Road trip do Rio de Janeiro a Ilhabela
A decisão de ir para Ilhabela foi bem inusitada. Pura coincidência ter escolhido, apenas duas semanas depois da Roberta e da Tábata nos fazerem vontade com suas peripécias por lá (a Roberta vai contar direitinho no post como foi de BH a Ilhabela!), o bae escolheu que queria visitar a ilha. Pensa que fui eu que escolhi por já saber que era famosa? Errou…veja aí…
A viagem dele para o Brasil já estava marcada e ele pediu para eu escolher um destino de praia, pois ele queria relaxar na beira do mar, fazendo absolutamente nada por uma semana. Hmmm…tentador! Aí, eu tinha sugerido Ilha Grande. Ele resolveu fazer uma busca no Google por “islands in Brazil” e chegou à conclusão que TINHA que ser Ilhabela. Eu até argumentei que era muito pro sul, que era longe. E ele “ah, mas é SÓ um pouquinho a mais para dirigir por um lugar que vale a pena…” . Tá né… Assim surgiu a paixão e vontade de conhecer Ilhabela – a menos de uma semana de ele chegar ao Brasil!
E bora Airbnb para escolher o lugar ideal. Olha, fiquei muito pensando se deveria postar aqui ou não porque não queria destoar do nosso mote de tentar viajar em conta. Mas resolvi postar porque acho que a gente ainda despreza um pouco o potencial das lindas casas para alugar nesses tipos de site! Ele encontrou a casa dos sonhos, maravilhosa e perfeita, na beira do mar num ponto bem tranquilo da Ilha, com piscina e tudo! A casa acomoda com conforto 14 pessoas (e éramos só nós dois!) . Em época de dólar caro, turista gringo faz a festa aqui! 🙂 Mas agora que vem a parte porque resolvi postar e porque achei que combina com a ideia de viajar em conta : o aluguel da casa fica caro sim se for só pra duas pessoas…mas…se você quiser levar a turma de amigos, e te juro que tem 5 quartos e 5 banheiros o lugar, você não vai ficar desconfortável e uma semana por lá vai sair menos de 500 reais por pessoa. Vale a pena mesmo!
Para chegar a este destino dos sonhos de carro, você pode tanto ir pela BR116 (caminho mais curto e com pedágios) quanto pela BR101 (passando ou não pelo Arco Metropolitano). A BR101 é um caminho mais longo, porém sem pedágios e pela beira do mar…como o bae chegou cansado, queria parar no meio do caminho. Perfeito! Para uma viagem de pouco mais de 6 horas, valia a pena parar em um destino no meio do caminho…calma que já digo 😉
E este foi o caminho:
Ida – BR 101 – Rio Santos, pois saímos do aeroporto do Galeão
Volta – BR 101 até a altura de Seropédica, quando pegamos a BR493 (famosa pelo Arco Metropolitano) pois iríamos a Petrópolis
Alugamos um Jeep Renegade, pela internet mesmo e retiramos no aeroporto. Na ida, por uma estrada maravilhosa, paramos de tarde na famosa Paraty! A Denise já falou deste lugar aqui neste post. Fiquei na pousda Koquista. Pertinho do centro histórico, em conta, acolhedora e com excelente café da manhã! Posso dizer que, mesmo tendo ficado só um fim de tarde por lá (saímos de manhã no outro dia), Paraty é um lugar encantador. Caminhamos pelo centro histórico, tivemos nosso almoço/jantar num restaurante acolhedor, o “Restaurante e Pizzaria da Cidade”, andamos pelas lojinhas e relaxamos na praça. Delícia ter parado lá!
Como eu disse, passei pouco tempo na cidade, mas o local tem muitos atrativos.
Dia seguinte seguimos para Ilhabela. Em alta temporada é altamente recomendado reservar a balsa e você pode inscrever seu carro ou reservar sua passagem aqui neste site. É bem mais caro que comprar na hora. Como fomos fora de temporada, nem achei que valeu a pena não. Mas em temporada vale. O horário agendado vale para embarcar desde meia hora mais cedo até meia hora mais tarde. Assim, tínhamos reservado para as 14h00. Chegamos 13h30 e logo embarcamos 😉
A viagem da balsa já é uma expectativa só. Você vai por aquele mar lindão só na expectativa. Eu já me melando de repelente pela fama do lugar com os borrachudos, como você pode ver aqui!! A chegada não é em nada decepcionante: Ilhabela é toda linda!! Lugar limpo, lindo e agradável. Logo da nossa chegada fomos almoçar e olhar o mergulho, como conto neste post e nesse outro!
Depois do almoço seguimos pra casa dos sonhos… Ah, essa casa… Deixo vocês com algumas fotos só para constar… Ela está disponível (até a data de publicação deste post) no Airbnb aqui…
Caso nunca tenha feito uma reserva utilizando Airbnb, confira o post do blog World by 2: Airbnb – Como fazer sua primeira reserva!
Fizemos o passeio de Castelhanos, fomos mergulhar, fomos visitar a cidade, andamos, usamos a piscina, conversamos… No último dia lá até vimos uma baleia jubarte dando as caras (descobrimos que era uma jubarte pelas notícias do jornal na segunda-feira seguinte, hahaha!)
Mas como tudo que é muito intenso tem que amenizar um dia, nosso destino de sonhos precisava ser abandonado… Buááááá… Hora de deixar a ilha. Hora marcada na balsa desta vez não funcionou… Acabei pagando porque não tinha ninguém pra atender pela hora marcada (me garantiram que dá para pegar o dinheiro de volta e eu tô ainda tentando descobrir)… Enfim, paguei e voltamos. Coração apertado mas feliz!
E pega BR 101 na volta. Paramos para comer em Paraty novamente , logo na entrada da cidade, na Cervejaria Caborê. Eles oferecem bebidas não alcoólicas e algumas refeições. Comi um hambúrguer bem bom por lá! E logo seguimos para pernoitar em Angra. Lá também alugamos uma casa pelo site, esta aqui. O Gabriel nos atendeu muito , super, mega bem …pena que não deu para curtir nada da cidade,foi só dormir e pegar a estrada no dia seguinte. BR101 de novo e toca direção Petrópolis. Na altura de Seropédica já pegamos a BR493 e depois a BR040 para subir para Petrópolis. Tempinho do bae ir ao seu restaurante favorito, o Lago Sul e de deixar minhas malas…Ele ia voltar pros EUA no sábado e… Bem… Despedidas são sempre tristinhas, porém cheias de amor!
E esse foi meu roteiro de carro do Rio a Ilhabela, ida e volta! Espero te ajudar a planejar e ter te animado a conhecer este lugar maravilhoso que marcou meu romance! ILHABELA, sempre estará no meu coração!!
Não deixe de nos seguir em nossas redes: Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo