Skip to content

7 passeios em João Pessoa

João Pessoa… Ah, a capital da Paraíba, terra das mulheres fortes! O nordeste brasileiro é mesmo uma maravilha. Águas azuis e quentinhas, convidam para um mergulho! Tive a oportunidade de visitar João Pessoa em 2012, mas ainda lembro direitinho das coisas que fiz por lá. Compramos um pacote de viagens e alguns passeios. Ourtos passeios comprei de um receptivo local…Vem ver!

Terra de mulheres fortes!

1. Passeio pela Orla

Orla de Joao Pessoa – Tambaú

Ficamos hospedados no Hotel Hardman, bem pertinho da orla.

Caminhar pela orla de João Pessoa é um passeio bem agradável. Você vai apreciando o mar azul, a areia branca… Sentindo o vento no rosto, vendo a galera local curtir um skate o passeando de patins ou bicicleta. O Brasil tem mesmo sorte de ter praias assim!

Orla de João Pessoa

Além das belezas naturais que você encontra andando pela orla, também vai dar de cara com obras de arte, barcos de pescadores, operadores de turismo (oferecendo os passeios mais famosos), quiosques, restaurantes. Até pouco tempo atrás, encontraria a Feirinha de Artesanato de Tambaú,  de que falo no próximo item.

2.Artesanato local

Feirinha de artesanado de Tambaú

Quando comecei a escrever este post, fiquei absolutamente chocada e triste… A feira de Tambaú foi destruída num incêndio … Que tristeza… Aconteceu hoje, faz 4 horas, um pouco antes de escrever este post (dia 30 de outubro de 2018)

Ainda assim, existem outras opções de artesanato local em João Pessoa, e você só precisa buscar na internet. Deixo o link aqui e meus sentimentos ao povo de João Pessoa…

Um pouco do artesanato de João Pessoa

3.Praia de Tambaba

Pedra do Elefante em Tambaba

A praia de Tambaba tem formações rochosas lindíssimas. Por isso mesmo, entrar no mar por lá é meio arriscado. É mais um lugar para ser apreciado e cuidado. Entre as formções está a famosa “Pedra do Elefante”. Na  cabeça do “elefante” existe um coqueiro plantado. Segundo consta, foi ação humana, o coqueiro não brotou lá. De todo jeito, é bem engraçado de ver. Na foto o suposto elefante está de lado, dando para ver suas orelhas e tromba.

A praia de Tambaba tem dois “ambientes” , um antes e outro depois de uma escadaria. A divisão é porque na verdade só uma pequena parte de Tambaba é para gente vestida. Essa parte que disse que é só para apreciar…é que como eu nunca to no “mood” de andar pelada por aí, não quis ir do lado nudista da praia. Isso mesmo, a praia da Tambaba tem seu lado nudista e parece que é a melhor parte da praia. Eu não fui conferir, mas se estiver a fim, as regras são: tirar a roupa antes de chegar à praia, mulheres podem entrar sozinhas ou acompanhadas, menores de idade não podem ir sozinhos e homens só entram acompanhados por mulheres.

4.Costa do Conde

Costa do Conde

Esse foi o passeio que mais gostei. A Costa do Conde fica no litoral sul  e é mesmo deslumbrante. Assim como Tambaba, tem áreas com rochas pontiagudas, então todo cuidado é pouco. O nosso passeio incluía um “day use” numa pousada. O azul do mar é maravilhoso.

Praia do Coqueirinho

Na Costa do Conde (quase, hehe!) também fica a praia de Coqueirinho, que tem um mar mais tranquilo e mais fácil de entrar. O único ponto ruim é que se chover muito, o acesso à praia fica meio escorregadio, então é bom tomar cuidado.  Sem dúvida que quem visita a Paraíba deveria visitar este encanto!

5.Por do Sol na “Praia” do Jacaré

Por do sol na “Praia” do Jacaré

A assim chamada “Praia” do Jacaré, na verdade não é uma praia. É na beira de um rio, não tem areia e a intenção de ir lá não é se banhar! Faz muitos anos, um avião levava as correspondências até Cabedelo (município onde fica a praia) que é pertinho de João Pessoa. O avião tinha um jacaré estampado e daí surgiu o nome. Esse lugar tem a tradição de que todos os dias , no horário do por do sol (mesmo que esteja chovendo!) o bolero de Ravel é executado por um moço tocando um saxofone.  Não lembro bem da história, mas acho que alguém rico começou a pedir pro bolero ser tocado e a tradição ficou.

A melhor maneira de apreciar o por do sol é de algum barco. Comprei o pacote de viagem incluindo este passeio, mas também é possível chegar lá e comprar a entrada do barco na hora. O barco oferece bebidas e dança – Lampião e Maria Bonita ficam lá animando a galera e dançando um forrozinho!

Forrozinho

Em Cabedelo também visitamos a praia (essa de verdade!) e a Fortaleza de Santa Catarina. João Pessoa tem história, veja aí no próximo item!

6. City Tour – Centro Histórico e Ponta do Seixas

Centro Histórico

Eu sempre gosto de fazer o city tour dos lugares que visito. É um jeito bacana de ter uma vista geral do lugar e voltar nos pontos preferidos com calma depois. E assim foi em João Pessoa. Só que dessa vez a visita foi tão bem feita que nem precisamos voltar. O centro histórico da cidade é todo colorido (meu fraco!) e tem seu comércio de artesanato. No mesmo passeio também visitamos a igreja de São Francisco (bem linda por si só e com arredores mais lindos ainda!). Também tivemos um show de história do Brasil, sobre a coluna Prestes e como ela passou pela Paraíba. Um passeio que recomendo bastante! Esse passeio fiz com a Luck Receptivo, e recomendo o city tour deles (use o cupom CHICAS):

Depois da visita ao Centro Histórico fomos visitar a Ponta do Seixas. Lembro que quando estudava sobre o ponto mais oriental do Brasil, na escola, sempre quis estar lá para ver! E não é que fui! Muito bacana ver a geografia viva, logo ali

Ponta do Seixas
Ponta do Seixas
Ponta do Seixas

Pertinho da Ponta do Seixas está a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. É um prédio em forma de tamborim, projetado por Oscar Niemeyer. Infelizmente não deu para visitar, mas é um lugar que gostaria de ver mais de perto, com certeza, em outra oportunicade!

Estação Cabo Branco

7. Picãozinho

Picãozinho

Para chegar a picãozinho, a gente pega um barco, que sai da orla principal mesmo. O picãozinho é uma formação de corais onde se pode, usando um snorkel (ou mesmo somente abrindo os olhos embaixo d´água!) ver vários animais marinhos. Para saber se você vai conseguir visitar lá no período em que você estiver em João Pessoa, é preciso consultar a tábua de marés.

Os guias turísticos costumam oferecer um pouquinho de ração para que os peixes apareçam. Também é possível comprar fotos que eles mesmos tiram enquanto você observa os peixes. Essas eu não vou mostrar aqui, porque é só careta que deu, hahaha…mas são ótimas recordações.

 

Claro que João Pessoa ainda tem muito mais do que o que contei aqui (bom, falei mais do que somente João Pessoa!). A Paraíba é rica em cultura, história, pessoas, comidas, belezas naturais… Enfim, um estado cheio de coisas boas a oferecer que você deveria visitar!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!