Skip to content

Minha família é uma viagem: turistando em Capitólio

Chicas Lokas apresentam Viviane Oliveira. A nossa loka da vez ama viajar em família e escreveu este post contando suas peripécias viajando com os pequenos e o maridão. Quem disse que não dá para viajar com as crianças? Ela é redatora do blog 4×1 diário de viagem, onde divide suas histórias com o mundo. Bora ler?

 

Para viajar é preciso parar de adiar e colocar o pé na estrada. Fizemos isso. Há algum tempo tanto eu como o Tiago estávamos loucos para conhecer alguns lugares de Minas Gerais. Não sabíamos por onde começar, foi quando vimos um post de uma prima minha em Capitólio. Ficamos admirados com a paisagem… Que lugar deslumbrante! Decidimos conhecer. Procurei hospedagem e vi que costuma ser bem elevado o valor da estadia em quase todos os lugares por lá. Não parei de pesquisar, e durante vários dias de pesquisa, vi que hostel poderia  ser a opção para a gente não ser impedido de viajar pelo medo de gastar muito. Depois de tanto pesquisar achei dois bem legais e que caberiam no bolso. Partimos por volta de 4 da manhã, deitei os bancos traseiros e coloquei travesseiros para Manu e Daniel continuarem dormindo até amanhecer o dia.

Booking.com


As estradas até lá são todas muito charmosas, mas essa me chamou muita atenção e tive que parar para registrar. Ao fundo o lago de Furnas, que mais lembra um mar e é tratado assim. É uma paisagem que chama muita atenção e acho muito válido uma paradinha neste ponto. Essa é a estrada que dá acesso para várias cachoeiras e ao ponto turístico mais famoso de Capitólio. O mirante dos Canions. Coisa mais linda de se ver!

Seis horas depois chegamos ao centro de Capitólio. Logo na entrada podemos ver como a cidade é encantadora. No centro há uma igreja Católica, que é uma coisa extraordinária de tão perfeita. Acabamento de primeira no interior da igreja e aquele ambiente bem tranquilo de interior por toda a parte.

Ao redor da igreja tem alguns bancos árvores e um bom estacionamento. A igreja fica em uma praça, e nos arredores tem restaurantes, bares, lanchonetes, hostels, sorveterias, cafeterias… Tudo muito gostoso! Provei todas as comidas que pude! Aquele feijão mineiro maravilhoso, com bacon, farofinha para acompanhar, torresmo… Vou falar: engordei pelo menos 5kg!

Finalmente chegamos ao Camping em que ficamos hospedamos nos primeiros dias. O Canios Camping Capitólio conta com uma área verde incrível, possui várias barracas para serem alugadas mas você pode estar levando a sua se preferir. Pertence às irmãs Regina e Emília.  As duas são amores de pessoa e bater papo é com elas mesmo. Há também quartos para serem locados, cozinha e banheiros bem grandes. É um lugar bem completo para você passear com sua família.

Sobre os atrativos da região…

Usina de Furnas

Ponto Turístico obrigatório é a usina Furnas. De lá você tem uma paisagem ampla de todo o lago e é uma vista que vale muito a pena. O acesso à usina é gratuito, tem uma cabine na entrada e é só avisar que vai ao mirante se perguntarem, mas não nos perguntaram nada.

Com tempo cinzento, ainda valendo!

Passeios…

Fizemos passeios ao ar livre e foi muito legal. Tinha essa mata dentro do camping e resolvemos explorar. Chegamos em certo ponto que o mato estava muito alto. Resolvemos voltar. Vou falar que nos 30 minutos que ficamos lá me senti naquele seriado, perdidos na selva e foi massa demais! Hahaha!

A partir desse ponto eu já estava pingando suor e os pernilongos me mordendo demais e voltei. Mas foi muito top e as crianças também curtiram muito.

Cânions…

Uma das paisagens mais incríveis que eu vi na minha vida. Ali do alto é uma sensação muito diferente que todos têm que experimentar ao menos uma vez na vida. É algo surpreendente o poder que alguns lugares tem de nos fazer repensar tantas coisas, de nos trazer uma carga positiva e nos motivar de um modo tão especial. A criação de Deus é algo que tem esse poder. Eu nunca vi ninguém triste olhando uma paisagem bacana. Senti algo ali que me fez querer escrever, fotografar e externar toda a arte que há em mim e que eu tanto curto. Caminhei por onde pude a fim de apreciar ainda mais esse ambiente e respirar esse ar puro.

Ali por perto há passeios de lancha que dão acesso para algumas cachoeiras que não seriam acessíveis caminhando. A famosa Lagoa Azul, por exemplo, só pode ser acessada de barco ou lancha. Tudo isso fica bem na entrada para o mirante. Ir ao mirante é gratuito mas por lá existem várias cachoeiras que a entrada é por algum valor específico. Os passeios são cobrados por pessoa e vale muito a pena, afinal nada mal um passeiozinho de lancha não é mesmo?

Sobre as cachoeiras…

Essa cachoeira da foto abaixo é bem simples, o acesso e gratuito. Em frente a ela tem também a Cascatinha. Se não estou enganada, para entrada nesta é cobrada uma taxa. Fomos a essa que além de não pagar tem uma pequena  trilha e umas pedras bem incríveis. Depois de colocar nossas roupitchas de banho aproveitamos bastante, e o legal é que a água não é gelada como de costume em cachoeiras. Meus filhos amaram ficar pegando pedrinhas e dessa forma eu pude fotografar e filmar bastante enquanto eles estavam distraídos.

Depois disso, o hostel…

Passamos alguns dias no Camping e depois fomos conhecer mais lugares e ficamos hospedados no Camaleão Hostel. Lá quem gerencia é o Ângelo, rapaz novo e com um jeito bem despojado. O Lugar é todo projetado para você relaxar e ficar de boa. Piscina, redes, sala de jogos, TV e sem contar na decoração que nos faz não querer ir embora dali. o Hostel fica em Escarpas do Lago que é bem próximo a Capitólio.

Sobre o Rapel…

Ângelo disponibiliza serviços como passeio de lancha e apel. É bem legal porque, você pode reservar a hospedagem e aventuras em um só lugar e com um preço melhor do que nos outros lugares por estar se hospedando. Daniel tem 2 anos e Manu tem 5, os dois fizeram rapel com Ângelo. Ela queria ir de novo! Foi muito massa mesmo! Rapel é uma experiência sensacional.

E mais cachoeiras…

Fomos até um parque onde tem várias trilhas e cachoeiras. O parque conta com piscina e restaurante e a entrada tem um custo que você se informa na recepção. Fizemos a famosa trilha do sol e foi onde descemos de rapel a essa cachoeira fantástica.

Essa cachoeira realmente fica funda no meio e é possível pular da pedra, mergulhar e nadar muito.

Não se esqueça de levar muita água e aproveite. Capitólio tem muitas cachoeiras e trilhas legais, mas não conseguimos fazer tudo o que queríamos, ainda assim ficamos mortos de cansados todos os dias e aproveitamos ao máximo.

Quer saber mais sobre Minas Gerais? Visite o post do blog Bora Descobrir!

Espero que tenham curtido comigo e até a próxima!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.