!
Mais informações na página do Parque: https://www.parquedasaves.com.br/
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo