Vi nos filmes nacionais: 7 ensinamentos sobre viagens
Sabemos agora,
Nem tudo que é bom vem de fora.
Sei que a música brilhantemente interpretada por Jorge Aragão se referia ao samba, música de nosso país, mas peço licença para usar a frase para me referir ao cinema nacional. Já escrevi um texto que trazia 7 ensinamentos sobre viagens extraídos dos filmes. Em um movimento de autocrítica, percebi que não citei qualquer filme nacional.
Em concordância com o que parafraseei, “nem tudo que é bom vem de fora”, este texto é protagonizado exclusivamente por filmes nacionais. O que os filmes brasileiros já ensinaram sobre viagens?
Aproveito para trazer uma crítica aos filmes produzidos por aqui que ainda não apresentam muitas personagens negras. Entendo que a questão mereceria uma reflexão mais profunda, mas não dava pra deixar de mencionar isso.
Vamos aos filmes! Prometo que não vou dar spoiler. O que os filmes nacionais já ensinaram sobre viagens?
1 – Meu passado me condena
Fábio (Fábio porchat) e Miá (Miá Mello) embarcam em um cruzeiro durante sua lua de mel em um navio encantador: Costa Favolosa. Eu já tive o prazer de fazer uma viagem neste navio. Na trama, as personagens não são ricas, mas conseguem acessar um passeio considerado de luxo. Lição: Você pode fazer viagens consideradas luxuosas, ainda que não seja rico. A diferença entre passar as férias viajando ou em casa, pode estar apenas em uma questão de redirecionamento de recursos financeiros.
2 – Central do Brasil
Fernanda montenegro viveu Dora, uma escrevedora de cartas (forma como era chamada no filme) que trabalha na Central do Brasil. Circunstâncias diversas unem ela a Josué (Vinícius de Oliveira) em uma viagem rumo ao sertão nordestino. os dois vivem diferentes experiências, conhecem diversos cantos do Brasil e estabelecem um poderoso vínculo afetivo. Lição: Viajar pode ajudar a enxergar possibilidades no mundo ao redor e dentro de si. Caso ainda não tenha assistido, faça isso e se emocione com a dupla.
3 – Os homens são de Marte… E é pra lá que eu vou!
Fernanda (Mônica Martelli) vive diversas desventuras em busca do amor. Após viver mais uma desilusão, decidiu ir para uma região paradisíaca no estado da Bahia. Em meio á sua trajetória, ela decide viver naquele pedaço de paraíso. Contudo, alguns acontecimentos aguçam seu desejo de voltar ao seu local de origem. Lição: Viajar é bom, mas voltar pra casa também é. Quem nunca voltou de uma viagem amando ainda mais o lar?!?
4 – O Palhaço
Benjamin (Selton Mello) é um artista de circo; sua vida é andar pelo país. Curiosamente, sua expressão facial não é de alegria. Na trama, um dos desafios é encontrar seu próprio caminho para a felicidade. Lição: Nem sempre uma vida de viagens vai ser suficiente para curar suas dores.
5 – Olhos azuis
Partes deste filme se passam no setor de imigração de um aeroporto nos Estados Unidos. Marshall (David Rasche) é um agente do governo americano alcoólatra que comete um erro que teve grandes consequências. Tal erro ocorreu devido aos preconceitos deste homem em relação a imigrantes. Lição: A intolerância contra outras povos ainda é uma realidade e pode ser uma grande barreira. Que tal refletir antes de tecer comentários preconceituosos contra pessoas de outras nacionalidades?!? Desconstrua.
Que tal dar uma olhada no nosso post com relatos de experiências de pessoas que tiveram problemas ao chegar em outros países?
6 – Até que a sorte nos separe 2
Tino (Leandro Hassum) enriquece novamente. Logo toda família parte rumo a Las Vegas para cumprir uma espécie de combinado (não direi, nada de spoiler). Sem juízo como é, Tino começa a apostar e logo se mete em encrencas. Lição: Tome cuidado com os excessos, principalmente quando se trata de algo ilegal em seu país de origem. Sabe aquele papo “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza?”. Não é porque alguém está em Vegas que necessariamente tem que apostar. Dê uma olhada em algumas dicas do que fazer na cidade sem apostar.
7 – Lisbela e o prisioneiro
Leléu (Selton Mello) é um aventureiro que vive de trambiques. Ele é um malandro viajante; seu jeito de viver faz com que ele seja um nômade. Em suas aventuras acaba conhecendo Lisbela (Débora Falabella) e os dois se apaixonam. Além disso, ele acaba se envolvendo em diversos problemas e passando por diversos apuros. Lição: Você nunca sabe o que a estrada porde reservar.
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter !
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo