Skip to content

O que fazer e não fazer em Sintra (Portugal dia 2)

Acho que muita gente quando pensa em visitar Portugal ouve falar sobre Sintra. Não é para menos, Sintra é um lugar maravilhoso, cheio de natureza e construções antigas. História por toda a parte, é sim um “must go” quando se fala de Portugal. E é claro que quando estive em Portugal, em dezembro de 2019, tive que ir ver Sintra. A primeira parte desta aventura de apenas três dias eu contei aqui neste post: Roteiro de 3 dias em Portugal

Eu já tinha visitado Sintra quando estive em Portugal em abril de 2006. Daquela vez foi na época do feriado de Páscoa. Em 2006 Portugal não era um destino assim tão modinha, então a cidade não estava loucamente movimentada. Acontece que em dezembro de 2019, quando Portugal é destino da moda, quando é inverno no hemisfério norte e essa parte não é tão atingida pelo frio e quando é um tempo de férias: entre Natal e Ano Novo…Boom! Mistura perfeita pra estar tudo lotaaaaaadoooooo!

visita ao palácio da Pena em Sintra lotado
Palácio da Pena em Sintra – lotado

E para você não passar as chateações que passamos, resolvi fazer este post pra dar dicas de como aproveitar Sintra melhor, contando o que teve de bom e ruim na nossa experiência. Não pretendo aqui te dar um relato exaustivo do lugar ou 100% das atrações. Quero contar o que vivi por lá, como sempre faço nos meus relatos. Então, começando do começo…

A época para visitar Sintra

CAstelo dos Mouros em Sintra
Alto do Castelo dos Mouros. Dezembro tem um clima ótimo, mas é bem cheio

Bom, certamente não recomendo para ninguém a visita na mesma época em que eu fui, entre Natal e Ano Novo. Como disse anteriormente, é uma época de férias e muitas famílias querem viajar juntas. Feriado prolongado, escolas e empresas de férias, claro! E leve-se em conta o frio do caramba que faz no hemisfério norte nesta época do ano. Aqui tava beeeem frio e tudo que a gente queria era qualquer lugar que não tivesse temperaturas negativas. Tinha ótimas lembranças do clima de Portugal, juntei as boas memórias com a vontade de ir pra um lugar onde a previsão era de pelo menos 15 graus centígrados…junte-se ao fato de que conseguimos passagens baratas. Embarcamos né! Lisboa foi até tranquilo, mas Sintra eu não lembrava de ser essa loucura toda. Mas é! Tem gente da Europa toda. E estando lá ainda me avisaram que entre maio até setembro é ainda mais lotado. Então, acho que evitar feriados longos e o verão seria a melhor escolha.

O meio de transporte

Querendo ir a Sintra, vá. Mas querendo paz, não vá de carro, pelo menos não na mesma época em que fui. Vou ser super sincera aqui…foi punk. Tipo, saímos cedinho de Lisboa e Sintra fica pouco mais de uma hora de carro de lá. Eram antes de 9h00 da manhã quando chegamos. Conseguimos achar uma vaguinha para o carro já eram 11h00. Mas explico melhor o motivo no próximo ponto (não foi só a falta de vaga). Por agora vou dizer que foi super difícil, estressante e tinha horas que achava que a gente ia bater com o carro de tão apertado que era. Estacionamentos lotados, ruas lotadas, gente pra todos os lados. Não foi nada fácil. 

Depois descobrimos que dá para ir de trem de Lisboa a Sintra e sem dúvida, teria ido assim se pesquisasse melhor antes. Às vezes um blogueiro de viagens não faz o para-casa, haha! Mas agora posso dizer que deveria ter olhado este site aqui, veja só: https://www.sintra-portugal.com/pt/De-lisboa-a-sintra-pt.html  Altas dicas de transporte em Sintra e eu super recomendo!

A visita ao Palácio da Pena

Palácio da Pena, Sintra, Portugal
Palácio da Pena

O Palácio da Pena é sem dúvida a estrelinha de Sintra. Todo mundo quando fala de Sintra fala do Palácio e não é pra menos, é lindo mesmo. Mas acontece que pouca gente sabia, incluindo a gente, que desde outubro ou novembro de 2019 não se pode chegar mais de carro por lá. Só mesmo de van, táxi, tuc -tuc ou outro veículo licenciado. Carro particular não é permitido por lá. Mas tem poucos avisos e a gente só acabou descobrindo quando o policial lá em cima estava desviando o trânsito. Foi por isso que demorou mais ainda pra gente achar vaga de estacionamento. O palácio fica lá em cima, na parte mais alta da cidade e tínhamos já subido 20 minutos. Outros 20 para descer….

Quando finalmente conseguimos sair do carro, fui a um dos vários lugares que vendem passeios turísticos na cidade, para ver como se poderia subir. Nos indicaram o ônibus. Descobrimos também que comprar os tickets com antecedência era a melhor escolha. Compramos então para o Palácio da Pena e também para o Castelo dos Mouros, afinal não ia dar tempo de ver muita coisa na cidade a essas horas. As entradas custaram cerca de 5 euros por pessoa cada atração. Uma coisa boa de Portugal em geral é que as atrações têm preços super em conta!

Palácio da Pena em Sintra
Palácio da Pena bem cheio

No final das contas, íamos subir com o ônibus, que custa só 7 euros ida e volta (é a opção mais barata). Mas a fila era tão grande que desistimos. Achamos um tuc-tuc e uma motorista super simpática que finalmente nos levou até lá. Custou 20 euros pros dois, só a subida. A descida fizemos de Jeep 4×4 , na parte aberta, e custou 5 euros por pessoa. Se você puder pagar um pouquinho a mais do que escolher o ônibus, recomendo. A dor de cabeça para pegar o busão seria imensa.

Dica para o Palácio da Pena: se quando você for visitar existir uma fila imensa, não se apavore e nem precisa pegar a fila como fizemos (mega revirada de olhos aqui!). A bendita fila é somente para visitar o palácio por dentro. A parte de fora você pode ir visitar à vontade pulando a fila, não precisa esperar. E é a parte de fora que vale mais a pena. Dentro é bacana sim, mas tem pouca história. O lado de fora é que tem paisagem, que pode tirar foto (dentro é proibido) e é onde você vai mesmo querer ficar. Se a fila encurtar, ok, vá visitar lá dentro. Mas meu conselho é fazer diferente do que fizemos e pular a fila. 

Em 2006 estava tudo super vazio, sem fila, tranquilo…podia subir de carro, podia ficar quanto tempo quisesse. EM 2019 ta tudo bem louco, muito cheio e difícil. Ainda assim, valeu bem a pena a visita!

Visitando o Castelo dos Mouros

Castelo dos mouros e palácio da pena ao fundo
Castelo dos Mouros com o Palácio da Pena ao fundo
Castelo dos Mouros com vista da cidade
Castelo dos Mouros com vista da cidade

Portugal é muito rica em história, desde a época dos Mouros. Foram muitas invasões, desde pelo menos o século VIII e muita da influência moura se vê nas construções, fachadas e hábitos dos portugueses. A fortaleza ou castelo é uma estrutura praticamente toda a céu aberto, pouco restou dos telhados originais. São torres e muralhas de pedra. Você passeia pisando, literalmente, em história. Uma sensação bem única. Fora a vista que você tem da cidade, das outras construções…Como o Palácio da Pena é a estrelinha de Sintra, o Castelo dos Mouros fica meio vazio. Então…

Dica para o Castelo dos Mouros: se seu objetivo é ter uma vista linda da cidade, ver o palácio da Pena de mais perto e sem entrar e curtir o clima maravilhoso de Sintra e ainda tiver pouco tempo, vá ao Castelo dos Mouros. Eu teria ido para lá direto e deixado o Palácio da Pena por último, já que vai ficando um pouco mais vazio conforme o dia vai chegando ao fim. Visite primeiro o Castelo dos Mouros e depois o Palácio da Pena.

Vista para a Quinta da Regaleira do alto do Castelo dos Mouros
Vista para a Quinta da Regaleira do alto do Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Quinta da Regaleira e Poço Iniciático

Poço Iniciático na Quinta da Regaleira
Poço Iniciático na Quinta da Regaleira

Quando a gente estava planejando a viagem para Portugal eu nem olhei muita coisa não. Já tinha passado tanto tempo por lá em 2006 que sabia direitinho onde queria voltar. Mas meu marido, graças a Deus super curioso, começou a fuçar a  internet e viu que existia um poço super interessante em Portugal.Outro fato é que, quando estava lá em cima do Castelo dos Mouros, vi uma construção super bonita lá em baixo e pensei: “ah, que pena que não vai dar tempo de ir lá”. 

Enfim, quando estávamos saindo da visita ao Castelo dos Mouros, o Amor começou a fuçar no celular e viu que o tal poço era o “Poço Iniciático” , ficava em Sintra e ele queria muito ver. Eu fui até os guardas e perguntei como fazia para chegar. Eles me avisaram que ficava na parte de baixo da cidade e que talvez eu não conseguisse ver mais: já eram quase 4 da tarde e o lugar ficava na Quinta da Regaleira, que fechava às 5h00. E quem disse que desistimos?

Quinta da REgaleira, sintra, portugal
Quinta da Regaleira

Foi então que encontramos aquele Jeep 4×4 de que falei antes. Ele ainda foi pegar mais gente pra justificar a corrida, então esperamos mais 5 minutos. Quando chegamos ao centro, ele apontou a direção e disse que não poderia levar a gente (acho que o veículo dele não era autorizado). E lá fomos nós, desembestados, andando por uns 15 minutos morro acima até a Quinta da Regaleira! E ainda havia fila para a visita, tão famoso é o lugar! A foto de capa deste post é do por do sol que assistimos por lá.

Quinta da Regaleira, logo após o por do sol
Quinta da Regaleira, logo após o por do sol

Ainda recuperando o fôlego, o Amor conseguiu comprar o ticket online e conseguimos entrar, uhuuuu!! Fomos direto ver o poço. Achamos que íamos ver só do alto, como na foto.

Mas qual não foi a surpresa quando descobrimos que se pode descer a escadaria até o fim? Foi muito legal! 

A Quinta da Regaleira era um lugar residencial e as razões da existência do poço são ainda incertas. Parece que teria a ver com algum ritual maçônico de iniciação, mas ninguém sabe dizer. Fato é que o poço ta lá, que é muito interessante e eu altamente recomendo a visita!

Como já era tarde, conseguimos ver apenas mais um pouco da propriedade, fotografar e curtir o por do sol, além de um cafezinho por lá. Foi mesmo uma pena não conseguir ver mais. Super recomendo a visita da Quinta da Regaleira…

Galos de Barcelos, famoso símbolo de Portugal
Galos de Barcelos, famoso símbolo de Portugal. Vimos vários visitando as lojinhas.

Quando foi anoitecendo, fomos ver as bugigangas de sempre, cacarecos de viagem nas lojinhas e também fomos jantar. Adoro bacalhau com natas e sem dúvida é minha comida favorita em Portugal!

Bem, como já disse, tivemos pouquinho tempo em Portugal. Sintra só conseguimos ver mesmo o que citei, mas recomendo o blog Estrangeira Viagens porque elas viram um pouco mais que eu e ainda têm um artigo todinho sobre os meios de transporte para Sintra. Acho que juntar mais essas informações não faz mal 😉

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 
 
passagens aéreas
Confira ofertas de passagens aéreas!

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!