Skip to content

Air Boat nos Everglades, Flórida

airboat ride

O feriado de 4 de julho por aqui é o equivalente ao feriado do Carnaval no Brasil: estradas cheias, passagens caras, todo mundo se prepara o ano inteiro, ninguém trabalha no fim de semana antes ou depois… Lembra demais mesmo! E com a gente aqui não foi diferente. Ano passado também passei o 4 de julho aqui e fui em Niagara Falls.

Este ano resolvemos visitar a Flórida. Já falei aqui do Coral Castle, mas ainda tem mais para falar deste lugar incrível que é a Flórida. Vou falando aos poucos… Também já falei que nosso jeito de viajar é meio maluco, então vou contando as coisas que fiz, mas é difícil criar um roteiro. Então, aproveita a experiência!!

Entrada do Wooten´s
Entrada do Wooten´s

Estávamos na região de Naples. A gente queria ir para a região dos Keys, mas também queria ver os Everglades, claro!! Então vai a dica: se você estiver na região de Naples e quiser ir aos Keys de carro, use a rota 41. Ela é a mais rápida e sem pedágios. Por que tô falando isso? Porque se você for pela 75, que é a que leva a Miami (alligator alley) quando chegar a Fort Lauderdale,  vai ter que pagar pedágio. E eles não aceitam dinheiro, tem que ter o aparelhinho ou o adesivo. Acontece que o carro alugado tem  e te cobram 10 vezes mais caro. Aí você diz, “tá, vou comprar o adesivo”. Aí paga 6 dólares no adesivo pra descobrir que como o carro não é seu você vai pagar muitas vezes mais caro… Afff… Então a dica é:

  • Rota 41 – ir aos Keys (mais rápida) e  Miami (mais demorada) e não pagar pedágio
  • Rota 75 – Miami mais rápido, mas com pedágio

Aqui no mapa da para ver melhor. Clica na figura e vá direto ao Google maps

mapa de naples até os everglades
De Naples aos Evergaldes

 

Aluguel de carro
Alugue um carro para viajar pela Flórida!

 

A viagem é bem tranquila. Fica pesado quando chove. As tempestades acontecem por lá quase todos os dias, duram de uma a duas horas. Em geral, de tarde. Então, relaxa. Se chover demais, procura um posto de gasolina, vai almoçar… Melhor parar e relaxar até o pior passar. A gente deu uma paradinha na Zubzero, uma sorveteria que prepara seu sorvete na hora, com nitrogênio líquido. Bem bacana de ver e o sorvete é uma delícia!

Tempestade vista da estrada
Tempestade vista da estrada
Soverteria Subzero na route 41, na Flórida
Soverteria Subzero na route 41, na Flórida

A estrada é bem legal, a paisagem lembra o Pantanal brasileiro. As ofertas de passeios de air boat começam a aparecer assim que se entra na região dos Everglades. Os Everglades são uma região pantanosa sub tropical na Flórida (wikipedia), lar de muitas espécies, como aves e jacarés, além de plantas. Significa “clareira perene” e é uma região protegida pelo Everglades National Park (wikipedia).

Mangrove, ou maguezal, visto do airboat
Mangrove, ou maguezal, visto do air boat

Como os passeios parecem ser os mesmos e a paisagem dos Everglades é bem uniforme, decidimos ir num dos primeiros lugares que ofereciam o passeio na beira da estrada. Fomos ao Wooten´s Everglades Boat Tours. O lugar é também um santuário de animais, mas não visitamos esta parte. Estava um calor de lascar, então, não via a hora de entrar no barco e curtir uns pingos de água na cara e muito vento com a velocidade!

E o passeio não decepciona. Preço salgado, 32 dólares por adulto. Mas se você pensar que é uma chance única de ver o lugar… Emoção: muito recompensadora!!

airboat
Baladeiro no air boat

Você compra o ingresso e aguarda seu número ser chamado. Senta no barco e… O resto é com o capitão! O passeio passa pelo mangue (“magrove”) e o barco faz várias curvas radicais (melhor parte!). O vento no rosto é um alívio no calor! Você recebe um protetor de ouvidos, porque o ruído é bem alto.

air boat tickets
ingressos para o air boat
Pessoal usando protetor de ouvido no ariboat
Pessoal usando protetor de ouvido no air boat
airboat ride
Antes do passeio começar

A paisagem é linda e a aventura muito bacana. A certo ponto do passeio, o capitão para e dá explicações sobre o mangue, os animais que vivem lá e é quase certo que você vai ver um alligator (jacaré) chegando perto do barco. Eles não atacam o barco, mantêm certa distância. É bem bacana de ver. No nosso insta publiquei algumas fotos do passeio e também o vídeo do capitão explicando que o comprimento do nariz aos olhos do jacaré, em polegadas, é seu tamanho em pés. No caso do que vimos, o tamanho era 11 polegadas, ou seja, 11 pés, pouco mais de 3 metros de comprimento. Um enorme jacaré! Machos e fêmeas se diferenciam em tamanho, as fêmeas são geralmente menores.

guide explains life in the mangrove
O guia nos explicando sobre os tamanhos dos jacarés

Ele também nos explicou sobre espécies invasoras de serpentes que têm atrapalhado a vida de outros animais no mangue. Muito chato, não existem predadores naturais para as serpentes. Leis ambientais e sanitárias que impedem a entrada de espécies de plantas e animais diferentes nos países não são frescura: existem severas consequências quando não são seguidas.

Nós amamos cada segundo do passeio, foi uma das coisas mais legais que eu fiz na Flórida. Super recomendo 🙂



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!