Skip to content

Projeto Tamar Arembepe: uma iniciativa de preservação

Como boa mochileira nerd, eu não poderia deixar passar a oportunidade de conhecer o Projeto Tartaruga Marinha (TAMAR). Há mais de 30 anos, este projeto tem sido um diferencial no que diz respeito à proteção das espécies de tartarugas marinhas. O projeto é patrocinado pela empresa Petrobras e possui sedes em diversos estados. Em visita à localidade de Arembepe no município de Camaçari, logo na minha primeira manhã na cidade, procurei o projeto.

Após uma longa caminhada, percebi que o local estava fechado para reformas. Havia um aviso que orientava aos visitantes que enviassem um e-mail para o endereço eletrônico cv.arembepe@tamar.org.br.

Assim o fiz… Mas recebi uma mensagem de erro. Não sou mulher de desistir com uma mensagem de e-mail! Logo, dei início a um trabalho investigativo digno da Velma (Scooby Doo) com uso do Google. Consegui um número de telefone e fiz contato.

Denise (Velma crespa de Santa Cruz)

Natália (projeto Tamar Arembepe) me atendeu e foi muito solidária a mim diante do meu interesse e prazos curtos (eu tinha apenas mais um dia na cidade). Poucas horas depois, recebi uma mensagem via Whatsapp de Vanessa (projeto Tamar Arembepe) me convidando a comparecer ao projeto na manhã seguinte. Assim o fiz… Cheguei lá e tive uma visita guiada e PARTICULAR com a simpática Vanessa.

Vanessa (Projeto Tamar) e eu (Denise)

Tentei apreender as informações transmitidas; sei que aqueles dados foram elaborados com muitos estudos. Era tempo de desova de tartarugas marinhas (as mamães-tartaruga desovam de setembro a março). Toda a dinâmica funciona da seguinte forma: as fêmeas vão à praia à noite e colocam seus ovos. Os agentes fazem buscas por toda a praia a fim de encontrar ninhos. Para acompanhar o nascimento daqueles filhotes, eles fincam estacas na areia, sinalizando cada um.

Uma das estacas do Projeto Tamar fincadas para demarcar um dos ninhos.

Caso não haja evidência de nascimento de tartaruguinhas em 60 dias, eles retornam ao ninho e o abrem para descobrir o que houve. Algumas vezes alguns filhotes necessitam de alguma ajuda pois são mais fracos. É aí que os pesquisadores retiram os pequetuchos do ninho e levam ao projeto para receberem alguns cuidados. Depois disso, são levados à praia novamente, onde caminham para o mar para seguirem suas vidas.

Na minha visita, havia algumas tartaruguinhas da espécie cabeçuda recém-nascidas. Pareciam pequenos brinquedinhos, facilmente confundíveis com algo de plástico. Uma aparência delicada…

Tartaruga baby!
Coisa linda!

A devolução delas ao mar deve ser feita à noite ou no início da manhã, pois o clima de verão as mataria antes de que chegassem ao mar. Esta foi a única razão pela qual não pude acompanhar a libertação delas. No mês de dezembro, é comum que a equipe liberte os bebezinhos para ingressarem no mar e isto pode ser visto por aqueles que estiverem na região. Não esqueça: eles são soltos apenas pela manhã BEM cedo ou à noite.

Vi alguns animais que estavam no local, mas destaco a tartaruga verde (Cheloina mydas) chamada Popeye: um exemplar enorme que adora comer algas. Ele é um animal que está em cativeiro a vida inteira, logo a inserção na natureza não seria segura.

Popeye, seu lindo!

As outras tartarugas também tinham seu charme (a primeira tartaruga pente e as demais tartarugas oliva):

Ueba!
<3

 

O Projeto Tamar tem ações por várias cidades da costa brasileira. Vale muito a pena conhecer este trabalho tão interessante! O endereço do Projeto Tamar Arembepe é Estrada do Projeto Tamar, s/n – Arembepe, Camaçari – BA. O telefone de contato é (71) 99979-0392.

Divulgação Tamar

 

Agora, só falta sair do sofá e conhecer este trabalho! Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro…



Booking.com

Visite nosso Instagram, nosso Facebook e nosso Canal 😉

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com o cupom de desconto CHICASLOKAS5 na Seguros promo 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.