Skip to content

Safári ecológico e passeio de chalana no Pantanal: interação com a vida selvagem

jacaré pantanal

O Pantanal é uma das riquezas da natureza brasileira. Como não desejar conhecer esta região após assistir um documentário do Animal Planet?! Tenho um interesse que me é peculiar em conhecer maravilhas do mundo natural, ver animais selvagens em seu habitat e coisas assim. Na minha estadia no estado do Mato Grosso do Sul, não pude perder a oportunidade. Eu estava hospedada no município de Bonito. No local há algumas agências de viagens que oferecem passeios à Fazenda San Francisco no município de Miranda (a distância de Bonito é de aproximadamente 165km). Contudo, fiz contato direto com a fazenda e agendei minha ida ao local. Foi necessário contratar os serviços de uma empresa de transporte (EK Turismo).

Encontre hotéis em Bonito!

transporte pantanal

Optei por realizar o day use que inclui um Safari Fotográfico e um passeio de chalana. A ordem das atividades é definida pela organização da fazenda. Além disso, o pacote inclui o almoço que devo mencionar,é delicioso. Na sede da fazenda, há a presença de ilustres visitantes como emas e araras que costumam fazer um lanchinho no local.

Ema - Pantanal

Arara - Pantanal

Uma dica muito importante é vestir calças e usar MUITO repelente, pois acredite em mim, os mosquitos são os predadores mais vorazes do local.

Nossa aventura começou com o passeio de Chalana. Aves exóticas, jacarés… O visual é incrível e o guia trazia informações sobre os hábitos dos animais muito importantes. Nem mesmo os mosquitos horripilantes estragaram a beleza do local.

Ave do Pantanal

Foi muito bom saber, por exemplo, que as piranhas não têm o sonho dourado de comer pessoas. Ele informou que elas são animais carniceiros em sua essência que atacariam apenas em caso de desequilíbrio ambiental. Além disso, informou que acidentes envolvendo seres humanos e jacarés são casos isolados. Estes animais atacam quando  humanos mexem em seus ninhos ou quando há algo que o animal interprete como ameaça (ele mencionou o caso de alguém que caiu acidentalmente sobre um jacaré).

Falando nos jacarés pantaneiros, descobri que eles são capazes de saltar 1 metro fora da água! Clique no vídeo para assistir esta façanha!

Depois do passeio de Chalana e do almoço partimos para o Safari Fotográfico. O veado pantaneiro foi a estrela do da vez. Para aqueles que não sabem, este é um animal ameaçado de extinção e muitos deles deram o ar da graça durante o passeio.

femea de veado pantaneiro
Uma fêmea de veado pantaneiro

Não vimos nenhuma onça… De acordo com as informações, elas evitam os seres humanos e é muito difícil avistá-las. A probabilidade de encontrá-las é maior em passeios noturnos. Sobre estes animais, descobri que geralmente eles se ocupam de caçar os animais cuja população no espaço seja a maior. A mãe natureza em sua infinita sabedoria…

Para conhecer um pedaço do Pantanal entrei em contato diretamente com a Fazenda San Francisco e recebi todas as informações. Sentiu curiosidade? Faça o mesmo! Entre em contato com a Fazenda San Francisco!

Siga-nos no Facebook, Youtube e Instagram!

LEIA TAMBÉM

Dicas de passeios em Bonito

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Adquira seu seguro viagem com o cupom de desconto CHICASLOKAS5 na Seguros promo 



Banner Parceiro

.

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.