Skip to content

O charmoso Centro Histórico de Florianópolis

A cidade de Florianópolis, conhecida pelas suas lindas praias, é carinhosamente chamada de Ilha da Magia. Para além de suas belezas naturais, a cidade catarinense também tem muita história para contar. Neste post, falarei um pouco sobre o Centro Histórico de Florianópolis, onde estive em junho de 2019. Este texto faz parte do Projeto [8 0n 8], cujo tema das publicações em julho de 2019 foi “Centros Históricos”.

O Centro da cidade fica situado no oeste da Ilha de Santa Catarina no ponto mais próximo ao continente. Atualmente, as ruas preservadas unem o moderno e o antigo em uma combinação charmosa.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

Restaurantes situados no Centro Histórico de Florianópolis

Um resumo da história…

Florianópolis era um ponto estratégico; destacava-se pelas atividades portuárias, considerando sua posição entre as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Desde 1673 a Vila de Nossa Senhora do Desterro estava estabelecida no local. Em 1823 foi elevada à categoria de cidade e em 1894 seu nome foi alterado para Florianópolis em referência ao Marechal Floriano Peixoto.

Apresentamos alguns pontos importantes do Centro Histórico de Florianópolis que devem fazer parte da sua visita.

1 – Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Florianópolis
Catedral Metropolitana de Florianópolis

Esta edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O templo nos moldes que existe hoje, teve sua construção iniciada em 1753 e finalizada em 1773.

2 – Praça XV de Novembro

Atualmente a Praça XV de Novembro é um local arborizado; uma opção para relaxar em meio à cidade. A partir deste ponto a Vila de Nossa Senhora do Desterro foi fundada em 1662. A praça foi palco de acontecimentos importantes como o movimento Novembrada (manifestação ocorrida em novembro de 1979 contra a Ditadura Militar).

Na Praça XV de Novembro está uma figueira centenária. Dizem que foi plantada em 1871 perto da escadaria da Catedral e transferida para a localização atual 20 anos depois.

Praça XV de Novembro em Florianópolis
Praça XV de Novembro e sua figueira centenária

Além disso, no local há alguns monumentos importantes como o memorial que homenageia os voluntários da pátria  que lutaram na Guerra do Paraguai.

Monumento aos Voluntários da Pátria
Monumento aos Voluntários da Pátria

Caminhando pela Praça XV de Novembro, é possível encontrar muitas informações sobre a ilha e a região. Que tal reservar um tempo pra ler e conhecer a história do local?

3 – Memorial ao Miramar

Memorial ao Miramar
Memorial ao Miramar

Bem próximo à Praça XV de Novembro está o Memorial ao Miramar. Em 1925, a prefeitura da cidade decidiu construir um trapiche para ser usado para embarque e desembarque de passageiros. Em 1928 foi erguido no local o Bar Miramar que funcionava como bar, restaurante e confeitaria e costumava ser frequentado por famílias tradicionais de Florianópolis.

Com o decorrer dos anos e o crescimento urbanístico, o local sofreu uma grande decadência e acabou sendo demolido em 1974. Em 2001, o Memorial ao Miramar foi construído onde se localizava o Bar Miramar.

 

4 – Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

O Palácio foi sede do governo do Estado e já foi palco de acontecimentos históricos importantes.  O local já recebeu visitantes como os imperadores Dom Pedro I e II. Atualmente, há um acervo de peças originais de 1894.

Museu Histórico de Santa Catarina e Palácio Cruz e Sousa

Em 1979, o local recebeu o nome de Palácio Cruz e Sousa. Filho de um homem escravizado e uma mãe alforriada, João da Cruz e Sousa, nascido em 1861, foi um poeta catarinense de grande importância para o movimento abolicionista. Há uma sala do palácio reservada à preservação da memória do poeta.

Vista da sacada do Museu Histórico de Santa Catarina com vista para a imagem de Cruz e Sousa

Atualmente, além da exposição permanente com as peças preservadas da época em que o local foi sede do do governo, há um local reservado a exposições temporárias.

O Palácio Cruz e Sousa funciona de terça a sexta de 10h às 18h e sábado e domigo de 10h às 16h. o valor da entrada inteira é 5 reais e a meia-entrada 2 reais para estudantes, professores e demais casos cujo direito sejam assegurados por lei.

Encontre passeios em Florianópolis!

Encontre hotéis em Florianópolis!

Veja outras publicações de blogs que participaram do Projeto [8 0n 8] com o tema “Centros Históricos”:

LEIA TAMBÉM

Roteiro: Florianópolis, Balneário Camboriú, Punta del Este e Colonia del Sacramento



Booking.com

Gostou das dicas?!? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

 

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.