Skip to content

As muitas neves e como se proteger no inverno

É inverno aqui nessas terras gringas… E pra te refrescar do calorão que você deve estar sentindo no Brasil, vou mostrar umas coisas congelantes que ando fazendo por aqui (próximo post!). Mas antes uma introdução básica sobre uma visão “tropical” da neve!

Tão frio que até o cavalinho usa casaco 😉

Meu relato não tem nada de científico e nem pesquisa alguma… São minhas observações de quem vem de um clima super tropical (tava morando no estado do Rio nos últimos dez anos ;)). Então provavelmente seriam as observações de qualquer brazuca tropical que conhecesse a neve!

Por do sol gelado…

Bom, a neve nem é sempre branquinha, linda e fofa como parece… Vivendo no meio dela, comecei a perceber certas “formas” de neve e vou mostrar aqui:

A neve de brincar

Essa foto foi em novembro de 2018, numa das primeiras neves deste inverno

Essa é a tal neve “fofa”. Ela surge quando tem uma tempestade de neve. A neve tá branquinha, limpinha, várias camadas. É quase um pozinho mágico, de floquinhos bem fofinhos (até tirei fotos durante a tempestade pra mostrar). É fria pra caramba, então se preparar pra ela é importante (vou falar da roupa mais tarde aqui).

Flocos de neve na manga do meu casaco: eles mal caem e já começam a derreter…
vista de um floquinho de neve, quase inteiro, começando a derreter. Usei um microscópio desses de por no celular pra fazer (5 dólares no Walmart!)

Se o carro não tem garagem, a graça é menor… Porque enquanto todo mundo brinca e você precisa sair, se vira. Desenterra o carro e ora pra bateria não ter arriado!! Meu marido (que é o melhor!!!!) em geral vai lá e limpa o carro pra mim; aquece (ai, tão fofo!). Aí ajuda bastante <3

A neve que começa a derreter

Esse é o Seacoast Science Center, onde sou voluntária às vezes. Nesse dia a neve estava derretendo, como mostra a poça d´água à esquerda)
Baladeiro na neve que começa a derreter. Essa neve é úmida, boa pra fazer boneco de neve!

Pode estar qualquer frio entre uns 3 graus centígrados a temperaturas negativas… Vem um cheiro “limpo” como meu marido define (e eu concordo) e daí a umas horas neva. Mas quando a temperatura fica acima de zero, a neve começa a derreter. No começo é bom: é a neve mais molhadinha , dá pra fazer boneco de neve, guerra de neve… Só que se a temperatura continua subindo, aquele monte de neve fofinha e branquinha vai chegando perto do chão e faz meleca… Explico a seguir.

A neve nojenta

Romântica montanha de neve misturada com sal, barro, caca de cachorro e outras “cositas mas” raspada e recolhida ao canto do estacionamento do mercado…

Aí vem a neve nojenta… Misturada com barro… Aquela que ninguém quer saber. Aquela que você pisa e atola, que entra no seu tênis, que vira lama dentro de casa. Afff! Ela aparece quando a temperatura já está acima de zero por algumas horas. Às vezes ela te acorda de madrugada porque escorrega do telhado em bloco e faz um estrondo.

A imagem da seção  abaixo serve tanto pra neve nojenta + neve que “re-congela”, afinal a que re-congela tem toques nojentos… Hehe!

A neve que “re-congela”

Perceba o charme do “Crème brûlée” de neve congelada no topo, neve fof

Aí, quando você acha que a neve tá toda indo embora, porque afinal de contas tá cheio de poça d´água e lama pra todo lado, esfria de novo. E a temperatura fica negativa… E a lama congela. E faz, como meu marido diz, um “creme brulé”: camada de gelo com gelo fofinho por dentro 🙂

Este é o pior dos cenários, hahaha… A rua fica assassina, a calçada, a escada de casa, vixe! Imagina andar em cima de um cubo de gelo. Isso, é exatamente em cima de gelo que você anda. E haja sal. É assim que você evita tragédias. Na porta de casa a gente mesmo joga, mas na ruas as próprias prefeituras jogam. O carro fica todo cheio de sal (os carros são mais enferrujados que geladeira velha!). Mas só com sal mesmo. É o preço que se paga pra ficar seguro.  Meu cunhado uma vez escorregou feio na calçada e quebrou a perna por causa dessa neve recongelada. Na verdade este tipo de neve tem nome, é “black snow”. Como ele caiu em frente a uma loja, ele processou a loja e venceu. É obrigação do proprietário zelar pelo bem estar de quem circula próximo a seu comércio.

A roupa para usar na neve (se for ficar brincando na neve ou ao ar livre muito tempo)

Meu “outfit” de “new englander” pra ver a neve do quintal de casa

Bom, não vou negar que um bom casaco faz toda a diferença (aqui não vou falar de roupa de esquiar, ok?). Mas a melhor maneira de se blindar do frio são as camadas. Você deve usar alguma blusa mais fininha de manga comprida e que não seja de algodão. Roupa de ginástica, aquelas “dry fit” são ótimas. Por cima, um suéter ou “pull over” de lã grossa ou flanelado por dentro, ou uma blusa de frio bem grossinha. Por cima, um bom casaco impermeável e bem fofo. No Brasil a gente até compra desse tipo, mas dependendo de quanto tempo você for ficar, vale a pena ir em lojas tipo do Salvation Army ou Good Will e comprar um usado, pra “bater”.  Um bom casaco pode custar até USD 500,00, mas por muito menos (tipo 10 vezes menos!) você compra um bom casaco.

Esse casaco é considerado não muito longo… Mas tenha em mente que pelo menos tem que cobrir seu traseiro. Esse foi comprado novo, porque to aqui por muito tempo 😉

Se o casaco for longo, fica mais fácil não congelar as pernas! Use uma calça coladinha (tipo “ceroula” ou uma legging) e por cima uma calça impermeável. De novo, você pode encontrar calças de esqui em lojas de usados ou na internet. Se for esquiar mesmo, talvez valha a pena alugar as roupas.

Estas não são as luvas da foto anterior, compramos depois. São bem mais adequadas se o negócio é tocar a neve!

Nos pés, meias de lã que não te prendam a circulação e botas tipo “timberland” impermeáveis. Jamais aperte seus pés com as meias ou as botas, você vai ter muita dor e sentir congelar bem mais. Se o tronco ficar bem quente, com blusas e cachecóis e a cabeça protegida com uma touca de lã, seus pés vão sofrer menos. O nosso corpo é “inteligente” e vai proteger muito mais cabeça e principalmente tronco. Vai literalmente tentar “se livrar” das extremidades. As luvas devem ser impermeáveis também. Comprei as minhas aqui numa promoção por USD 15,00, mas você pode achar também na internet.

Baladeiro, na varanda de casa durante a tempestade de neve, demonstra a importância de usar touca e cachecol

Bom, isso tudo das roupas vale a pena investir se você for ficar uma semana brincando na neve. Lugares como estações de esqui costumam ter por perto lojas para alugar as roupas. Então vale a pena procurar saber o valor aluguel x comprar antes de investir.

Pele, cabelo, lábios

Em geral lugares muito frios também são extremamente secos. Com isso, nossa cútis tropical resseca horrores! É bom tomar alguns cuidados e usar os produtos certos. Eu por exemplo fico com a pele toda rachada e seca no frio. Logo que conheci o Amor ele me deu um produtinho pros lábios que é maravilhoso. É da Aquaphor, esse daí da foto:

Para os lábios, à esquerda e para a pele, à direita

E eu juro que não to fazendo propaganda da marca, mas na pele, a única coisa que deu jeito foi o hidratante da Aquaphor também.

Uso também Fisiogel e Cetaphil. Mas Aquaphor tem que usar pelo menos umas duas vezes na semana… A dica de pobre da vez é usar Vaseline, ou Vasenol, nome popular no Brasil. Produtos à base de vaselina são os melhores no frio. Óleos vegetais também ajudam, como o de amêndoas ou semente de uva.

Meu cabelo adorou o clima seco

Meu cabelo, pra falar a verdade, adorou o clima seco. Tomara que o seu ame também, haha! Cabelo detesta umidade. O único problema que você provavelmente terá será com eletricidade estática.  Aquela que “arrepia” o cabelo, mas sem muito “frizz”. É fácil resolver com qualquer óleo pro cabelo, pelo menos no meu caso. Se seu cabelo é rebelde, converse com seu cabeleireiro pra saber os melhores produtos. Mas lembre-se que em geral nas gringas alguns produtos são mais baratos que no Brasil.

Bom, acho que dei todas as dicas que eu sabia pro inverno. Num próximo post eu vou falar de diversão na neve 😉 Então fica com a gente!!!

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!