Andando de metrô – parte I (em Santiago)
Quando comecei a escrever este post, ia começar descrevendo como perdi meu marido no metrô de Paris! Mas acredite que a história foi longa e o link já vai ficar aqui proque em breve público. O que eu queria mesmo no fim era ensinar a andar de metrô. Afinal de contas, nem todo mundo mora em grandes centros como São Paulo ou Rio de Janeiro e muita gente se perde ao tentar pegar esse maravilhoso transporte pela primeira vez. Tentarei ser objetiva e explicarei como fazer utilizando o mapa do metrô de Santiago que tem um pouco menos de linhas que o de Paris ou Londres e é mais fácil de entender ( se eu jogar de cara o de Paris você pode surtar).
Vamos entender a lógica do mapa:
As cores diferentes são pras linhas diferentes, L1 , por exemplo, é a linha vermelha.
Cada bolinha branca dentro da linha significa uma estação ou ponto de parada.
Cada bolinha branca circulada de preto significa uma estação em que se pode trocar de linha.
Agora um exercício, vem comigo:
Imagina que você está hospedado num hotel que fica pertinho da estação de “Los Leones”. Você, inteligente que é, vai pedir informação sobre qual estação é a mais próxima e alguém do comércio/pedestre/ambulante etc. irá te dizer onde fica a estação mais próxima. E aconteceu de ser essa no nosso exercício. Agora olhe o mapa e se localize. “Los Leones” é na linha vermelha (já te disseram!) à direita do seu mapinha, logo ao lado da estação maior “Tobalaba”. Achou?
Agora, você descobriu que tem uma festa no parque “O´Higgins” que tá bombando e você precisa estar lá. O que fazer?
Primeiro, descubra no seu mapa a estação em que se deve descer. Em geral, nos mapinhas em papel do metrô ou do hotel vem escrito onde se deve descer e qual a linha pros pontos principais. Se não, pergunte. Sempre pergunte. Daí, você descobriu que existe uma estação justo com esse nome! É na linha amarela. Procura aí! É na linha amarela, três bolinhas pra baixo da estação maior “Los Heroes”. Partindo de “Los Leones” como você chega?
Compre seu ticket na própria estação de metrô. Em geral, há descontos se você compra 10 tickets de uma vez ou compra algum cartãozinho. Sempre tem como descobrir na hora de comprar. Ticket em mãos, veja como a galera passa o cartão e não pague mico. Ou pergunte, você é turista, oras!
Partindo de ”los leones” você precisará chegar à estação “los heroes”, pois é lá que se troca da linha vermelha pra linha amarela. Você vai ver, ao passar da catraca, duas opções em geral (no caso das estações com cores diferentes, aquelas em que se troca de linha, preste atenção na cor também). Nesse caso, você vai ver as direções como títulos acima das entradas. Em “los leones” (seguindo este mapa) você vai ler: “Escuela Militar” de um lado e “San Pablo” do outro. Veja lá.
Pois, lido, agora escolha a direção. É só ver que pra alcançar a estação de troca “los heroes” você precisa ir em direção a “San Pablo”. Siga por essa entrada. Espere o metrô chegar, entre e se der sente. Porque como em toda cidade grande, tem horas de pico no começo da manhã e no fim da tarde. Então, cuidado também sempre com seus pertences que mão leve tem em todo canto do mundo. Agora, vai seguindo as estações que ele vai passando, uma a uma…”Pedro de Valdivia”, “Manuel Mont”, “Salvador” , “Baquedano” (estação de troca também, mas não desce nessa!), “Universidad Católica”….até finalmente “Los Heroes”. Desça nessa.
Daí, você não precisa de outro ticket. Ali mesmo você procura a linha amarela, vai ter indicações. Procure pela linha amarela com a direção que leva ao seu destino (Parque O´Higgins, lembra?!). Pra isso, você vai pegar o metrô direção “La Cisterna”. E de novo, vai acompanhando até chegar à terceira, que é finalmente seu destino, “Parque O´Higgins”. Da estação, saia vendo pra qual direção você quer ir. A boca é um excelente instrumento de tirar dúvidas. Pergunte se sentir perdido, sempre. Ok? Na volta, siga o caminho inverso, isto é , as direções inversas. Acho que deu pra entender, não deu?!
Pras cidades maiores, a lógica é a mesma. Existem inúmeros tutoriais de “como andar de metrô” pra várias cidades. Se for a Paris, procure se informar direitinho no tutorial de lá, por exemplo. Aprender nunca é demais. Informações de outros viajantes são sempre úteis!
Sou entusiasta do transporte público. Adoro andar de metrô, é tão simples e tão mais barato que táxi, por exemplo! Experimente fazer isso na próxima viagem, vale muito a pena. O metrô tem uma linguagem universal ou pelo menos quase universal. Isso significa que andar de metrô vai ser a mesma coisa em todo lugar. Vá de transporte público! Seja ônibus ou metrô. Mas vá e viaje muito 😉