Skip to content

Uma história a ser contada: Parque São João Marcos

Já ouviu falar do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos?!? Eu também nunca tinha ouvido falar até bem pouco tempo atrás. Fica situado no município de Rio Claro no estado do Rio de Janeiro. O local é de propriedade da companhia elétrica Light e foi aberto ao público oficialmente em 2011. O Parque São João Marcos é um tesouro de relevância histórica ainda pouco conhecido.

Visitei o local em abril de 2019 com outros blogueiros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) da célula Rio de Janeiro. Neste post, vou falar um pouco sobre a história parque e das atividades que ocorrem por lá.

Qual é a história de São João Marcos?

São João Marcos foi um município fundado em 1739. No decorrer da história, houve na cidade cultivo de cana-de-açúcar, mandioca, milho e arroz, bem como criação de gado. Antes disso, a região era ocupada por índios Puris. Devido às atividades econômicas, a cidade se desenvolveu e prosperou.

Ruínas da Igreja Matriz

Em 1939, a cidade de São João Marcos foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) pelo seu valor histórico. Um ano depois, a cidade foi destombada com um decreto do presidente na ocasião Getúlio Vargas.

Por que destombar a cidade?!? Bem, na época a cidade do Rio de Janeiro sofria com a ineficácia do abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica na cidade. Para resolver a questão, a companhia Light havia proposto, inclusive antes do tombamento, que a barragem fosse alteada. As obras, autorizadas após o destombamento, implicaram na inundação da cidade. A população local foi indenizada e forçada a abandonar suas casas que foram imediatamente derrubadas a fim de evitar uma reocupação.

Cabe mencionar que apesar dessas ações, a cidade foi inundada apenas parcialmente. O que restou da cidade permaneceu em situação de abandono por décadas.

Local em que ficava a casa do Capitão-mor, representante da Coroa

Alguns artefatos da antiga cidade foram doados por descendentes de antigos moradores.

Imagem de um dos artefatos recuperados

Toda a história da cidade de São João Marcos está descrita no Centro de Memória do Parque São João Marcos.

Centro de Memória

São João Marcos hoje

Atualmente, o Parque São João Marcos é um espaço para aprender história e desfrutar de momentos de paz em meio à Mata Atlântica.

Borboletas no Parque São João Marcos

É possível realizar visitas guiadas em grupos pré-agendados o que pode proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora. Nosso guia foi Eduardo Bacellar (arqueólogo).

Cacique Domingos e Eduardo Bacellar

Ocasionalmente, há eventos temáticos no Parque. Em minha visita, estava acontecendo o evento “Todo dia é dia de índio”. Índios Guarani da Aldeia Sapucaia, localizada no distrito de Bracuí em Angra dos Reis, estiveram presentes falando de suas tradições.

Cacique Domingos falou sobre sua cultura e os desafios dos novos tempos. Originalmente, os guaranis viviam da caça e da pesca e costumavam permanecer no mesmo lugar por períodos de até 3 anos. Depois disso, iriam para outras áreas o que dava tempo para que a natureza se refizesse.

Hoje, terra tem dono.

Em 1994, a terra onde ficam os Guaranis de Bracuí foi demarcada como reserva indígena. Atualmente, 470 pessoas vivem no local. Segundo Domingos, as terras em que vivem são improdutivas, logo a subsistência não é possível apenas com recursos da aldeia.

Comigo uma linda criança guarani

Durante o evento, havia artesanatos à venda e os guaranis apresentaram músicas e danças.

Artesanato produzido pelos guaranis

Foi um tempo de diversão e aprendizado. Durante as danças, todos foram convidados a participar!

Quer saber sobre eventos no Parque São João Marcos?!? Todas as novidades estão disponíveis na página do Facebook.

Parque São João Marcos
Estrada RJ 149, km 20 (Estrada Rio Claro – Mangaratiba) – Rio Claro (RJ)
Funcionamento: de quarta a sexta – 10h às 16h / sábado e domingo – 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Telefone: (21) 2233-3690
E-mail: contato@saojoamarcos.com.br
Confira informações sobre agendamentos de visitas.

Visite o Parque São João Marcos!

Confira também os posts de outros blogueiros integrantes do grupo RIOunico que participaram da ação:

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Real Seguro Viagem

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.