Skip to content

6 coisas que vi e provei no Havaí

Aloha!

A placa dos carros tem esse arco-íris. Esse foi um suvenir, mas aposto que esta placa existe em algum carro nas ilhas!

Pois é assim mesmo que todo mundo saúda você nessas ilhas paradisíacas. As pessoas dizem Aloha ao invés do usual “Hi”. E mais, tudo é “aloha” para todo lado… No restaurante a comida é feita com “aloha”, o ônibus é “dirigido com aloha” e por aí vai.

De acordo com o website de uma das ilhas, “aloha” significa  que amor, paz e compaixão devem ser os guias da vida e que seu coração deve estar tão cheio disso que você deve influenciar outras pessoas com seu espírito.

É fofo… Confesso! Aloha para você também!

Muitos Arco-íris (“ke anuenue”)

Eu acho nunca vi tantos arco-íris na minha vida como vi nessa viagem… Da janela do hotel vi pela primeira vez um arco íris completo, “abraçando” o outro prédio. Foi durante uma chuva rápida. Eu não consegui uma boa explicação do motivo do arco-íris ser redondo, nada que seja simples de explicar. Mas tem a ver com a forma com que a luz do sol é “dividida” nas gotas de chuva, que agem como pequenos prismas.  A luz se espalha, se abre e no conjunto de todas as gotas, fica um desenho circular. Ver o círculo completo é muito raro, o sol precisa estar por trás do observador, precisa ter “uma cortina” de gotas e precisa ser do alto. Condições perfeitas que apareceram na janela do hotel no dia do casamento… Aliás aparece durante a cerimônia. Coisa mais preciosa (a ser mostrado num próximo post)!

Waikiki
Diamond Head

Tem tanto arco íris que da até para fazer brincadeira, tipo da foto de capa deste post, tirada da janela do hotel.

Comidas maravilhosas do Havaí

POKE BOWL

Base de arroz ou folhas (ou meio a meio) com escolha de peixes ou carnes, vegetais e molhos. Você pode escolher opções já prontas ou customizar o seu (estilo “Subway”). Delícia e tem para todo lado… Opção econômica e saudável a qualquer hora do dia!

Essa aí é a imagem do Poke Bar, um dos lugares em que provamos a iguaria! – https://www.ilovepokebar.com/

SORVETE DE ABACAXI E MUITO, MUITO ABACAXI!

Muito abacaxi…super delícia!

Quando a gente pensa em Havaí, logo pensa em frutas tropicais… E não poderia deixar de ser! Quando visitei a Dole Plantation (plantação de abacaxi que falo neste post) provei essa maravilha… Água na boca! E não era só o sorvete e as comidas… Tinha vela de cheiro de abacaxi, boneco de abacaxi, chaveiro de abacaxi e por aí vai!


Contrate

CAMARÃO AO ALHO

Camarão!!

Tem como opção em quase todos os restaurantes e também como opção para a sua “poke bowl”. Mas você encontra em food trucks também. Sempre muito gostoso!

SHAVE ICE (RASPADINHA)

Food truck de shave ice ao lado de muito, mas muito abacaxi!
O shave ice e eu!
Caindo de boca

Então, não é erro gramatical meu não. Lá eles falam “shave ice” e não “shaved ice” e você não que ser “essa pessoa” né? haha… Então, no calor, nada como um gelo raspado com xarope doce artificial…é, não é muito saudável, mas vale dançar conforme a música! Nas fotos estou na entrada do Diamond Head, logo depois de descer.

MALASADAS

Malasadas lembram “sonhos” e têm recheios variados, tipo baunilha, chocolate, coco…
A noiva, as malasadas na caixinha…

Tinha ouvido falar destes bolinhos que são  uma influência portuguesa. São muito parecidos com donuts ou bolinhos de chuva (ou sonhos) do Brasil. Uma coisa intermediária entre os dois. Tive o prazer de experimentar no dia do meu casamento, depois da cerimônia, quando estávamos morrendo de fome, mas tinha que ir no hotel trocar de roupa primeiro (só por eles, porque por mim eu ia de noiva até o dia seguinte, vide foto!!)

CHOCOLATE

Frutas, biscoitos, gengibre… tudo coberto de chocolate!
Macadâmia coberta de chcolate, oferecida muitas vezes como brinde. Saca o “aloha” pra todo lado da embalagem!

O chocolate mais tradicional no Havaí é uma noz de macadâmia coberta de chocolate ao leite. Mas a ilha se destaca pelos outros chocolates também, principalmente frutas cobertas de chocolate. Essa é uma das lojas de doces… Visitamos mais de uma vez, claro!

PÃO DE QUEIJO!

Mochi cheese roll do Havaí
Devia ter muito mineiro por lá, porque já tava na sobra!

Mineiro fareja pão de queijo a milhares de quilômetros… E não foi diferente comigo! Chamado de “mochi cheese roll” ou também “hawaian cheese bread”, foi uma surpresa agradável de encontrar na padaria do mercado. Não tava procurando por isso, mas apareceu… Mineira, sabe como é! uai, pão de queijo, claro que quero. O que peguei era doce (nunca vi isso, mas é o Havaí!!), mas acho que tinha salgado também. Deve ter muito mineiro por lá, porque já tava na sobra ;). O mochi é feito de tapioca e farinha de arroz, um pouco diferente do que fazemos com polvilho aqui, mas tem textura e sabor bem igual. Aliás a receita tá aqui!

SPAM (NÃO MUITO MARAVILHOSO…)

Latinha de spam…do tamanho da palma da mão, mais ou menos

Bom, não é à toa que aqueles emails indesejados da caixa de email se chamam “spam”. Digamos que não é um negócio muito saudável… É uma coisa salgada, de carne (porco acho, mas vai saber!) , rosado que nem uma “presuntada” e só é tolerável se comer com abacaxi. Bom, confesso que depois de provar uma vez com abacaxi e aquecido na panela, até comeria de novo. É um trem esquisito…. Mas, é barato! Se quiser experimentar, vá fundo. Só dá uma aquecida antes e tenta provar com pão ou abacaxi (o aloha way pra comer 😉 ).

Colar de flores (“lei”)

Essas foram usadas no meu casamento. Foto por Sky and Reef Photography

No próprio aeroporto, sejam os receptivos turísticos, seja nos stands de vendedores… Estão para todo lado! Significam um símbolo de afeição. Em geral, são feitas de flores, é o tipo mais comum. Mesmo flores artificiais. Podem ser de qualquer tipo de objeto. A que meu marido usou no casamento era feita de conchas… A maior parte das leis que vi eram feitas de flores lilases, orquídeas. Elas também podem ser usadas atrás da orelha: se a moça é comprometida, orelha esquerda. As solteiras usam na orelha direita.

Plantas tropicais

Hibisco – tinha de todas as cores…
A árvore que “caminha”

As mesmas plantas que a gente encontra no Brasil eu vi por lá. Claro, das áreas mais tropicais do Brasil. Num dos jardins que visitei, da Dole, por uns momentos me senti em Inhotim… Até as “plantas que andam” de Inhotim estavam lá. Na verdade elas não andam, lançam novas raízes… Mas a gente finge!

Mar azul

Makaha
mar azuuuuuuul…no barco indo para o passeio de submarino

O mar do Havaí é super azul. Principalmente na região de Makapu’u beach. Quando o sol bate, é lindo demais. Vimos muita vida marinha no passeio de submarino. Infelizmente, com o snorkel pros lados de Waikiki, os corais estão meio mortos. No Havaí inclusive será proibido usar certos tipos de protetor solar até o ano que vem por conta da morte dos corais. Não tivemos chance de fazer snorkel nos pontos mais indicados, não deu tempo. Pena. O pouco que vimos em Waikiki deu vontade de ver mais.

Vi e vivi muitas coisas especiais nesses dias no Havaí (veja mais aqui!). Era um sonho e ainda é: não acredito que fui! Ainda não acredito que me casei lá! Quero muito conhecer outras ilhas.

Você já foi ao Havaí? Quer compartilhar? Conta pra nós!! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!