Skip to content

Para cair na folia: tour Carnaval Experience

A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente associada às festividades de Carnaval. Muitos turistas vêm à cidade com a intenção de participar ou saber mais sobre esta tradição brasileira. O Carnaval Experience surge como uma possibilidade para aqueles que querem vivenciar isso, mesmo sem desfilar em uma escola de samba.

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

Em janeiro de 2019, tive a oportunidade de conhecer este atrativo. Tudo ocorre no galpão da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio na Cidade do Samba no bairro da Gamboa. O tour é oferecido de segunda a sábado nos horários de 11h e 16h. Cada grupo é composto no máximo por 30 pessoas. As guias realizam o tour em português e/ou inglês. A experiência custava 75 reais na ocasião e durava aproximadamente 2 horas.

Fiz o tour junto com outras blogueiras da célula do Rio de Janeiro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV). Fomos recebidas pela guia Conthya Ribeiro que nos conduziu durante todo tour.

Algumas orientações importantes foram transmitidas. Há lugares no galpão, onde tirar fotos não é permitido, pois lá são produzidos carros alegóricos e fantasias para o próximo desfile e isso é um segredo guardado até o tão esperado dia.

Permanecem nos galpões da Cidade do Samba apenas as escolas do grupo especial que totalizam 14. A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio era uma delas. Durante a visita, os visitante observam a produção das alegorias (que como eu disse, não é permitido tirar fotos) e temos acesso a uma área em que estão expostas fantasias utilizadas em carnavais de anos anteriores.

Algumas fantasias de Carnaval

Mas não só de glamour se faz um carnaval. Alguns aspectos importantes sobre os preparativos da festa são abordados durante a visita guiada. Todo esse processo gera empregos diretos e indiretos; temporários e permanentes. Em períodos de pico, é possível haver 200 pessoas trabalhando na produção. Além disso, é importante ressaltar que muitos materiais são reutilizados. Dificilmente algo produzido é completamente descartado.

A guia Cinthya Ribeiro durante uma explicação

Além de aprender sobre a produção da festa, os visitantes também aprendem sobre a história do Carnaval desde os primórdios. Não vou contar tudo o que ouvi, mas há pontos fascinantes que são abordados como a história de Tia Ciata. Nascida na Bahia, a mesma era quituteira e mãe de santo. No fim do século XIX, as tradições de origem africana eram proibidas. Após atender o Presidente Wenceslau Brás e ter ajudado na cura de uma ferida crônica em sua perna, ele teria prometido dar a ela qualquer coisa que pedisse. Ela teria pedido que sua casa fosse segura para fazer suas celebrações e um emprego para o marido. Ele negou o primeiro pedido, mas tornou seu marido João Batista da Silva chefe de polícia. Com o novo cargo, o mesmo conseguiu adquirir um telefone para sua casa (o que era caríssimo na época). Logo, quando havia alguma denúncia à polícia que algo estava ocorrendo na casa de Tia Ciata, alguém prontamente os avisava e quando os patrulheiros chegavam todos já haviam dispersado! Toda esta história inspirou a criação do primeiro samba chamado “Pelo telefone”.

Inclusive, a ala das baianas é uma tradição que permanece até hoje como uma referência à Tia Ciata que era baiana.

Tia Ciata

Foi uma verdadeira aula de história!! Como eu disse, não vou contar tudo, logo você vai precisar ir para saber mais!

Este tour trata do Carnaval do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro. Deusa Rodrigues aborda a história e as diferentes tradições carnavalesca ao redor do mundo no post Carnaval pelo mundo.

Fomos levadas a uma sala em que pudemos vestir fantasias. Aquele momento que você se sente a rainha do Carnaval…

Aquele momento em que vesti a fantasia e fiquei me achando.
O grupo todo

Além disso, fomos surpreendidas com um tutorial de samba. Muitas de nós sabíamos sambar, mas o samba característico das passistas tem algumas peculiaridades. É diferente do que aprendemos nas rodas de samba em família.

Passista Juliana que abrilhantou nossa visita com uma aula de samba

O tour terminou com caipirinha e limonada (opções para todos, seja lá qual for a sua). Era possível também comprar algumas lembranças da experiência.

É importante ressaltar que a verba arrecadada através do Carnaval Experience é revertida para a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio. Para além das atividades relacionadas aos desfiles, esta escola de samba investe na formação de crianças, adolescentes e jovens que participam das atividades.

Souvenirs disponíveis para venda

Dica extra:

Caso queira desfilar, a Escola de Samba Grande Rio vende 5% das fantasias. Custam em média 1200 reais. Contudo, é possível se tornar associado à escola de samba e desfilar sem custo. Acesse a página da Acadêmicos do Grande Rio no Facebook e envie uma mensagem.

Quer fazer o tour? Acesse o site Carnaval Experience ou visite a página no Facebook. A Cidade do Samba fica na Rua Rivadavia Correa, 60, Gamboa. Você pode fazer sua reserva através dos contatos abaixo:

+55 21 99931-7316
+55 21 97953-4140
carnavalexperience@pimpolhos.org.br

Confira também o que outros blogueiros que participaram da ação disseram sobre o lugar:

Regina Oki do blog Turista Full Time no post Carnaval Experience Grande Rio
Daniela Cascardo do blog Viajando com Daniela no post Carnaval Experience
Lulu Freitas
do blog Let’s fly Away no post Carnaval Experience: Carnaval Carioca

Klecia Cassemiro do blog Fui ser Viajante no post Carnaval Experience
Lu Guimarães do blog Te vejo pelo Rio de Janeiro no post Carnaval Experience
Marcelle Ribeiro
do blog Viciada em viajar no post Visita a barracão de escola de samba
Carolina Belo
do blog Viajar Correndo no post Carnaval Experience tour
Daniele Ferreira
do blog Embarcando na Aventura no post Carnaval Experience Cidade do Samba – RJ

 

Este passeio foi uma cortesia oferecida pela programa de turismo Carnaval Experience. Cabe mencionar que todo conteúdo expressa nossas reais opiniões.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Encontre mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Faça cotação de seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

O que fazer no Centro do Rio de Janeiro

Festas tradicionais do Rio de Janeiro

7 razões para ir a Copacabana

 

Compartilhe no Facebook e Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.