Museu Afro Brasil
Visitei juntamente com a Denise o Museu Afro Brasil em Junho de 2021. O Museu Afro Brasil, foi inaugurado em 2004 e se encontra dentro do Parque Ibirapuera em São Paulo, capital. Com grande importância cultural e histórica, o museu nos apresenta fotos, documentos, artefatos e muitos outros, que nos relatam a história da escravidão em nossa nação. Uma visita ao museu, deveria ser obrigatória a todos os brasileiros, afinal os escravos fizeram parte da história por cerca de 300 anos. Nossa nação foi construída pelos braços dos escravos. Todos deveriam conhecer essa lado sombrio da história brasileira.
- Se estiver procurando um hostel, recomendamos o Hostel Casa Azul!
Ao rodear o prédio podemos ver diversos painéis com pinturas referente ao universo afro. É um ótimo lugar para tirar fotos.
O museu possui um grande acervo, com pinturas, esculturas, gravuras, documentos, dentre outros, referente ao universo cultural africano e afro-brasileiro. Eles abordam temas como trabalho, arte, escravidão e outros que mostram a trajetória histórica e influencias africanas na construção da sociedade brasileira.
Exposições de Longa Duração
O museu possui exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. As exposições de longa duração são as voltadas para o universo cultural africano e Afro-Brasileiros. O espaço Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão nos mostra artefatos e ferramentas de trabalho que foram desenvolvidos pelos negros para a execução do trabalho. Muitas ferramentas que temos hoje são oriundas de ferramentas que os escravos usavam.
Exposição Temporária
No dia da minha visita também estava em exibição a exposição temporária “Heranças de um Brasil Profundo”, com obras sobre o universo indígena. Foram apresentadas fotos, vestimentas, materiais de trabalho e outras obras que fazem referência aos indígenas. A exposição estava muito linda, com fotos impressionantes. Não podemos esquecer que o Brasil era dos povos indígenas, antes de ser explorado.
Biblioteca Carolina Maria de Jesus
A Biblioteca fica dentro do museu e recebeu o nome da escritora, Carolina Maria de Jesus. Ela é autora da famosa obra: Quarto de Despejo. Nesse livro a autora conta como é a vida de uma mãe solteira em uma favela de São Paulo. A obra de Carolina teve repercussão internacional.
Na Biblioteca encontramos cerca de 15mil itens, como livros, revistas, artigos, documentos e outros materiais. Ela possui uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos e abolição da escravatura. É uma biblioteca que possui um material muito rico e vale a pena ser visitada.
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 / das 13:00 às 15:00.
Tempo máximo de permanência: 2 horas. O atendimento deve ser agendado pelo e-mail: [email protected]
Confira aqui o link para reserva de um passeio guiado gratuito em São Paulo:
Encontre opções de transfers e passeios em São Paulo!
LEIA TAMBÉM
Onde se hospedar em São Paulo: Hostel Casa Azul
Free tour pelo Centro Histórico de São Paulo
Destinos no Brasil: invista no turismo nacional
O que fazer no Bairro da Luz em São Paulo
O que fazer no Bairro da Liberdade em São Paulo
Roteiro de 2 dias em São Paulo
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo