Conheça o Museu da Imigração Japonesa no Brasil
A maior comunidade japonesa do Brasil se encontra no Bairro da Liberdade em São Paulo. É só andar pelas ruas da cidade para comprovar esse fato, porém, poucos sabem como foi o início da imigração japonesa no Brasil. Se você quer saber mais sobre essa história, indicamos uma visita ao Museu de Imigração Japonesa. Confira um pouco do que você vai conhecer ao visitar o museu!
O museu da Imigração Japonesa no Brasil além de informações históricas, também nos mostra um pouco da cultura e tradição japonesa. Esse é um passeio que eu considero essencial para quem visita o Bairro da Liberdade em São Paulo. Visitei o local em Julho de 2023 e vou mostrar um pouco do que eu conheci durante a minha visita.
O museu fica no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-Bunkyo. O museu foi inaugurado em 1978 com o objetivo de preservar e transmitir informações a gerações futuras.
O museu possui um acervo de mais de noventa e sete mil itens que pertenceram a imigrantes japoneses. Entre eles estão fotos, documentos, microfilmes, vídeos, roupas, utensílios domésticos, de trabalho, entre outros. O museu nos faz imergir na cultura japonesa.
O museu é interativo e possui muitos vídeos explicativos em seus espaços. Ele nos mostra a importância da imigração japonesa para o Brasil.
Os imigrantes vieram inicialmente para suprir a falta de mão de obra nas fazendas de café em São Paulo. Ao longo dos anos, mais imigrantes vieram para o Brasil e eles foram essenciais para a evolução do nosso país.
Engana-se quem pensa que a comunidade de imigrantes japoneses se estabeleceram somente em São Paulo. Eles se estabeleceram em várias regiões do país e foram responsáveis por alavancar a produção agrícola do Brasil. A comunidade japonesa introduziu técnicas mais eficientes na agricultura, passando pela contribuição científica e instalação de grandes empresas multinacionais japonesas no país.
O museu tem um espaço dedicado à cultura POP. Nesse espaço encontramos informações sobre Mangá, anime, programas de TV, música e outros assuntos que envolvem a cultura pop japonesa. O local também um espaço onde podemos aprender a fazer origami. A criançada ama esse espaço! Confesso que eu também gostei, mesmo tendo zero talento para fazer origamis.
No final da visita encontramos uma charmosa cafeteria, onde podemos tomar um café observando a linda vista do Bairro da Liberdade.
O museu é muito completo. Conta a história da imigração japonesa de forma cronológica. Ele é muito didático, interativo e muito bonito. Eu aprendi muito visitando o museu! Não sabia que a comunidade japonesa foi tão importante para o desenvolvimento do nosso país. Não deixe de visitar o museu, essa é uma experiência que vale muito a pena!
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 17h (entrada permitida até 16h)
Ingressos: R$ 16,00 (estudantes, idosos e crianças até 11 anos pagam meia entrada)
Entrada Gratuita: Todas as Quartas feiras.
Site: https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/
Se preferir, reserve um tour pela Liberdade + Museu da Imigração Japonesa!
Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em São Paulo:
Encontre mais passeios em São Paulo!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Faça cotação de aluguel de carro!
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
LEIA TAMBÉM
Free tour pelo Centro Histórico de São Paulo
Roteiro de dois dias em São Paulo
O que fazer no Bairro da Luz em São Paulo
O que fazer no Bairro da Liberdade em São Paulo
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem