Skip to content

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: um oásis na Capital

O  Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG está localizado na região Leste de Belo Horizonte-MG em meio a um remanescente de Mata Atlântica. Lá podemos ver lindos jardins e espaços expositivos que compõem o museu.

Em meio a uma tarde de muito calor em BH, fui convidada a conhecer o museu. Apesar de ter morado anos na cidade, nunca tinha ido ao local e pra falar a verdade somente a pouco tempo fiquei sabendo de sua existência. Ao passar pela portaria,  a impressão que tive é de ter encontrado um oásis em meio ao deserto. Fui transportada para uma mata linda, com uma temperatura agradável e várias salas de exposição, cada uma contendo uma bela surpresa.

 

Entrada do Museu.

 

Presépio do Pipiripau

Visitei a exposição do Presépio do Pipiripau, é maravilhosa a apresentação desse presépio em movimento. São 580 personagens que  em movimento  contam a vida de Cristo em 45 cenas. São aproximadamente 10 min de apresentação e é necessário prestar bastante atenção para conseguir observar tudo. O presépio funciona com movimentação cênica de 4ª à 6ª  às  11h, 14:30h e 16:30h, sáb e dom  às 11h, 12h, 15h e 17h. Fechado nos  feriados nacionais e municipais. Não é permitido entrar na exposição após o inicio da sessão, então programe-se para não perder o horário.

 

Presépio do Pipiripau, um lindo presépio em movimento.

 

Exposição Geologia

A exposição Geologia é fantástica! Ao entrar nela você passa por uma caverna simulada, você simplesmente não sabe o que vai encontrar pela frente. Amei a a exposição, vale muito a pena visitar. Esta é uma exposição permanente que você só pode ver aos sábados e domingos de 10h às 16:00h (saída até 17:30h).

 

Caverna simulada na entrada da exposição.

 

Exposição Espaço Interativo de Ciências da Vida

O espaço é bem interessante. As crianças adoram essa exposição, sentidos são estimulados, você pode tocar, cheirar, ouvir e desfrutar de cada obra. O espaço é realmente interativo; o contato é  livre e incentivado. Infelizmente a sala não está muito bem preservada, alguns equipamentos estão estragados e precisam de manutenção o que dificulta ou impede em alguns casos o visitante de desfrutar de todas as possibilidades que o local pode proporcionar. A exposição está aberta de sábado a domingo das 10h as 17h.

 

 

 

Exposição Jardim Sensorial

É um jardim que nos permite conhecer várias plantas comestíveis ou não. Tem muitas mudas de hortaliças e plantas medicinais, você pode tocar para sentir a textura, sentir o cheiro e o sabor. Você vai conhecer várias plantas ali, vale a pena visitar.

 

 

Exposição Paleontologia

Essa exposição é linda, ela expõe  fósseis reais e réplicas. Há várias réplicas de dinossauros que eu amei por sinal, além de  preguiças-gigantes e os tigres-dente-de-sabre. A criançada enlouquece nessa exposição! Os olhinhos brilham quando olham as reconstituições, tenho que confessar que meus olhos também brilharam. Espaço aberto aos sábados e domingos de 10h às 16h (saída até 17h30min.).

 

Titanossaurus australis.

 

Megatherium americanum (Preguiça gigante).

 

Trilhas

No museu encontramos muitas trilhas, mas é necessário o acompanhamento dos guias que trabalham no local. As visitas geralmente são agendadas, por isso aconselho a entrar em contato antes de ir, pois nem sempre o local terá um guia disponível para te acompanhar. Não há taxas adicionais para o acompanhamento dos guias.

 

O Museu possui várias trilhas, aproveite.

 

Informações úteis

  • O museu possui uma lanchonete que fornece lanche e almoço a preços bem acessíveis. Mas você também pode aproveitar para fazer um piquenique com sua família.
  • O local aceita cartão, tanto na portaria para pagar a entrada como na lanchonete.
  • Vá de tênis ou um sapato fechado e confortável. Você vai andar um pouquinho no local e se for fazer as trilhas vai ficar exposto a terreno irregular, bichos etc.
  • Existem pontos com bebedouros e banheiros, leve sua garrafinha. Os banheiros estavam bem limpinhos quando fui, isso me deixou muito satisfeitas (as mulheres me entenderão).
  • Não entre nas trilhas sem antes pedi informação para os guias do parque, não se arrisque.
  • O local cobra uma taxa de entrada de R$ 10,00, para o público espontâneo, com funcionamento de quarta a domingo de 10h as 16h (saída até 17h30min.).
  • Para visita de grupos  funciona de 3ª à 6ª de 08h30min às  16h, sábado e domingo de 10h às 16h, somente para visitas agendadas. Grupos acima de 9 pessoas têm  preço diferenciado.
  • Entrada gratuita para crianças até 5 anos, adultos acima de 60 anos, estudantes  e funcionários da UFMG.

 

O local possui várias programações especiais ao longo do ano, entre no site e conheça melhor o museu e sua programação.

 

Siga todas as orientações do Museu.

 

O Museu é lindo! É como se vocês estivesse em uma floresta, tem um lago lindo, que possui muitos peixes e tartarugas, vale muito a pena parar um pouquinho para observar o lago e tirar várias fotos.

 

Esse lago é uma linda surpresa, fiquei encantada com essa vista.

 

Infelizmente o local é pouco conhecido pelos moradores da cidade e pelos turistas. Essa é uma dica fantástica para quem está em BH sem nenhum programa para o final de semana e para quem  vem para BH e não sabe onde ir.

 

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

 



Booking.com

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.