Paraguai e Argentina em um único dia: Conhecendo Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

Um dos desejos de quem vai a Foz do Iguaçu é conhecer a Argentina e o Paraguai. Os dois países fazem divisa com o Brasil que formam juntos a tríplice fronteira. Estive em Foz do Iguaçu em abril de 2019 e aproveitei a oportunidade para conhecer um pouquinho desses dois países. Estava com o tempo curto, pois meu maior objetivo era conhecer melhor Foz. Conto sobre minhas andanças por lá aqui, então separei um dia para conhecer os dois países : durante o dia compras no Paraguai, à noite compras na Argentina.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

Ciudad del Este

Estava super ansiosa para ir ao Paraguai fazer compras, fiz a minha listinha e parti no sábado de manhã para a Ciudad del Este que é a cidade que faz fronteira com o Brasil logo após a Ponte da Amizade. Minha estratégia foi sair bem cedo e atravessar a ponte a pé. Às 9 horas da manhã a ponte tinha uma fila enorme! Ir de carro demanda muito tempo. Se acontecer alguma coisa no Paraguai ou no lado brasileiro, eles podem fechar a ponte e você corre o risco de ficar horas para atravessar. Tem a opção de moto táxi, é mais rápido,  mas eu sou medrosa então fui a pé mesmo. O trânsito no Paraguai é uma loucura, então se você for de carro cuidado: a maioria dos  motoristas que eu vi, são bem imprudentes.

Foto do centro de compras no Paraguai
O trânsito é intenso, o centro comercial estava lotado.

Assim que terminei de atravessar a ponte fui abordada por um monte de vendedores. Eles nos oferecem coisas diversas. Uma dica: não compre nada na mão de ambulantes. Não é seguro, você pode levar gato por lebre.

Eu pesquisei algumas lojas antes, então já tinha um roteiro, mas entrei em várias. Os preços variam muito de um lugar para o outro, vale a pena fazer uma pesquisa antes de comprar. Muitos têm a seguinte dúvida: Levo real ou dólar? Tanto faz, eles aceitam as duas moedas. Muitas lojas já colocam o preço dos produtos em real, outras fazem a conversão na hora com o valor do câmbio do dia. Não vi muita diferença, muito pelo contrário, algumas lojas colocam o câmbio abaixo do mercado para vencer a concorrência. O câmbio do dia estava R$ 4,10 por US$ 1,00. Algumas lojas congelaram o câmbio em R$ 3,85. Se eu tivesse trocado meu dinheiro teria tomado prejuízo. Como o dólar está muito alto, eu achei que comprar no Paraguai não está tão vantajoso como era antes. Algumas coisas que eu queria comprar estavam mais caras que no Brasil, então fique atento aos preços dos produtos que você quer pra ver se vale a pena mesmo no Paraguai.

Fazendo compras no Paraguai
Achei uma loucura essa cidade, são muitas pessoas, muitas lojas, um tumulto.

Fiquei surpresa com a cidade. Alguns centros de compras são bem simples, por outro lado, existem muitos shoppings super sofisticados. Conheci o Shopping Paris. Ele é bem bonito, grande e possui um misto legal de lojas, algumas mais caras outras mais baratas. Lá tem o Shopping China que é uma megaloja. Se você procurar algum produto nas outras lojas e não achar, lá  você encontra. A loja é superdiversificada, vende quase tudo lá, mas os preços não são os melhores, fique atento. No shopping Paris também  tem o Museu 3D. Parece ser bem legal. Só a entrada dele é show, mas achei o ingresso caro. Com a cotação do dia estava saindo a R$ 79,00, como não estava programado, resolvi não comprar.

Shopping Paris, Museu 3D no Paraguai.
Em frente a entrada do Museu 3D no Shopping Paris.

Voltei do Paraguai às 14 horas exausta, mas consegui comprar tudo o que queria e me divertir durante o passeio. Os Paraguaios são bem engraçados, até recebi um pedido de casamento acredita?!?  É sempre bom conhecer um lugar novo, pessoas diferentes e novas culturas. Foi um passeio curto, mas muito proveitoso.

Para outras informações sobre compras na região, confira também o post do blog Mala de ViagemCiudad del Este: compras no Paraguai.

Puerto Iguazú

Fui conhecer a Argentina na noite  do mesmo dia que fui ao Paraguai. A entrada na Argentina é bem mais controlada que no Paraguai. Fui de carro dessa vez. Tive que esperar cerca de 40 minutos  pra entrar na cidade de Puerto Iguazú.

Fronteira Brasil e Argentina
Esperando para entrar na Argentina.

Eu amei a cidade, achei linda, limpa e o povo é bem receptivo. Fiz várias compras na cidade. Achei o preço das lojas de artesanato e lembrancinhas  bem parecido com o brasileiro. Agora, se você gosta de vinhos estará no paraíso, os preços são maravilhosos. Uma dica: No supermercado estão os melhores preços de vinho. Você pode ir a uma das loja específicas de bebidas  que tem na cidade, mas nenhuma supera os preço dos supermercados. Comprei vinho de R$ 8,50 a garrafa. Vinho muito bom! Como sou apaixonada por vinhos me acabei de comprar. Dicas: Se você for levar vinho no avião, fique atento às regras da sua operadora para embarcar com bebidas. Se estiver fora do padrão você poderá ficar sem elas no aeroporto.

Compras em Puerto Iguazú
Fazendo compras em Puerto Iguazú. Amei essa cidade!

Fui na famosa feirinha de Puerto Iguazú. É um lugar ótimo para sentir os sabores e aromas da Argentina, são queijos, azeitonas, azeite, doce de leite: é muita coisa boa. Fiquei com água na boca. Dá vontade de comer e levar tudo pra casa. O local possui também vários restaurantes. Achei os preços bem em conta, mais baratos que em Foz do Iguaçu. Não deixe de provar as empanadas Argentinas. Já havia provado na minha cidade, mas nem se comparam com as que provei em Puerto Iguazú. Não deixe de provar também o Alfajor, é divino. Se for à cidade dedique um pouco mais de tempo para explorá-la, queria ter tido mais tempo para conhecê-la melhor.

Feirinha de Puerto Iguazú
Feirinha de Puerto Iguazú, vale muito a pena conhecer!

Enfim, conheci dois países em um único dia, não deu pra explorar além do centro turístico comercial das duas cidades, mas considero as duas visitas bem proveitosas. Espero que as dicas te ajudem a aproveitar também a sua visita a esses lugares ou te inspire a conhecê-las. Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

Reserve passeios em Foz do Iguaçu!

LEIA TAMBÉM:

TOP 5 – Passeios em Foz do Iguaçu

5 passeios de até 30 reais em Foz do Iguaçu

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.