Skip to content

Um Mundo Pós-Pandemia: Como as viagens serão afetadas?

Hoje falamos sobre o novo normal. Muitos dizem que é impossível continuarmos vivendo como antes da Pandemia de COVID-19. Mesmo depois que essa crise passar, ainda teremos de conviver com o medo de uma nova pandemia. Nada nos protege de uma nova contaminação.

Nós, viajantes, estamos muito apreensivos sem saber como essas mudanças vão nos afetar. Este post tem o objetivo de apresentar algumas mudanças que já estão sendo implementadas não só no Brasil, mas no mundo e o que os especialistas na área acham que irá mudar no turismo. Também oferecemos dicas do que você pode fazer para retomar a viajar com mais cuidado, logo que a quarentena acabar. Seguem informações importantes sobre as mudanças no turismo e como elas afetam a vida dos viajantes.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins
Eu, aguardando o horário de embarque para uma viagem muito esperada. Não imaginava que em pouco tempo, esse sorriso seria apagado pelo uso obrigatório de máscaras.

1 – Mudanças no Embarque

As mudanças vão desde o check-in a dentro das aeronaves. O objetivo é que o check-in seja a cada vez mais automatizados para evitar filas. A medição de temperatura e testes rápidos de COVID-19 também estão entre as novidades que podem ser implantadas pelos aeroportos. As empresas de aviação devem investir em higiene e treinamento para seus funcionários. Cogitam que tenham mais espaço entre as poltronas. Algumas empresas estão saltando bancos, ou seja, a capacidade total de passageiros da aeronave não está sendo utilizada. Também se cogita a   instalação de  proteções transparentes entre as poltronas. Todos os agentes de bordo devem usar luvas, touca e máscara, medidas essas que já estão implantadas. Também é feita a desinfecção de toda a aeronave após os voos.

Aeroporto Internacional de BH-Confins
O distanciamento entre os passageiros que esperam o embarque, também é um motivo de preocupação. Os procedimentos nos aeroportos jamais serão os mesmos, algumas mudanças vieram pra ficar.

 

Essas mudanças também afetarão diretamente o bolso dos viajantes. Elas trarão um custo a mais para as empresas, o que automaticamente será repassado para os clientes. Acredita-se que o número de voos devem diminuir o que também contribui para o aumento das tarifas.

2 – Hospedagem

As regras de higiene nos hotéis, pousadas e airbnb devem ser mais severas. O ideal é que o quarto seja higienizado após a estadia dos clientes. Também sugerem um  prazo de espera, para que ele seja utilizado pelo próximo cliente, alguns falam  de até 72 horas. Também é imprescindível que sejam disponibilizados álcool em gel e máscara aos clientes. O distanciamento dentro das propriedades também deverá ser observado, principalmente na hora das refeições. Uma das medidas para minimizar o risco, é aumentar a distância entre as mesas. Alguns hotéis e pousadas, já adotaram  medidas como proibir o uso de piscinas e saunas coletivas. As áreas de lazer tem restrições para uso. Antes de fazer uma reserva entre em contato com a hospedagem para saber sobre as novas rotinas para recebimento de clientes.

Uma orientação um pouco controversa é não se hospedar em quartos coletivos, nos famosos Hostels. Essa medida afeta diretamente o bolso de muitos viajantes.

 

Uma orientação é que sejam evitadas hospedagens em quartos coletivos, como hostels e albergues. Essa é uma medida que pode alterar drasticamente seus planos de viagem. Se você é como eu, que gosta de economizar e utiliza esse tipo de hospedagem para reduzir os custos da viagem, você precisa repensar essa opção. É necessário avaliar se vale a pena correr o risco ou economizar.

3 – Viagem para o Exterior

Cada país tem o seu protocolo para receber turistas.  A maioria, tem uma lista de restrições que proíbem a entrada de turistas de vários outros países, onde a contaminação é  considerada descontrolada. Os Estados Unidos, ainda mantêm a restrição de entrada de passageiros oriundos do Brasil.   Alguns países exigem apenas uma quarentena de 14 dias, com teste negativo de Covid, para os turistas que chegam ao país. Outros exigem certificado de vacinação contra o Covid19. Pelo Menos 20 países já liberaram a passagem de turistas imunizados, mas fique tento pois nem todas as vacinas são aceitas.

Países que aceitam todas as vacinas aprovadas no Brasil (CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen)

Costa do Marfim, Egito, Equador, Espanha, Finlândia, Islândia, Mali, República Dominicana, Suíça, Tailândia e Ucrânia.

Países que restringem uma ou mais vacinas aprovadas pela Anvisa

Anguilla, Alemanha ( não aceita a CoronaVac), Bahamas, Catar, Canadá, Costa Rica, França e Irlanda.

O ministério de relações exteriores possui uma lista de restrições de viagens para o exterior. Essa lista está disponível no site.  Para não ter sua viagem frustrada é fundamental que você procure informações antes mesmo de comprar sua passagem para algum outro país.

 

 

A dúvida é se vale ou não a pena ir para o exterior? Algumas pessoas não tem opção, devido ao trabalho ou outros compromissos precisam ir pra fora do Brasil. Outros já tinham viagem programada e não sabem se cancelam ou adiam. Enfim, tudo vai depender de você poder ou não atender as exigências de cada local. Temos que lembrar que as viagens também estão mais caras, nossa moeda está cada dia menos valorizada em relação às principais moedas de fora, como o Euro e o Dólar.

4 – Viagem local

A tendência é que os viajantes comecem a explorar destinos que estejam próximos de suas cidades, e que o turismo local seja valorizado. A preferência é que os destinos sejam em meio a natureza. Devemos dar prioridade a destinos onde podemos ir de carro, evitando o transporte público e aviões. Prefira locais onde você pode desfrutar de atrações ao ar livre. Evite filas e aglomerações. Os locais mais badalados ficam muito cheios em período de alta temporada e feriados, evite esses locais nessas datas.

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro-MG
A tendência é que o turismo de natureza seja mais valorizado pós-pandemia. Como eu já sou super adepta ao ecoturismo não vejo a hora de correr “pro mato”.

5 – Seguro Viagem

Viaje com segurança, não deixe sua sorte para o acaso decidir. Muitas pessoas foram pegas de surpresa pela pandemia e passaram muitas dificuldades. Nem mesmo as operadoras de seguro viagem esperavam por essa. A maioria dos contratos de seguro viagem não cobrem tratamento de doenças causadas por pandemias. Você sabia disso? Pois é, além de garantir a cobertura normal que estamos acostumados no contrato, também temos que nos preocupar com as demais cláusulas do mesmo.

Hoje os viajantes estão mais exigentes, vão sair na frente as operadoras de seguro que oferecerem uma melhor cobertura aos turistas. Acredito que muitos viajantes passarão a ler o contrato do seguro antes de assinar, afinal ninguém quer se pego de surpresa e se ver desamparado por algo que deveria lhes acolher.

 

 

Seguro viagem
Viaje com Segurança. Contrate um Seguro Viagem!

Faça cotação de Seguro Viagem!

6 – Adaptação às mudanças

Se você é um viajante resistente a mudanças, terá muita dificuldade a partir de agora. Mesmo antes da quarentena acabar aqui no Brasil e em alguns países, já estão se estabelecendo muitas mudanças no turismo. Precisamos nos adaptar e aceitar que por mais que elas possam nos privar de algumas experiências, o objetivo é zelar pela nossa saúde.

Por isso, organize suas próximas viagens com calma, procure saber sobre hospedagem, transporte e condições de atendimento médico do local. Procure fazer um seguro viagem que atenda às suas necessidades e cumpra as normas de segurança estabelecidas.

Se ocorrer algum problema com sua bagagem durante sua viagem como extravios ou danos, recomendamos que procurem os serviços da Voe Tranquilo. Eles podem oferecer suporte para soluções de tais problemas dentro do prazo de 5 anos, inclusive por meios judiciais se necessário. Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada!

Banner Parceiro

LEIA TAMBÉM:

Cobertura de Seguro Viagem em tempos de Pandemia

9 Coisas que estão Acontecendo na Quarentena

Invista no Turismo Nacional

 

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Encontre itens para suas viagens no Magazine Chicaslokas!

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!
easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!
passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.



Booking.com

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.